A eleição de síndico é um dos momentos mais importantes da rotina de um condomínio, pois é a época em que se define a pessoa responsável por sua administração e harmonia entre os moradores e funcionários.
Neste post aqui, já tiramos todas as principais dúvidas sobre como deve ocorrer uma eleição de síndico, instrumento que é regulamentado pelo Código Civil, a partir do seu artigo 1.314.
Então, se você é uma das pessoas interessadas em concorrer em uma eleição de síndico, no post de hoje separamos algumas dicas bem úteis para você fazer a diferença e conquistar a confiança de todos os eleitores do condomínio.
Confira:
1. Planeje bem a sua campanha
É importante que você saiba que as campanhas para eleição de síndico costumam ser realizadas um mês antes da assembleia de votação, logo após o atual síndico protocolar a convocação das eleições para todos os moradores do local.
Então, se a sua intenção é concorrer, saia na frente e comece a planejar a sua campanha para que ela não seja feita de forma corrida, pois assim que a convocação for feita, você já deve preparar suas propostas que serão colocadas em discussão no dia da eleição.
2. Elabore uma carta proposta para entregar aos moradores
Como dissemos, assim que a eleição de síndico for convocada, os candidatos podem apresentar suas propostas e, nesse período, é comum que elas sejam fixadas no quadro de avisos do condomínio para que todos tenham acesso.
Mas que tal fazer a diferença e inovar? Uma ideia interessante é elaborar uma carta proposta para entregar aos moradores – você pode colocá-la embaixo de suas portas, por exemplo.
A carta deve ser objetiva, clara e, ao mesmo tempo, em um tom de proximidade com o morador; afinal, você também é um deles. Você pode colocar itens, como:
- Uma breve apresentação sobre você, incluindo o número do seu apartamento, sua profissão e há quanto tempo mora no condomínio;
- Os motivos de você ter se candidatado à eleição de síndico;
- As suas propostas de melhoria (itens como melhor gestão financeira, transparência no uso dos recursos, planos de decisões coletivas, etc. podem ser ótimos pontos);
- Você também pode colocar um breve lembrete sobre a data da eleição e como será esse dia;
- Finalize colocando-se à disposição para tirar todas as dúvidas a respeito de suas propostas e acrescente um canal de comunicação (telefone, e-mail, etc.);
3. Saiba lidar com as pessoas
Ser conhecido como alguém que sabe lidar com as pessoas e todas as suas diferenças certamente é um grande diferencial para concorrer a uma eleição de síndico.
Afinal, essa é uma habilidade obrigatória do cargo, pois geralmente o profissional precisa aplicá-la em duas situações:
- a intermediação de conflitos entre os moradores do condomínio, pois o síndico precisa entender os argumentos dos dois lados e ter jogo de cintura para resolver a questão;
- a intermediação de conflitos entre moradores e funcionários do condomínio, para que as soluções sejam justas para os dois lados.
4. Tenha uma postura proativa
Você também faz a diferença e conquista a confiança de todos quando tem uma postura de empreendedorismo, de liderança.
Isso porque, para ocupar o cargo de síndico, é preciso ter uma alta capacidade de tomar iniciativa, de antecipar problemas antes que eles tenham consequências, de propor mudanças, sempre pensando na melhoria e na harmonia do condomínio.
Um exemplo prático: não é preciso esperar o rompimento de nenhum pavimento para que você tome a iniciativa de conversar com os moradores e resolverem a contratação de um serviço de impermeabilização.
Então, antes de concorrer a eleição de síndico, já desenvolva essa postura para que o eleitorado perceba que você realmente quer melhorar o condomínio.
5. Aprenda a avaliar todos os serviços do condomínio antes da eleição de síndico
Isso te ajuda, inclusive, na elaboração da sua carta proposta. Avalie todo o funcionamento tanto do ponto de vista de morador quanto de um síndico em potencial.
Por exemplo: por que o condomínio não tem parquinho infantil? Será que é porque a inadimplência está alta e não há reserva financeira para esse investimento? Será que é porque nenhum síndico ou morador tenha proposto essa melhoria? Será que falta iniciativa? Falta melhor gerenciamento dos recursos?
Citamos um exemplo de parquinho porque, sem dúvidas, ele é um produto muito importante para os condomínios nos dias de hoje.
Portanto, para dar continuidade a esse tema, separamos um post para você saber como construir uma praça pública em seu condomínio para que seja colocado na sua proposta de eleição de síndico. Até a próxima!
bom dia! esta na hora de eleiçao de sindico para o meu codominio ,com essa pandemia e restrições,pode ser adiada aqui o comdominio é muito grande tem 984 apto.50 lojas e 434 vagas de carros,a maioria são de idade avançada sem condições para uma eleição onlaine como devo agir grata Valentina
Olá Valentina, você pode marcar uma assembléia virtual. Pode usar o Meet do Google como um aplicativo de vídeo ao vivo. Muitos condomínios tem feito dessa maneira, vai dar certo! Depois me conte como foi. 🙂
Nosso síndico, ameaça as pessoas com arma, quem o questiona, e gasta muito, o valor está como rateio, então vamos lutar para tirar ele e fixar esse valor.
A convivência entre as pessoas é realmente muito complicado, recomendamos que procure as autoridades competentes para te ajudar nesse caso
Iremos ter assembleia e votação de eleição, mas um dos candidatos dentre 2 anos já foi advertido 7 vezes, por motivos muito ruins : de roupa estendida no para peito de sua sacada, não uso de mascara (Pandemia), varias vezes.
Posso abordar esta característica e ocorrências pois se ele ganhar o condomínio ficará sem rédeas pois se nem o sindico respeita, imagina os condôminos!
Bom dia Rogério, pode abordar sim. É possível levar para votação alguns requisitos para que a pessoa consiga se candidatar a vaga de sindico, dessa forma fica definido como regra, evitando que pessoas como ele se candidate.
Olá! O síndico do meu prédio soube que queríamos substituí-lo e determinou, no edital de convocação, que o candidato ao cargo de síndico deve encaminhar para a administradora até o dia 24/02/2023 uma proposta formal
para ser analisada por ele mesmo (vai analisar o candidato a substituí-lo? Absurdo) e conselheiros. Achamos errado! E quando o candidato foi se apresentar, o atual disse que ele só teria 5 minutos para se apresentar! A convenção não prevê nada disso. O que podemos fazer?
Ótimo diaa José, como vai?
Entendo suas preocupações em relação ao processo eleitoral. Para garantir um procedimento justo, sugiro que consultem um advogado especializado em direito condominial para orientação legal e quais tomadas de decisões terão que fazer.😊🏢