Saiba como manter a segurança dos playgrounds da cidade

Todo mundo guarda ao menos uma memória feliz relacionada a um playground, seja dos próprios tempos de infância ou de quando os filhos eram pequenos. Uma coisa é fato: elementos simples como um escorregador ou um balanço podem deixar marcas significativas na história das pessoas.

Esses espaços de lazer dedicados à integração das crianças e seus familiares são ambientes essenciais em uma sociedade organizada. E os parques infantis são (ou deveriam ser) áreas de brincadeira livre, seguras e higienizadas.

No entanto, essas condições nem sempre são cumpridas. Quer entender mais sobre como manter a segurança nos playgrounds da cidade? Então, confira alguns pontos fundamentais!

Investimento em brinquedos de qualidade

A estrutura física dos parquinhos é o primeiro fator a ser observado. Por incrível que pareça, muitos brinquedos em playgrounds apresentam defeitos de fábrica ou são produzidos em desacordo com as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

As irregularidades são diversas. Não é tão difícil, por exemplo, encontrar espaçamentos entre as peças — que podem prender os braços, as pernas ou até mesmo a cabeça de uma criança. Frestas e buracos sem tampas são só algumas das falhas estruturais cometidas por fabricantes irresponsáveis. Se você é um comprador, pesquise a procedência!

Respeito à regulamentação nacional

A frequência de acidentes em playgrounds é uma realidade preocupante. O Ministério da Saúde registrou 37 mortes e 3.623 crianças internadas em hospitais públicos no Brasil no período de 2008 a 2013, em virtude de ocorrências em parquinhos. Em 2015, foram registrados 575 acidentes.

Portanto, é imprescindível que as empresas fabricantes de playgrounds respeitem as diretrizes elaboradas pela ABNT. Elas definem características importantes, como o correto espaçamento entre as barras e demais elementos, além de determinar a altura máxima dos brinquedos.

Prática da manutenção preventiva em playgrounds da cidade

A manutenção preventiva é um aspecto de extrema importância para a segurança das crianças. Todos os playgrounds em áreas externas ou internas — localizados em zonas urbanas ou rurais — requerem inspeções periódicas.

Submetidos às condições climáticas de sol e chuva, os parquinhos ao ar livre sofrem deterioração natural. O resultado são brinquedos com a tintura desgastada, pregos e parafusos expostos, além de farpas em peças de madeiras. Um perigo só!

Além do mais, o desgaste do tempo pode comprometer as estruturas de sustentação dos brinquedos, expondo os usuários a acidentes ainda mais graves. Busque auxílio: técnicos especializados poderão realizar os serviços de conserto e preservação.

Execução de limpezas regulares

A higienização dos tanques de areia é fundamental no processo de manutenção dos playgrounds da cidade. Há registros da disseminação de micoses, verminoses e outras doenças devido ao contato com o material contaminado. Lembre-se: é preciso manter a areia esterilizada com produtos específicos e realizar desinfecções periódicas.

Para minimizar o acúmulo de sujeira nos parques infantis, deve-se estabelecer regras de utilização. Restringir o porte de alimentos, por exemplo, evitará que os usuários deixem restos de comida sujeitos a apodrecer e atrair animais. Se possível, o tanque de areia deve permanecer coberto nos horários em que o playground estiver fechado.

Cumprimento das normas de acessibilidade

A ABNT também estabelece padrões de acessibilidade em parques infantis. Esse processo inclusivo é fundamental para garantir os direitos de todas as crianças — principalmente as portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida.

Embora não estejam presentes em inúmeros playgrounds brasileiros, os brinquedos adaptados estão sendo fabricados e devem ser disseminados nos próximos anos. Se você trabalha na esfera pública, defenda essa causa!

A segurança das crianças deve estar sempre em primeiro lugar. Medidas como a limpeza e a manutenção preventiva evitarão imprevistos e poderão, inclusive, aumentar a vida útil dos brinquedos. Com responsabilidade, todos poderão construir ótimas memórias nos playgrounds da cidade!

Sua cidade está precisando de novos espaços de lazer? Aproveite e confira agora algumas dicas de gestão sobre o que melhorar no município!

cta-seguranca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!