Não é nada animador ver os nossos filhos se tornando “crianças de apartamento”, quietas e distraídas apenas com produtos tecnológicos, sem direito a brincarem em paz e em segurança, assim como fazíamos em nossos tempos de criança.
As crianças precisam ser estimuladas desde cedo para que consigam desenvolver seu lado cognitivo e a concentração evita que elas fiquem dispersas por qualquer motivo.
Pensando nisso, separamos 5 atividades fáceis para você passar bons momentos com seus filhos e eles aprenderem brincando. Uma boa dica é aproveitar esses momentos para que vocês brinquem ao ar livre, no parquinho ou no playground do condomínio.
Vamos lá?
1. Desenhar
Desenhar é uma ótima atividade para as crianças, pois além de estimular a concentração, também desenvolve a criatividade e a coordenação motora dos pequenos. Então, estimule que seus filhos desenhem coisas que eles gostem, deixando-os livres para se expressarem.
Ao final, vale conversar sobre o desenho e você pode, até mesmo, se aventurar nessa atividade prazerosa e desenhar junto com ele, aproximando-se ainda mais do seu filho.
2. Massa de modelar
Sejam caseiras ou compradas em lojas de brinquedos, as massinhas de modelar são excelentes atividades que promovem a descontração e o relaxamento das crianças, principalmente se eles forem muito agitadas ou até agressivas.
Com a massinha, as crianças dão significados às formas que constroem e têm um contato ativo com os sentidos, desenvolvendo a coordenação e a percepção.
Uma boa dica é vocês enfeitarem as massinhas com outros objetos decorativos, como elementos da natureza (galhos, folhas e pedrinhas) e tudo mais que a imaginação permitir.
3. Brincar no playground
Deixar que as crianças brinquem no playground do condomínio é essencial para que, além de praticarem esportes e tomarem sol (ativando a vitamina D no organismo), elas possam interagir com as demais crianças do local e, assim, desenvolver o lado social, melhorando a qualidade de vida delas.
Se o seu condomínio também possui um jardim ao ar livre, também sugira que elas tenham contato com as flores e as plantas; por exemplo, elas podem contar quantas cores diferentes têm no espaço.
É um gesto simples, mas que estimula muito o desenvolvimento da concentração dos pequenos.
4. Jogos de tabuleiro
Jogos de tabuleiro são ótimos para que as crianças desenvolvam estratégias de raciocínio, dando a elas a oportunidade de explorarem um determinado problema proposto de forma planejada, ordenada e sistemática, não deixando que elas ajam de maneira impulsiva.
Importante: Sempre lembre-se de certificar que os jogos estão dentro da faixa etária correta de seus filhos.
5. Jogos de mímica
A mímica é uma brincadeira bem simples, mas extremamente divertida para os pequenos e toda a família. Esse exercício estimula a criança a pensar em representações e fazer associações de palavra, o que desenvolve os processos cognitivos e a concentração. Então, junte a família na sala e crie uma brincadeira que envolva temáticas que elas conheçam para que consigam interagir no jogo.
Considerações finais
Melhorar a concentração do seu filho pode ser mais simples do que parece!
Além de ajudar no desenvolvimento deles, todos esses exercícios estreitarão ainda mais a relação entre vocês – o que também é fundamental para que eles cresçam de forma saudável. E caso você perceba que a criança anda distraída além do normal, não deixe de procurar por uma ajuda profissional.
Quer se aprofundar em como desenvolver o aprendizado dos seus filhos? Conheça o nosso eBook gratuito: