Qual playground infantil é ideal para a pracinha da minha cidade?

qual-playground-infantil-e-ideal-para-a-pracinha-da-minha-cidade.jpeg

O playground infantil é um espaço muito importante para o desenvolvimento infantil. Nele, as crianças não apenas se divertem como se exercitam, aprimoram habilidades como equilíbrio e coordenação motora e socializam. Toda cidade deve contar com um parquinho público para que a população aproveite todos os seus benefícios!

Entretanto, infelizmente, muitas crianças que frequentam parquinhos se machucam ou até mesmo apresentam lesões por conta da falta de segurança. Na hora de escolher os brinquedos, atenção ao escolher um material que minimize os riscos de acidentes é fundamental.

Se você está na dúvida, confira nosso artigo e veja qual é o playground infantil ideal para sua cidade e que fará a alegria da criançada!

Conheça os diferentes tipos de playground infantil

Basicamente, é possível encontrar hoje em dia playgrounds produzidos em três diferentes materiais: ferro ou aço, plástico ou madeira. Os modelos podem ter diversos tamanhos e contar com vários brinquedos diferentes como escorregador, gangorra ou balanço.

Os parquinhos de ferro ou aço são bem resistentes. É um material muito forte que aguenta bem o pique da criançada. Os de plástico também oferecem uma boa durabilidade, são coloridos e de fácil manutenção e limpeza. Brinquedos desse material são ótimos para bebês pois têm uma superfície lisa e flexível e um acabamento arredondado.

Playgrounds de madeira, além de bonitos, são ideais para espaços ao ar livre uma vez que são mais resistentes ao sol e às mudanças climáticas. Muitos produtores estão investindo cada vez mais em itens feitos com madeira tratada e de reflorestamento, uma excelente aquisição para cidades que procuram por soluções ecologicamente corretas.

Entenda quais são os riscos de cada material

Os playgrounds de ferro são um clássico e ainda podem ser encontrados em muitas praças em diversos locais. Porém, esse material apresenta uma série de riscos. Por conta das mudanças climáticas, ele pode corroer e enferrujar muito facilmente.

Além disso, ele tem baixa resistência ao sol e ficam superaquecidos. Uma criança em contato com um brinquedo de ferro nessas condições corre o risco de se queimar gravemente. Este também é um ponto negativo em relação ao plástico.

Sendo assim, para uma praça ao ar livre, playgrounds de ferro e plástico podem não ser as escolhas ideais uma vez que os brinquedos ficarão expostos ao sol diariamente e a grande maioria dos pais levam seus filhos para brincar de dia, enquanto está mais quente e iluminado.

Neste ponto, a madeira é material que melhor resiste às mudanças de temperatura, não esquenta e nem resfria em excesso. Para garantir ainda mais segurança, é muito importante verificar se a madeira é certificada e possui tratamento contra fungos, mofos ou insetos. O acabamento também merece atenção. As superfícies devem estar sempre livres de farpas e lascas.

Invista em tecnologia e modernidade

A madeira plástica é um produto relativamente novo que alia tecnologia e eficiência. Produzida a partir de fibras vegetais com plástico reciclado, este material possui uma incrível resistência e durabilidade, além de ser 100% sustentável.

Ao contrário da madeira natural, esse produto é imune a umidade, portanto não encharca, dilata ou empena. Por conta do seu bom desempenho em relação ao sol, frio ou chuva, ele não apresenta problemas com mofo, fungo e nem atrai insetos, roedores e outros animais que podem comprometer a qualidade do material.

Playgrounds feitos com madeira plástica conseguem unir as vantagens do plástico e da madeira em um material só, resultando em uma solução muito mais segura para as crianças e um grande investimento para a praça da sua cidade.

Uma cidade que investe em um bom playground infantil mostra que se preocupa com o bem-estar da sua população. Crianças mais saudáveis e felizes e pais satisfeitos com a estrutura oferecida agradecem!

cta-prefeituras

Gostou do nosso post? Quer saber mais sobre playgrounds? Então, entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo