Colocar limites em crianças é fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento. Mesmo assim, muitos pais encontram dificuldades nessa área, pois têm medo de parecerem autoritários demais e, dessa forma, prejudicarem a boa relação com seus filhos.
Considerando o desejo que os pais possuem em dar a melhor educação a seus filhos, separamos algumas dicas que possam te auxiliar exatamente neste momento
1. Ouça o que os seus filhos têm a dizer
É importante que você entenda que seus filhos fazem parte de uma nova geração, que é caracterizada pelo diálogo franco e aberto. Por isso, é necessário que você escute o que os pequenos têm a dizer.
Ouça seus argumentos e tente compreender o lado deles. Dessa forma, cria-se um diálogo saudável e constrói-se uma relação de confiança entre vocês. Mas deixe claro que a posição final é sempre sua, e caso você discorde do ponto de vista deles, você deve impor a sua palavra, tendo cuidado para não perder a razão por conta do calor do momento.
2. Estabeleça uma rotina para as crianças
É muito importante que as crianças sigam uma rotina estabelecida pelos pais. Dessa forma, toda família consegue organizar o dia a dia e as crianças não deixam de fazer aquilo que você considera importante para a formação delas.
Então, crie uma lista com a rotina delas e cole-a num local apropriado para todos. Defina os horários de cada atividade dos pequenos, como hora de dormir, hora de tomar banho, de fazer as refeições, de fazer o dever de casa e também de brincar.
Tome cuidado para não ser rígido ou flexível demais, pois nem sempre conseguimos seguir tudo à risca. Equilíbrio é importante.
3. Você pode colocar limites em crianças brincado com elas
Sim! Brincar com os filhos é uma ótima oportunidade para ensiná-las e educá-las – inclusive sempre falamos sobre esse assunto aqui no blog.
Com as brincadeiras e os brinquedos, você consegue dar lições sobre paciência, concentração, perseverança, limites, criatividade, compartilhamento, e muitas outras que as crianças levarão para a vida inteira, e, de quebra, ajuda a fortalecer os laços familiares.
4. Não adule os pequenos
Sabe quando você espera que seu filho faça algo, ele não quer e você oferece uma contrapartida? Por exemplo: “Se você tomar o seu banho agora, te dou um chocolate”. “Se você fizer a lição, te dou um presente”.
Isso é adulação e muitos pais fazem isso para não parecerem autoritários demais. Mas, dessa forma, colocar limites em crianças acaba sendo um ato complicado e conturbado.
Então, quando a criança tem o dever de fazer algo, não a adule com medo de parecer autoritário. Dessa forma, o pequeno vai sempre esperar por uma recompensa e isso vai prejudicá-lo quando ele começar a conviver em sociedade, inclusive na escola.
5. Não fale mais de uma vez
Isso pode parecer muito autoritário, mas é necessário para que você imponha respeito aos pequenos e os ensine que você é a referência deles.
Quando você dá vários avisos, isso mostra a eles que você mesmo não espera uma ação efetiva logo de cara. Ou seja, os pequenos se comportam dentro de “modo de aviso”, e sabem que nada acontecerá com eles.
Portanto, colocar limites em crianças também é ser firme.
6. Não ameace os pequenos
Ameaçar as crianças no estilo “se você não fizer isso, eu irei…”, te faz parecer autoritário, mas não ajuda a colocar limites em crianças. Pelo contrário, isso abre uma margem para o pequeno simplesmente negar a oferta e você não saber o que fazer em seguida.
Outro problema é que se você ameaçar fazer algo, então será obrigado a cumprir isso para não cair em descrédito junto à criança. Nesse caso, a ameaça só serviu para punir mais o pai do que a criança. Então, siga a dica lá de cima e só fale uma vez, sem adular e sem ameaçar.
Diante de todas essas dicas de como colocar limites em crianças, podemos concluir que nem sempre é fácil lidar com os pequenos, mas é necessário perseverar. E se você sentir que nada disso está funcionando, pode ser hora de procurar por uma ajuda profissional.
Para ficar pode dentro desse e de outros assuntos do universo infantil, acompanhe as atualizações do blog da Aquarela Parques! Semanalmente disponibilizamos conteúdos relacionados a assuntos sobre o desenvolvimento infantil!
Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!