Aprenda como melhorar a comunicação do condomínio com 5 dicas

Uma boa comunicação é fundamental para melhorar a convivência no seu condomínio. Nesse sentido, o uso de ferramentas adequadas aliado à prática de algumas atitudes pode contribuir muito. Afinal, seja você o síndico ou morador, deve saber que a boa comunicação facilita o relacionamento e garante ótimos resultados.

Reuniões, assembleias e até mesmo reformas, como aquele reparo na pintura ou o projeto de inclusão de um playground para as crianças, precisam ser comunicados sempre de forma rápida, simples e eficaz.

Por isso, acompanhe nosso post com 5 dicas para melhorar a comunicação do condomínio e ter sucesso na tomada de decisões!

1. Providencie um livro de recados

Utilizado para críticas, elogios e sugestões, o livro é uma eficiente ferramenta de comunicação entre o síndico e os moradores. O ideal é que ele fique sempre localizado em uma área de convivência comum, como a portaria.

Vale lembrar que o síndico deve manter uma rotina de respostas, que podem ser realizadas pessoalmente ou por telefone.

2. Não abra mão dos murais nos elevadores

A fim de fazer comunicados de forma rápida aos condôminos, os murais são sempre uma boa opção para comunicar sobre a data de realização de atividades, o novo horário de algum serviço ou a chegada de um novo porteiro, por exemplo.

A orientação é que os murais sejam sempre atualizados. Caixas de acrílico podem ser instaladas para a proteção do papel dos anúncios contra rasuras ou rasgos.

3. Utilize a tecnologia para melhorar a comunicação

Devido à sua agilidade, o uso de e-mail e ferramentas como o WhatsApp tendem a ser uma boa opção para avisos urgentes.

Grupos podem ser criados, desde que os usuários lembrem-se que o meio deve ser para a divulgação de informações específicas sobre o condomínio. Ou seja: nada de correntes ou fotos engraçadas. O síndico deve deixar isso muito claro no momento da implantação dessas tecnologias.

4. Otimize a relação com o síndico

É comum as pessoas rejeitarem o cargo de síndico pelo receio de serem incomodadas em diferentes momentos. Mas você sabia que essa função pode ser facilitada por meio do diálogo e da organização?

Cabe ao síndico a definição de dias e horários para atendimento aos moradores. O intuito é criar uma rotina de contato que respeite a vida pessoal e os compromissos profissionais do síndico, mas não deixe os condôminos sem a resolução de problemas ou o esclarecimento de dúvidas.

É indicado, ainda, ter uma pessoa para auxiliar em situações de emergência, podendo ser o zelador ou o porteiro.

5. Faça reuniões periodicamente

Breves reuniões devem ser realizadas a cada três meses para que os moradores debatam de forma clara a solução para problemas ou a definição de novos projetos para o condomínio.

Essas reuniões podem aumentar o engajamento e a boa convivência entre o síndico e os moradores. As assembleias devem ser feitas em momentos extraordinários ou para a tomada de decisões que sejam mais conflituosas.

Outra boa solução é a criação de grupos ou equipes no condomínio. Além de gerar maior integração entre os moradores, essa alternativa possibilita uma divulgação mais eficaz sobre todas as novidades.

Agora que você sabe como melhorar a comunicação no seu condomínio, que tal compartilhar esse post em suas redes sociais para que seus amigos também saibam?

 

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