Chegaram as sonhadas férias para as crianças! É o momento para elas relaxarem e recarregarem as energias para o próximo período letivo. Muitas vezes, nessa época do ano, os pais estão trabalhando e não podem acompanhar os filhos em tempo integral e, muito menos, viajar. Porém, isso não quer dizer que as férias de julho dos pequenos não podem ser divertidas e repleta de atividades interessantes.
Visite parques ou áreas verdes
Levar seu filho para um passeio ao ar livre é ótimo para sair da rotina e conhecer melhor as áreas de lazer da sua cidade. Em locais abertos, é possível apostar em jogos como peteca e pular corda, além de praticar esportes. Afinal, atividades motoras são essenciais para o desenvolvimento das crianças.
Porém, você não precisa ficar apenas restrita aos esportes. Que tal reciclar brincadeiras antigas que vão fazer você lembrar a infância, como esconde-esconde, pique-bandeira, ciranda ou amarelinha? Vai ser muito divertido e uma boa oportunidade de envolver pais e filhos.
Faça uma sessão de cinema em casa
Promova um piquenique
Outra atividade muito legal para fazer ao ar livre é um piquenique. Para isso, você nem precisa ir longe: você pode ir a um parque ou utilizar a área de lazer do prédio. Envolva as crianças na criação do cardápio, o que é uma ótima oportunidade de estimulá-los a comer de forma mais saudável. Durante o piquenique, que tal fazer brincadeiras envolvendo os alimentos, trabalhando as cores e sabores?
Monte um teatrinho
Brincar de teatro é uma atividade lúdica e muito rica, que estimula a criatividade das crianças. Você pode fazer um teatro de fantoches ou incentivar as crianças a montar uma peça de verdade! Ajude-as a criar a história e os personagens. Depois, pensem em quem vai viver cada papel e divirtam-se montando o figurino e o cenário. No final, façam uma grande apresentação para toda família — e preparem-se para os aplausos!
Além de aguçar a criatividade, essa brincadeira é uma das melhores opções para desenvolver a função cognitiva das crianças. Além disso, é uma boa oportunidade para ajudá-los a se soltar e trabalhar a expressão corporal e a timidez.
Leve as crianças para a cozinha
Envolver as crianças na cozinha tem inúmeros benefícios. Além de ganhar ajudantes entusiasmados para realizar as tarefas, você pode ensiná-los mais sobre os alimentos. Selecione receitas doces ou salgadas mais simples para começar, caso seus filhos não tenham intimidade com a cozinha.
Faça com que as crianças participem de todo o passo a passo na produção dos pratos. Peça que elas te ajudem a separar os ingredientes e mostre como a receita será feita, para que elas possam repetir. No fim, é hora da limpeza! Ensine às crianças que, depois de cozinhar, é preciso arrumar a bagunça na cozinha. Depois de tudo, é só partir para comilança! Elas vão amar se deliciar com algo que elas mesmas ajudaram a preparar.
Encontrar atividades para distrair as crianças durante as férias de julho não é um bicho de sete cabeças. Com brincadeiras simples e criatividade, é possível garantir a diversão para toda a família! Agora, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e espalhar nossas dicas com seus amigos?