Como a função cognitiva de uma criança é desenvolvida?

Quando o assunto é o desenvolvimento e função cognitiva das crianças, muitas mães e pais ficam cheios de dúvidas. Aqui você irá compreender como acontece o processo de aprendizagem, tirar suas dúvidas sobre a função e desenvolvimento cognitivo e, no final, ainda daremos dicas super interessantes para estimular seu filho! Vamos começar? 

Função Cognitiva e Desenvolvimento Cognitivo

Para entender melhor o processo de desenvolvimento cognitivo precisamos que antes se defina o que é cognição. De maneira resumida, cognição é o conjunto de funções cognitivas necessárias para se adquirir conhecimento. São elas o pensamento, capacidade de abstração e raciocínio, memória, linguagem, entre outras. 

Isso quer dizer que a função cognitiva está diretamente relacionada à aprendizagem. Dessa forma, é correto afirmar que estamos nos desenvolvendo cognitivamente todos os dias, a partir do momento em que compartilhamos experiências com o mundo à nossa volta. 

Pronto, entendido do que se trata a função cognição, podemos falar sobre o desenvolvimento cognitivo, que nada mais é que o processo pelo qual os indivíduos adquirem conhecimento. Isso quer dizer que, quando se fala em desenvolvimento cognitivo, estamos falando dos estágios e processos de aprendizagem. 

Estágios do desenvolvimento cognitivo

Jean Piaget foi o estudioso que se propôs a entender o processo de pensar e aprender das crianças. Ele desenvolveu, então, sua teoria dos estágios de desenvolvimento cognitivo. São eles:

1. Sensório-motor: de 0 a 2 anos.

Nesse estágio a inteligência da criança é, em essência, prática, e predomina-se o reflexo. A ação e a experimentação direta são as principais formas que o indivíduo se relaciona com o ambiente à sua volta.

2. Pré-operatório: de 2 a 7 anos.

Há o predomínio do egocentrismo, uma vez que a criança não consegue se colocar no lugar do outro. A leitura da realidade ainda é parcial e incompleta. Além disso, a percepção abstrata começa a ser aguçada à medida que aumenta sua capacidade de simulação e imaginação.

3. Operações Concretas: de 7 a 12 anos.

É o período em que a lógica começa a ser desenvolvida. A criança já consegue organizar e sistematizar situações e relacionar aspectos diferentes da realidade que a cerca, uma vez que sua compreensão do mundo deixa de ser puramente prática. 

4. Operações formais e Pensamento Hipotético-dedutivo: 12 anos acima.

Tem-se o predomínio da lógica formal. A criança já consegue ativar a abstração sem necessitar de representações concretas. Ela consegue, por exemplo, imaginar e simular cenas nunca antes vivenciadas. 

Técnicas para estimular a função cognitiva de crianças

Estimular a criança em sua função cognitiva é de grande importância para que ela possa alcançar seu potencial. Para isso, há uma série de atividades que podem maximizar esse desenvolvimento.

Confira três tipos de brincadeira para estimular seu filho!

Atividades sensoriais

Chocalhos, massinha, argila, papéis de variadas texturas e objetos de diferentes tamanhos e cores são ótimas ferramentas para brincadeiras que estimulem sensorialmente as crianças. Com elas é possível fazer com que os pequenos ainda aprendam sobre causa, efeito e resolução de problemas. 

Brincadeiras imaginativas

Fantoches, desenhos e histórias são ótimas brincadeiras que desenvolvem na criança o senso de resolução de problemas, pensamento criativo e habilidades sociais. Chame-a para construir seus próprios fantoches e criar histórias para esses personagens!

Atividades de construção

Atividades que estimulam a construção de objetos são de grande importância para desenvolver habilidades como resolução de problemas e noções visual, espacial e social. Use caixas de papel, palitos de picolé e tinta para que a criança possa construir sua própria cidade, comunidade ou o cenário de suas histórias.

Quer saber mais sobre aprendizagem e desenvolvimento das crianças? Assine nossa Newsletter e não perca nenhuma novidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *