Na hora de instalar ou trocar um parquinho infantil (playground) no seu condomínio, uma questão que sempre surge é qual tipo de playground adquirir, Afinal, qual vale mais a pena? A Madeira Comum ou o de Madeira Plástica?
Apesar de ser uma dúvida comum, ela é bem difícil de ser respondida, porque a resposta certa depende de vários fatores, como o local de instalação, a área disponível, a idade das crianças e mais alguns detalhes importantes.
Para ajudar você a escolher a melhor opção fizemos um comparativo entre as opções apontando as vantagens, desvantagens e pontos críticos entre esses 2 tipos de playgrounds. E caso tenha alguma dúvida mais específica por favor fale com um dos nossos especialistas clicando aqui!
Vamos lá…
Playgrounds de Madeira:
O parquinho de madeira é o mais comum de se ver por aí, e o motivo disso é que esse tipo de playground costuma ter o custo de aquisição mais em conta do mercado, porém quando falamos de playgrounds não é só isso que importa, assim como quando vamos comprar um carro por exemplo consideramos o consumo, o custo de manutenção, seguro, etc… na hora de comprar um parquinho precisamos fazer o mesmo. Vamos aos pontos do Playground de Madeira:
Vantagens:
- A madeira pode receber inúmeras formas de acabamento aumentando a possibilidade de personalização do parquinho.
- A madeira não atinge altas temperaturas quando exposta ao sol.
- A madeira tem o custo mais baixo que a maioria dos outros materiais que são usados nos playgrounds como o ferro e o plástico.
- A madeira traz um estilo rústico e pode trazer uma estética diferenciada de acordo com o ambiente.
Desvantagens:
- Parques de madeira necessitam de uma rigorosa manutenção contínua.
- Mesmo com a manutenção, a madeira natural tende a se decompor e ficar esteticamente ruim.
- A mesma facilidade de personalização, pode ser um problema no caso de depredações nos itens do parquinho.
- Dificuldade para reposição de itens.
Pontos críticos:
- Muita atenção com as farpas e lascas que a madeira solta. Isso pode causar ferimentos graves e é um risco grave para a segurança do Parque.
- Atenção também com a dilatação da Madeira, pode levar soltura de pregos e parafusos usados na estrutura, o que também pode levar risco para quem usa o parquinho.
Playground de Madeira Plástica:
Talvez você ainda não tenha ouvido falar desse material, mas ele traz consigo características interessantes como segurança, durabilidade e sustentabilidade.
A madeira plástica é produzida através da reciclagem de vários tipos de plástico, que são processados para chegar em material sólido e resistente com utilização igual a da madeira comum.
Detalhe importante: os playgrounds de madeira plástica são geralmente feitos combinados com peças de polietileno rotomoldada como na foto acima. Essa combinação traz características muito boas como segurança, durabilidade e design. Vamos aos pontos do Playground de Madeira Plástica:
Vantagens:
- Não absorve umidade.
- Durabilidade de mais de 10 anos.
- Não se deteriora com o sol ou tempo.
- Não solta farpas ou cria rachaduras.
- Usabilidade muito fácil.
- Não necessita de manutenção constante.
- Design moderno e personalizado valorizando qualquer ambiente.
Desvantagens:
- Pode ter um custo de aquisição maior do que o da madeira comum.
Pontos críticos:
- O custo de manutenção dos playgrounds de Madeira Plástica junto ao polietileno roto-moldado é 95% menor do que o de Madeira Comum. Uma vez que não há necessidade de manutenções constantes apenas limpeza.
A verdade é que cada tipo de playground atende a uma necessidade diferente e você precisa escolher o que se encaixa melhor na sua e do seu condomínio. Independe de qual seja a sua escolha é muito importante que o playground esteja dentro das normas ABNT de segurança e possua um certificado que comprove isso, sempre procure por uma empresa especializada para que não haja nenhum problema para o responsável pela aquisição do parquinho e principalmente para quem vai usar o playground.
Caso você tenha mais dúvidas sobre qual playground escolher em seu condomínio, recomendamos fortemente que você fale com um especialista da Aquarela Parques clicando aqui.
Ficamos por aqui e até a próxima.