Como lidar com barulho em condomínio?

Quem tem o sono leve já sabe: não há nada melhor que dormir no silêncio absoluto. O menor barulho existente no ambiente pode incomodar – e muito! – o sossego, atrapalhando a rotina e causando estresse. Há casos em que o barulho externo (vindo da rua, por exemplo) são incômodos e, em muitos casos, não há muito que possa ser feito. 

Mas e quando o barulho vem do seu vizinho de cima, do lado ou até mesmo do apartamento abaixo do seu? O que fazer para manter a paz no condomínio e evitar atritos com pessoas que cruzam diariamente com você? Confira nosso post e entenda como lidar com o barulho em condomínio e ter mais tranquilidade! 

Identifique de onde vem o barulho

O barulho é uma das causas que geram mais problemas em um condomínio: ele pode vir das festas no playground, de crianças que correm nos corredores ou pelas escadas, animais de estimação e vizinhos barulhentos. O ruído pode vir em diferentes situações e horários, e o ideal é que primeiramente você identifique se ele ocorre de vez em quando ou com frequência.

Aprenda a lidar com o vizinho barulhento

Muitas pessoas sofrem com vizinhos grosseiros que perturbam a paz dos outros moradores. Se este é seu caso, é normal que a primeira atitude seja ir até a casa dele para reclamar. Entretanto, uma boa medida é comunicar ao porteiro ou zelador, para que ele entre em contato com o vizinho e sua reclamação seja registrada. 

Quando o caso é extremo, o melhor a ser feito é comunicar ao síndico, que por sua vez deverá enviar um comunicado sobre o ocorrido. Dependendo da freqüência – se o vizinho for reincidente – é possível até que ele possa receber uma multa do condomínio.

Resolva conflitos envolvendo animais de estimação  

Animais de estimação podem ser extremamente barulhentos, latir em excesso e prejudicar o sossego de todos. Verifique as regras do condomínio para ter certeza se eles são permitidos no prédio e se existe especificação em relação às raças e ao porte do animal. 

Reclamações em relação aos bichinhos de estimação podem gerar discussões delicadas. Portanto, se o animal estiver te incomodando, prefira conversar gentilmente com seu vizinho primeiro. Se nada for feito, acione o síndico e registre uma queixa. 

Fique atenta aos horários da área de lazer 

Com algumas raras exceções, o horário das áreas de lazer normalmente a ser respeitado é de 10h às 22h. Cumpra com o estipulado e oriente seus filhos sobre essa regra. Desta forma, você irá evitar problemas futuros.

No caso de festas ou eventos nas áreas comuns, é muito comum que vizinhos que discutem por causa do barulho tenham atritos. Em casos extremos, como brigas físicas e xingamentos, a confraternização pode acabar até na delegacia, onde boletins de ocorrência são registrados.

A melhor maneira para solucionar esse tipo de problema é sempre o diálogo. Existem regras que devem ser seguidas e todos devem estar cientes dos deveres e direitos de cada um. O respeito ao próximo é a base da convivência pacífica.

Evite problemas com a saúde

Para uma vida em harmonia, os moradores devem prestar atenção ao excesso de barulho em todos os períodos do dia, inclusive o matutino. Colocar um som muito alto, mesmo dentro do horário permitido, pode causar muitos danos à saúde dos vizinhos. 

Sons acima de 70 decibéis são tão intensos quanto uma rua muito movimentada e com muito trânsito. Isto pode causar infecções sérias no tímpano, dores de cabeça e impactar inclusive em problemas com hipertensão.

Portanto, evitar excesso de barulho é uma questão de saúde. Se você identificar que um vizinho tem o hábito de emitir sons muito altos, converse com ele e, se for necessário, acione o síndico imediatamente para garantir sua segurança e de todos os outros moradores. 

O barulho em condomínio pode ameaçar a paz e a boa convivência entre os vizinhos. Para manter a harmonia, é importante estabelecer um diálogo saudável e respeitoso com as pessoas. Desta forma, você irá evitar muitas saias justas e garantir um ambiente mais tranquilo! 

Gostou do nosso post? Então conte para a gente como você lida com o barulho em seu condomínio na seção de comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!