O esgotamento dos recursos naturais do nosso planeta já é uma discussão recorrente há muito tempo. Com a possibilidade das próximas gerações se depararem com a diminuição ou até mesmo extinção de alguns recursos, as empresas começaram a se preocupar com estratégias sustentáveis.
Além de se atentar às causas ambientais, alguns restaurantes estão utilizando a sustentabilidade também como forma de atrair clientes. E isso envolve mudanças na logística, estrutura, gestão e até mesmo no cardápio.
A seguir vamos dar algumas dicas de como você pode unir o útil ao agradável com um restaurante sustentável de forma que também atraia mais clientes. Confira!
1 – Alie estética e sustentabilidade
Uma pessoa que nunca foi ao seu restaurante não sabe se o sabor da comida irá agradá-lo e, por isso, levará outros pontos em conta para que o seu estabelecimento seja escolhido.
Um espaço bonito e aconchegante com certeza é uma das melhores formas de atrair sua atenção, e isso pode ser conquistado unindo o conceito do antigo com o moderno, usando madeiras de demolição em móveis ou até mesmo na estrutura do seu restaurante.
O material pode ser utilizado de várias formas, como em pisos, mesas, lareiras e até mesmo talheres e outros utensílios.
Mas, antes de adquirir a madeira de demolição, é preciso verificar se são originais. Pois com a alta procura pelo material, muitas empresas estão comercializando madeiras novas, mas apenas com a aparência de desgastadas. Ou seja, de nada adianta só querer passar um conceito sustentável, é importante que seu restaurante de fato se preocupe com isso.
2 – Promova a sensação de bem estar
Um ambiente com árvores e flores podem ser um diferencial no seu restaurante não somente na estética, como também provoca uma sensação gostosa de frescor no ambiente. No calor, principalmente, locais com a natureza em evidência são a preferência do consumidor.
Para o seu restaurante sustentável você pode investir no verde por toda parte ou no plantio de árvores em algumas partes externas ou mesmo internas, de acordo com o espaço do local. Uma boa ideia é fazer uma horta orgânica que, além de atrair o cliente, mostra que seu estabelecimento utiliza alimentos de produção própria.
3 – Tenha uma gastronomia sustentável
A comida é um dos pontos mais importantes na fidelização do cliente e também para contribuir com a sustentabilidade. Dessa forma, é preciso se preocupar com os alimentos utilizados para o preparo dos pratos.
Os produtos orgânicos, por exemplo, são ótimos ingredientes, pois reduzem os danos causados pelos insumos químicos, responsáveis pelos grandes problemas nos solos, recursos hídricos, além de fazerem muito mal à nossa saúde.
Invista em alimentos frescos e deixe claro que todas as refeições são feitas preocupando-se com o meio ambiente e saúde de seus clientes.
4 – Tenha local para recreação infantil
Só quem é pai e mãe entende como um simples almoço de domingo em um restaurante pode ser desgastante quando se tem filhos pequenos. Geralmente as crianças não têm muita paciência para ficarem sentadas à mesa e ficam correndo de um lado para o outro, fazendo com que os pais fiquem mais preocupados em não deixar que os filhos se machuquem ou atrapalhem outros clientes, em vez de aproveitar o passeio.
Ter uma recreação infantil nesse momento é uma boa solução para toda a família. O playground, por exemplo, é uma alternativa sustentável que não utiliza nenhum tipo de tecnologia para sua utilização. Algumas empresas, inclusive, fabricam os playgrounds com matérias primas de alta qualidade e que não agridem o meio ambiente.
Ficou com alguma dúvida sobre as dicas de como atrair clientes com um restaurante sustentável? Faça um comentário para te ajudarmos.