Brinquedos de playground vs tecnológicos: qual o melhor presente?

É fato que a tecnologia assumiu um papel muito importante na vida das pessoas nos dias de hoje e as crianças não são exceções. Na hora de se divertir, recorrem a jogos eletrônicos, TVs, computadores e tablets, e o excesso de exposição à vida cibernética preocupa tanto pais quando especialistas em saúde infantil. 

Pediatras, educadores e pais têm reservas relacionadas ao sedentarismo infantil e temem que as crianças passem muito tempo isoladas, sem interagir com outras da mesma idade. Além disso, ainda tem a questão do desenvolvimento. O quanto a tecnologia pode afetar negativamente a evolução cognitiva dos pequenos?

Ao mesmo tempo, os recursos eletrônicos existem e fazem parte da realidade contemporânea, sendo que é impossível ignorá-los por completo. Neste contexto, surge um dilema: o que é melhor uma criança crescer saudável: brincar ao ar livre, no parquinho, ou ficar conectado na internet e nos games?

Com o dia das crianças se aproximando, vale a reflexão: qual o melhor tipo de presente para os pequenos: brinquedos de playground ou tecnológicos? Confira nosso post e entenda alguns pontos sobre essa dualidade. 

Excesso de tecnologia prejudica o desenvolvimento 

Nos primeiros anos de vida, as crianças evoluem em uma velocidade acelerada. Por exemplo, até atingir dois anos de idade, o cérebro de uma criança pode triplicar de tamanho. Este crescimento inicial está condicionado aos estímulos que a pessoa recebe do ambiente onde vive. 

Tecnologia em excesso pode afetar negativamente esse desenvolvimento, uma vez que os estímulos eletrônicos podem causar déficit de atenção, atrasos, impulsividade e ansiedade, que geram também problemas de comportamento nos pequenos. 

Sabemos que usar aparelhos eletrônicos faz com que as crianças se movimentem muito pouco. Acontece que atividades motoras são essenciais para estimular a atenção, memória e capacidade de aprendizagem. Sendo assim, se uma criança não se movimenta muito, pode ter problemas com a alfabetização e o desempenho acadêmico em geral. 

Impacto negativo na saúde física e mental 

A obesidade infantil apresentou um aumento tão significativo nos últimos anos que muitos especialistas apontam para uma possível epidemia desse caso. O sedentarismo, no caso das crianças, tem uma relação direta com o uso da TV, computador e games.    

Além da má alimentação, crianças que ficam vidradas em tecnologia e não têm o costume de sair de casa e praticar exercícios podem desenvolver diabetes e, inclusive, problemas cardíacos.

Outro ponto preocupante é a privação do sono. Como muitas crianças possuem aparelhos eletrônicos portáteis ou em seus quartos, elas acabam extrapolando os horários de uso dos equipamentos e não dormem o suficiente para manterem uma vida saudável. 

Não é somente a saúde física dos pequenos que fica comprometida. Problemas como depressão infantil, déficit de atenção, ansiedade e distúrbios de comportamento tem apresentado números alarmantes nos últimos anos, e tudo indica que a tecnologia tem uma ligação direta como causa dessas doenças. 

Como os adultos também se sentem cada vez mais presos à tecnologia e não conseguem desgrudar dos smartphones, as crianças também são vítimas dessa sensação de dependência. O vício infantil em tecnologia se torna cada vez mais comum nos dias de hoje e pode agravar alguns dos casos que falamos anteriormente, como ansiedade e depressão. 

Estimule a prática de atividades físicas e socialização 

As gerações passam e os tempos hoje são outros. Mesmo assim, crianças são ainda crianças e raramente descartam um convite para brincarem ao ar livre com os colegas. Afinal, não existe nada mais prazeroso que substitua essa sensação de liberdade e alegria. 

Mesmo que seu filho não esteja acostumado a frequentar parquinhos, encontre um momento na rotina para levá-lo sempre a um parquinho ou playground. Ele pode estranhar no início, mas tudo indica que irá se adaptar ao novo ambiente, brincar e fazer novas amizades

Estar ao ar livre proporciona não apenas um contato com a natureza e o mundo real, fora do virtual, mas também acaba encorajando o gosto por atividades físicas e esportes nos pequenos. O playground é um espaço para correr e gastar bastante energia; por meio de uma brincadeira divertida, as crianças nem percebem que estão se exercitando. 

Consequentemente, com a frequência dos exercícios e a companhia de novos amigos, consegue-se perceber impactos positivos na qualidade de vida da criança. A tendência é que ela se sinta mais segura, menos ansiosa e também melhore seus hábitos em relação à alimentação e o sono. 

Além dos ganhos na saúde, crianças que brincam ao ar livre desenvolvem a imaginação, o pensamento lógico e têm um melhor desempenho nos estudos, pois conseguem ter mais foco. Afinal, atividades motoras são essenciais para o progresso cognitivo nos pequenos. 

Invista em segurança e conforto nos brinquedos de playground

Antigamente, as crianças brincavam na rua ou em espaços públicos, e até hoje, os adultos relembram esses momentos com saudade. Entretanto, atualmente a situação é diferente e a sensação de insegurança nas cidades impede que os pequenos usem os espaços públicos para se divertir. 

Se você se preocupa com a saúde dos seus filhos e deseja proporcionar a eles lazer de qualidade, uma boa solução é investir em um playground para o seu condomínio.

Muitas famílias, quando estão procurando um novo lar, consideram a qualidade da área de lazer como um diferencial e muitas vezes como fator decisivo para fechar negócio. O playground de condomínio é um espaço seguro, onde a criança pode usufruir de todos os benefícios que a brincadeira ao ar livre proporciona. 

Para garantir a segurança do parquinho, verifique se o condomínio possui espaço suficiente para a instalação dos brinquedos. Existem normas de segurança que determinam o tamanho ideal de um playground, além da distância apropriada entre um brinquedo e outro. 

Na hora de escolher os brinquedos, procure uma empresa com histórico sólido no mercado desse segmento. Dessa forma, você garante que os produtos sejam não somente de excelente qualidade, mas que o fornecedor também conte com uma equipe especializada e responsável, que vai cuidar para que a instalação e a manutenção dos brinquedos seja adequada. 

Lembre-se também de apenas procurar fornecedores que trabalhem com produtos certificados. No caso dos playgrounds, esteja certo que os brinquedos são produzidos de acordo com o padrão e normas de segurança determinados por órgãos como INMETRO e ABNT. 

Brincar lá fora faz bem para a saúde do corpo e da mente. No dia das crianças, repense seus conceitos na hora de presenteá-las. Ao invés de lhes dar algo que possa prejudicar seu bem-estar, invista em brinquedos de playground e proporcione saúde, felicidade e memórias inesquecíveis para a vida toda! 

Gostou do nosso artigo? Está pensando em adquirir um playground para o seu condomínio? Então conheça nossa empresa, nossa história e nosso produtos. Aposte no que existe de melhor para os seus filhos! 

 
 

 

  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!