Divertir-se também é uma forma de aprendizado, afinal, a brincadeira de criança ainda é a melhor maneira que os pequenos têm para expressar suas emoções e percepções do mundo. Assim, é essencial explorar o universo infantil por meio de atividades que motivem seu crescimento. Por isso, além do aprendizado em salas de aula, as escola têm promovido recreações que estimulam a socialização e o desenvolvimento de habilidades.
E você sabia que algumas atividades e brinquedos são considerados mais eficientes nesse processo? Vale a pena conhecer quais são eles e como aplicá-los na rotina da sua escola. Confira:
O carteiro
Por meio dessa brincadeira, é possível criar uma interação divertida e saudável. Para começar essa atividade, convide os alunos a sentarem-se em círculos. O educador poderá iniciar a brincadeira ressaltando alguma característica presente nas crianças, como:
-
cabelo;
-
cor das roupas;
-
acessórios que estão usando;
-
etc.
Quem tiver a característica mencionada, precisará mudar de lugar rapidamente, e o último que não conseguir fazer essa troca será o próximo carteiro.
Aqui, o objetivo é, acima de tudo, ressaltar características pessoais, demonstrando que nossas diferenças são importantes e devem ser respeitadas.
O boizinho
Assim como o carteiro, as crianças precisam formar uma roda, permanecendo de mãos dadas. Quem ficar no meio da roda será o boizinho, sendo responsável por escolher algum colega e perguntar o seu nome. Como resposta, o amigo deverá falar o nome de uma fruta ou um de objeto.
Caso ocorra alguma distração, o boizinho poderá romper a roda, cedendo o cargo para a outra pessoa. Em termos de diversão, essa brincadeira de criança permite estimular a concentração dos alunos, além da rapidez em assimilar perguntas.
Caixa surpresa
A caixa surpresa é uma dinâmica muito divertida, que mexerá com a imaginação de toda criançada. Podendo ser realizada dentro ou fora da sala de aula, o educador deverá colocar um objeto dentro da caixa misteriosa e descrevê-lo para que os alunos tentem adivinhar o que está escondido ali. Quem acertar será o próximo a descrever outro objeto presente na caixa. A intenção desta atividade é incentivar a imaginação e o uso da memória.
Que som é esse?
Para iniciar essa brincadeira, é interessante fazer uma roda entre os alunos. O participante terá seus olhos vendados para que possa adivinhar qual instrumento está sendo tocado pelo educador. Apesar de simples, essa dinâmica desenvolve o uso da audição e incentiva todos a conhecerem culturas diferentes. Por isso, é legal escolher instrumentos que representem outros estados e países.
Playground
Além das atividades realizadas com a ajuda dos educadores, existem outras brincadeiras que podem ajudá-los a desenvolver suas habilidades motoras, como o playground, por exemplo.
O playground tornou-se a nova sensação entre a garotada, sendo possível instalá-lo em parquinhos ou ambientes próximos à escola. Além disso, esse tipo de brinquedo:
-
desperta a curiosidade das crianças;
-
motiva as interações em grupo;
-
contribui para o desenvolvimento físico e mental;
-
e estimula a superação de desafios.
Este post sobre brincadeira de criança te ajudou? Então continue com a visita em nosso blog e leia o texto “6 benefícios do playground de madeira plástica“!