Não é só os adultos que sofrem com a obesidade, ela é um mal que atinge as crianças também. O sedentarismo infantil é um dos problemas que podem ocasioná-la e ainda traz consigo outros como diabetes, colesterol alto e hipertensão. Logo, é preciso levar a obesidade a sério e trabalhar para manter a criança saudável e livre desse mal.
Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas medidas que você pode adotar para manter o seu filho ativo e garantir que ele tenha saúde, um desenvolvimento completo e seja uma criança feliz. Confira!
1. Adquira brinquedos que exigem movimentação
Para manter uma criança saudável é preciso ter brinquedos que exijam que ela brinque se movimentando. Bolas, bicicleta, skate, patins, patinete e bambolê são algumas opções que podem fazer parte da rotina da criança.
Brincar não pode ser apenas sentado no chão, mas correndo, pulando e se movimentando para que a criança possa exercitar todo o seu corpo, aprimorar a coordenação motora, trabalhar a respiração, o sistema cardiovascular e fortalecer os músculos.
2. Invista em um playground
O playground é uma das melhores opções para manter a criança saudável, já que possui brinquedos diferentes e específicos, que estimulam o desejo de sair de dentro de casa para brincar.
Contudo, o playground precisa ser seguro para os pequenos, por isso, seja para seu condomínio ou para o jardim de casa, é importante ter atenção aos equipamentos que você adquire.
Prefira a madeira plástica, um material que praticamente não exige manutenção, que não absorve a umidade, não solta lascas ou farpas e é fácil de ser higienizado. Com tudo isso, as crianças terão um espaço seguro e agradável para brincarem.
3. Tenha um animal de estimação
Animais de estimação são ótimas companhias e ajudam a criança a desenvolver o senso de responsabilidade. Eles são muito ativos e, com isso, a criança acompanha as brincadeiras do seu bichinho e se exercita com ele.
Além disso, a companhia dos animais atua como terapia para muitos casos, ajudando no tratamento e prevenção de problemas psicológicos, como a depressão.
4. Estimule brincadeiras ao ar livre para manter a criança saudável
Fechada dentro de casa não é a melhor maneira de manter uma criança saudável. Ela precisa de espaço, ar livre e sol para manter sua saúde em equilíbrio.
As brincadeiras à moda antiga, como pular corda, soltar pipa, pega-pega, amarelinha e tantas outras mais, ajudam a socializar as crianças e garantem o exercício que elas precisam.
Estimule seu filho a brincar ao ar livre e se juntar com os coleguinhas para brincadeiras e jogos coletivos. Esses são momentos importantes para seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional.
5. Matricule a criança em uma aula especial
Matricular o seu filho em um esporte, arte marcial ou aulas de dança também é uma forma de manter a criança saudável e ativa. Esse tipo de aula é indicado pelos pediatras, porém, é preciso consultar aquele que acompanha seu filho antes de escolher a atividade para ele.
Cada criança possui uma necessidade diferente, por isso, é interessante pedir o conselho de um especialista para saber se o esporte ou atividade escolhida é a melhor para o seu filho.
6. Compre jogos de videogame para se jogar de pé
Nos dias chuvosos ou muito frios, em que a criança precisa ficar dentro de casa, ela também deve se exercitar. Queimar toda essa energia não é muito complicado mesmo nesses casos, afinal, jogar videogame também pode ser saudável.
Atualmente, existem consoles que disponibilizam jogos onde é preciso que o jogador faça os movimentos para conseguir marcar pontos. Como, por exemplo, os jogos de tênis, onde o jogador precisa simular o jogo em frente à televisão. Dessa maneira, criança se mantém ativa mesmo dentro de casa.
As crianças se desenvolvem brincando, e brincar é a forma como se exercitam também. Por isso, deixar que permaneçam sentadas no sofá, vendo televisão ou apenas brincando com eletrônicos não faz uma criança saudável. Para garantir um bom desenvolvimento para seu filho, estimule-o a estar sempre ativo.
E em sua casa? Como seus filhos se divertem e se mantêm ativos? Conte para a gente nos comentários e deixe suas dicas também!