A timidez infantil é um fator tão comum que já foi objeto de estudos de pesquisadores americanos, recebendo apoio do Instituto de Ciência da Educação do governo norte-americano. Um dos fatores preocupantes sobre esse comportamento nas escolas é, principalmente, a falta de atenção que ele recebe e o despreparo profissional para lidar com ele.
A criança tímida costuma ficar quieta demais, e seu comportamento se torna cada vez mais inibido pelos excessos de crianças com outros desvios comportamentais, como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Sabendo dos desafios enfrentados pelos educadores nos dias de hoje, trouxemos neste post algumas dicas para lidar com a timidez infantil, utilizando dinâmicas simples e constantes de estímulo à interação social. Saiba mais!
Pense como uma criança tímida
A timidez é um comportamento externo que reflete um quadro interno de medo e insegurança. Na fase adulta, nossa capacidade reflexiva é mais desenvolvida e, assim, temos uma condição melhor de domínio destes medos.
Mas e a criança tímida? Além desse turbilhão de receios, ainda tem a imaturidade e a falta de compreensão do mundo, deixando esses “monstros” interiores muito mais assustadores.
Sabendo disso, nossa primeira dica é ir com calma. Conquiste sua confiança aos poucos, estabelecendo sempre contatos visuais com ela. Com o tempo, ela vai começar a se sentir mais segura na sua presença e, consequentemente, mais encorajada a enfrentar a timidez em outras situações.
Invista na qualidade profissional da equipe
O preparo profissional para lidar com crianças dos mais diversos tipos de comportamento é fator de extrema importância para tornar a escola um local adequado, receptivo e com condições de cumprir a missão educacional. Promover treinamentos para a capacitação do corpo docente pode contribuir muito para atingir esse quadro de qualidade.
Estimule a independência das crianças
O sistema de ensino atual não valoriza muito as relações interpessoais e isso, além de ser um erro, não ajuda em nada na desconstrução da timidez infantil.
Estimule a independência dos alunos através do desenvolvimento de trabalhos em dupla ou em grupo. A criança tímida terá menos dificuldade em se soltar se inserida em círculos reduzidos e, ao assumir responsabilidades nestes grupos, começará a desenvolver sua autoestima.
Reforce positivamente tentativas de interação
O reforço positivo é uma técnica científica desenvolvida justamente para auxílio aos métodos de educação e ensino e muito útil na resolução do problema que estamos tratando. Ele consiste em recompensar todo ato de esforço para obter o comportamento desejado.
Em termos práticos: toda vez que a criança tímida ousar se manifestar, seja da forma e na situação que for, elogie a ação. Caso a ação não tenha sido positiva, corrija-a com gentileza e suavidade, longe das outras crianças.
Proponha brincadeiras em grupo e ao ar livre
A tentativa constante da criança tímida de superar seus medos e interagir pode representar um estresse enorme em sua rotina. Um cronograma didático que contemple tanto aulas e atividades curriculares comuns quanto brincadeiras cognitivas que visam a aquisição do conhecimento de forma leve e dinâmica podem trazer excelentes resultados.
Ótimas opções são as brincadeiras ao ar livre, como em playgrounds, que promovem o fortalecimento automotor e a interação entre as crianças. Muito além do senso comum, a brincadeira em playgrounds pode se tornar uma forma de terapia para a criança lidar com problemas familiares. Estes problemas, inclusive, são uns dos maiores causadores da timidez infantil.
Você conhece outras formas eficientes de lidar com a timidez infantil? Deixe seu comentário compartilhando essas soluções conosco!