O mundo está em constante mudança e a as inovações tecnológicas são as grandes marcas da atualidade. Com tantas novidades que aparecem, a escola tem o importante papel de se manter atualizada, não somente para se destacar perante a concorrência, mas também para ser capaz de reciclar e modernizar sua metodologia de ensino, deixando-a mais alinhada com a realidade dos alunos e as tendências atuais.
Para se manter relevante, uma escola não deve permanecer fechada e apegada a um projeto pedagógico ultrapassado e conservador. Afinal, é preciso viver no presente e se conectar com o mundo atual, a fim de suprir as demandas de um público cada vez mais antenado!
Por isso, para promover mais inovação e modernizar a gestão escolar, confira 5 dicas que vão te ajudar a construir a escola do futuro!
Promova um pensamento inovador
Trazer mais inovação para sua escola não implica somente em ter equipamentos de ponta nas salas de aula. Fazer com que os alunos tenham acesso à tecnologia é muito importante, porém, a inovação pode ir muito além deste aspecto. Experimente basear sua gestão em um pensamento inovador, estimulando toda equipe e os alunos a pensar “fora da caixa”.
Um pensamento inovador busca ser mais criativo, questionar, observar, testar e compartilhar ideias, e isso deve ser um exercício diário, que permeia todas as aulas e atividades na escola.
Encoraje os professores a propor diferentes trabalhos e atividades, dentro e fora das salas de aula, que debatam temas como política, sustentabilidade, diversidade, empreendedorismo, preconceito, entre outros, a fim de contextualizar questões tão atuais e estimular o senso crítico dos alunos.
Fique de olho na concorrência
Às vezes, precisamos de inspiração para adotar iniciativas inovadoras e é sempre bom saber o que as escolas concorrentes estão fazendo.
Pesquise, visite outras escolas e firme parcerias com outros gestores de instituições que não sejam concorrentes diretas. Assim, vocês podem se ajudar e compartilhar ideias de ações ou até promover um intercâmbio entre os professores, por exemplo.
Use a internet e ferramentas digitais
Professores estão sempre em busca de meios de tornar as aulas mais estimulantes e prender atenção dos alunos, porém, muitos estudantes preferem ficar vidrados nas telas dos celulares.
A questão é que os tempos são outros e, talvez, uma forma muito mais interessante de lidar com esse dilema seja trazer a internet e as redes sociais para a rotina das aulas, e usá-las como aliadas para transmitir conhecimento.
Assim, os alunos poderão usar tablets e celulares para desenvolver projetos, com direcionamento do professor, buscando uma forma de aplicar a matéria aprendida no contexto digital.
Para o sucesso dessa iniciativa, certifique-se de que sua escola conta com equipamentos multimídia em bom estado, computadores atualizados com o sistema mais recente e uma boa conexão de internet.
Envolva os professores no processo
O engajamento dos professores é essencial para alinhar práticas inovadoras e qualidade de ensino. Para isso, é necessário investir na formação dos docentes para que aprendam a lidar com novas ferramentas e conheçam também novas práticas de ensino.
Além disso, promover capacitação para a equipe é uma ótima forma reter talentos na sua escola, afinal, os profissionais se sentem reconhecidos e valorizados pela instituição, passando a “vestir a camisa” da escola.
Invista em um playground
O playground, espaço tão importante para as crianças, também deve ser uma prioridade na gestão escolar, afinal, é fundamental para o desenvolvimento motor e social dos pequenos. Nesse sentido, o melhor é optar pelos modelos de madeira plástica.
A madeira plástica é um material 100% sustentável e desenvolvido com uma tecnologia que permite que ele seja muito durável, resistente, seguro e confortável para as brincadeiras na hora do recreio. Um excelente investimento para a sua escola que, de quebra, ainda ensina aos alunos sobre a importância de fazer escolhas ecológicas.
A inovação está em todo o lugar e pode fazer do dia a dia da sua escola um ambiente mais estimulante e produtivo para os alunos. Aposte nessas dicas para trazer mais renovação e evolução para a gestão escolar!
Gostou do nosso conteúdo? Ficou curioso para conhecer mais sobre a madeira plástica? Então, continue conosco e confira nosso post sobre esse material e todos os seus benefícios!