Na infância, as brincadeiras têm funções que vão além de proporcionar alegria e diversão. Com o incentivo à movimentação do corpo, brincar também oferece mais saúde para os pequenos de todas as idades.
Nesse sentido, cresce o número de famílias que buscam condomínios com áreas de lazer para seus filhos. Se você faz parte deste grupo, é bom se preparar com algumas orientações para manter o playground sempre seguro para as crianças.
Que tal começar? Acompanhe nossas dicas e aprenda como evitar acidentes na área de lazer do condomínio!
Conte com a supervisão de um adulto
Muitas famílias acham que a observação da criança por um funcionário do condomínio é suficiente. Acontece que recepcionistas e zeladores não têm nenhuma responsabilidade pelo que ocorre na área externa, visto que devem sempre dedicar seu tempo a atribuições específicas.
O ideal é que você mesmo acompanhe seu filho durante as brincadeiras no parque do condomínio. Se não puder estar presente, certifique-se de que outro adulto de confiança esteja no local. Se possível, converse com outros moradores para intercalar períodos de cuidado e garantir que as crianças estejam sempre sob observação.
Delimite áreas para as brincadeiras
Mesmo protegida da rua e do acesso de estranhos, a área externa do condomínio pode conter espaços inadequados para crianças. Isso ocorre quando um mesmo ambiente concentra diferentes usos — jardim, parque, piscina — sem qualquer delimitação.
Nesses casos, torna-se necessária a instalação de barreiras físicas — cercados e grades — para que os pequenos não acessem lugares potencialmente perigosos. Além de evitar acidentes, essa solução permite que a área de lazer seja desfrutada com mais tranquilidade por todos os moradores, especialmente idosos.
Oriente sobre como evitar acidentes
Independentemente da idade da criança, procure fazer um trabalho de conscientização sobre os perigos de cada brincadeira. A proposta não é deixar seus filhos receosos com as atividades, mas sim, mostrar que é possível aproveitá-las de maneira mais segura.
Prevenção é um passo primordial para minimizar a ocorrência de acidentes, portanto, a orientação deve começar em casa. Converse com os outros pais para que também dialoguem com seus pequenos e, assim, reforcem a importância da cautela.
Escolha um “síndico mirim”
Ainda valorizando a observação de um adulto, você pode propor uma supervisão entre as próprias crianças no playground. O objetivo, nesse caso, é potencializar os cuidados e incentivar a preocupação coletiva dentro dos grupos infantis.
A proposta é muito fácil, visto que as crianças adoram receber confiança para exercer determinada atividade. Para começar, escolha, entre os pequenos, um síndico a cada semana e peça que este observe e cuide dos seus amigos durantes as atividades. Com a autonomia dada ao síndico mirim, você poderá se manter informado dos problemas rapidamente.
Fique atento à manutenção do playground
Para que as crianças possam desfrutar de tudo que um playground oferece, é preciso que seus espaços e brinquedos estejam em perfeitas condições. Assim, os pequenos terão experiências divertidas e, ao mesmo tempo, seguras.
Exija de todos os moradores a colaboração para investir na manutenção frequente da área das crianças. Se alguns brinquedos já são muito velhos e/ou apresentam defeitos, o ideal é substituí-los antes que causem algum problema.
Nesse caso, procure uma empresa de confiança e que trabalhe com material de qualidade e com os melhores fornecedores. Assim você garante conforto e segurança para os pequenos.
Agora que você já sabe como evitar acidentes no condomínio, confira também como deixar o playground da escola infantil mais seguro!