7 dicas para professores iniciantes na educação infantil

Por mais que haja uma intensa preparação durante a faculdade e as demais especializações, é no dia a dia que os professores adquirirem a experiência necessária. Nesse caso, iniciantes na educação infantil podem ter várias dúvidas e inseguranças.

Se esse é o seu caso ou se você é diretor de uma escola e vai contratar professores iniciantes na educação infantil, preste atenção às nossas dicas do post de hoje!

1. Vença de vez a timidez

Professores iniciantes na educação infantil geralmente são muito tímidos em seus primeiros meses à frente de uma sala de aula. E é até compreensível, mas isso pode prejudicar o desempenho da função.

Por mais que o professor seja uma pessoa de poucas palavras e dar aulas seja um verdadeiro desafio, é preciso estar preparado antes de entrar na sala de aula. É importante manter o foco no trabalho e dar o melhor de si; dessa forma, as etapas seguintes serão mais tranquilas.

2. Estude os seus alunos

Essa é uma dica que serve para todos os níveis de escolaridade, mas é na educação infantil onde as crianças estão se desenvolvendo, aprendendo a conviver em sociedade e descobrindo seus talentos.

Portanto, os professores iniciantes na educação infantil precisam estudar a fundo cada aluno para conhecer seus talentos, seus defeitos, seus potenciais e o que precisará ser trabalhado, tanto individualmente quanto em grupo.

sala de aula

3. Transmita segurança e confiança em seus alunos

Os pequenos precisam se sentir seguros para explorarem seus talentos e potencialidades. Nesse sentido, a aprendizagem pode determinar alguns riscos e se o professor for capaz de dar essa segurança e transmitir confiança, os alunos poderão superar seus desafios. Eles precisam saber que o professor confia neles e que eles podem confiar no professor.

4. Tenha um programa de ensino claro e simples

Uma das principais funções dos professores é fazer com que as lições complicadas pareçam simples.

Por isso, é preciso realizar um planejamento de ensino que seja claro, eficiente, e, de preferência, com exemplos bem práticos para que as crianças consigam associar o aprendizado com suas rotinas. Uma aula no playground da escola, por exemplo, pode ser tão ou mais eficiente a depender a disciplina.

5. Ouça mais os alunos

Outra dica fundamental para professores iniciantes na educação infantil é dar espaço para que os pequenos se manifestem. Isso demonstra o valor que o professor dá a eles. Aliás, essa linguagem do ouvir é muito importante para proporcionar um bom feedback do programa de ensino.

Outra boa dica é abrir espaço para que eles também conversem entre si e ajudem uns aos outros, estimulando um ambiente de troca de ideias.

6. Professores iniciantes na educação infantil não devem parar de estudar

Bons profissionais são os que estão sempre em busca de novas oportunidades e informações.

Por isso, os professores precisam criar uma rede de contatos e criar uma rotina de leituras diárias de materiais que possam enriquecer seus trabalhos. Atualmente, existem vários cursos e sites que oferecem materiais bem relevantes e atualizados.

7. Saiba exatamente o que avaliar nos alunos

Mesmo que os professores saibam o que devem avaliar nos alunos, muitas vezes eles podem perder o foco em algum momento. Por isso, é preciso saber determinar exatamente qual é avaliação que deve ser feita, para quem, qual momento e com qual foco.

Gostou das dicas para professores iniciantes da educação infantil? Então para ficar por dentro desse e de outros assuntos do universo das crianças, acompanhe sempre as atualizações do blog da Aquarela Parques!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!