A Walt Disney é um dos empreendimentos de maior sucesso no mundo todo. E continua há décadas no patamar como uma das marcas mais adoradas por todos os seus admiradores. No post de hoje, vamos falar sobre o atendimento ao cliente estilo Disney, que garante eficiência e satisfação em todos os seus setores. Afinal, temos muito o que aprender com uma das companhias mais incríveis do planeta, você não concorda?
Vamos conferir a seguir as 5 lições de atendimento ao cliente que você deve aprender com a Disney. Que tal começar a colocá-las em prática hoje mesmo?
Atendimento ao cliente sem distinção
No conceito Disney, todas as pessoas são importantes. Não existe qualquer tipo de hierarquia, pois todos os funcionários e consumidores são essenciais para o sucesso da marca.
A lição aqui é: em hipótese alguma despreze seu cliente, pois todos, de forma única, agregam valor à empresa. E não se esqueça sempre de agradecer a visita de seus clientes para que eles tenham a vontade de retornar ao seu estabelecimento.
Reconhecimento das conquistas
Uma lição muito importante que podemos tirar da Disney é sobre a celebração do bom desempenho. Ou seja, reconhecer cada conquista e valorizá-la. Ter o feedback positivo de seus clientes é necessário para seguir oferecendo boa qualidade no negócio, mas as críticas também merecem toda a atenção, já que servem para melhorar o atendimento.
Cuidado com os detalhes
Para um atendimento eficiente, é necessário saber quais são os detalhes que podem causar má ou boa impressão em seus clientes. Afinal, nós já sabemos o quanto a expectativa do consumidor é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Você sabia que vários hotéis ou restaurantes, por exemplo, estão se reestruturando para receber as famílias com crianças com o máximo de conforto?
O conceito de “Kid-Friendly” visa tratar a garotada com muita simpatia. E não é nada difícil agradar os pequenos. Basta criar um ambiente propício às brincadeiras, como um playground infantil. Este é apenas um exemplo para ressaltar o quanto é fundamental prestar atenção ao seu público para descobrir qual a melhor forma de atendê-lo.
Tenha iniciativa
A primeira impressão é a que fica, e isso vale especialmente para o mundo dos negócios. Se o cliente se decepcionar com seu produto ou serviço, com certeza poderá contar com uma variedade de outros produtos ou serviços da concorrência. E isso é o que definitivamente não queremos.
Os funcionários da Disney constantemente são direcionados para antecipar a demanda de cada cliente. Se um visitante se sente perdido em meio à multidão no parque, um membro da equipe irá se aproximar para ajudá-lo, de forma bem solícita. Ou seja, a iniciativa é um dos pontos mais importantes quando falamos em bom atendimento.
Escute seus clientes
Os consumidores fazem a sua marca. Nada mais lógico, portanto, do que aprender a escutá-los para construir um negócio eficiente em todos os sentidos.
E você, qual sua maior lição de atendimento ao cliente? Tem alguma sugestão para dar? Seus comentários são sempre bem-vindos.
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