Escolher piso para playground é coisa séria. Assunto que rende diversos aspectos a serem considerados para que a diversão venha acompanhada de conforto e segurança.
Assim, ao definir que é hora de investir em um playground infantil, o planejamento esbarra na escolha do melhor piso, já que o ambiente ao redor, a escolha dos brinquedos e os cuidados com a absorção de impacto devem ser ponderados.
Por isso, reunimos tudo o que você precisa saber sobre como escolher o melhor modelo de piso para playground. Confira!
Principais fatores de atenção de um piso para playground
Playgrounds são áreas de circulação e atividade, com crianças tomando impulso aqui, testando a força da gravidade ali e correndo de lá para cá entre amigos.
Até por isso, um dos primeiros aspectos a serem considerados é a absorção de impacto — até existe uma norma da ABNT para playgrounds (NBR 16.071/2012). Uma medida que torna a brincadeira mais segura e desgasta menos o solo sob o playground.
O material dos brinquedos também exige atenção, pois alguns possuem compostos que, em áreas internas, emitem odores capazes de afetar a saúde das crianças.
Sem falar na absorção de calor do piso, que pode ser um grande problema em áreas externas e em dias de muito sol. Afinal de contas, o objetivo é atrair a criançada, e não espantá-las da área de lazer, certo?
Funcionalidade e segurança devem sobrepor a estética, portanto, na escolha do piso para playground. Características que você deve priorizar entre a variedade de modelos:
Piso emborrachado
Adequado para áreas externas, pois tende a suportar os impactos e a abrasão natural do produto, além disso, conta com estabilidade química dos seus materiais.
O piso emborrachado também possui fácil manutenção e a qualidade de ser antiderrapante, garantindo firmeza aos pezinhos infantis correndo por todos os cantos.
Piso de grama natural
A grama é uma das melhores opções de absorção de impacto, mas seu rápido desgaste faz com que a manutenção seja constante e que reformas no local estejam frequentemente em discussão.
Além das poças d’água, que são problemas frequentes em dias chuvosos. O que pede a instalação de uma drenagem eficaz para que o playground possa ser utilizado sempre.
Piso de grama sintética
Com versões finas e densas (entre 12 e 20 mm de espessura), a grama sintética se adapta às necessidades que você tiver no piso para playground.
O conforto térmico, entretanto, não é tão benéfico quanto o da grama natural. Até por isso, o piso sintético pode ser idealizado em áreas sombreadas ou playgrounds internos.
Piso de areia, borracha granulada ou lascas de madeira
Conhecidos como material solto, eles possuem peculiaridades específicas, como:
-
Areia: o cuidado maior é com a higiene, já que animais de estimação podem confundir a área de lazer com um convidativo sanitário. Recomenda-se uma profundidade mínima de 30 cm, para absorver o impacto com segurança;
-
Lasca de madeira ou borracha granulada: absorvem bem o impacto, mas demandam um investimento maior, pois eles se espalham facilmente, exigindo a reposição constante (além do cuidado para que as crianças não ingiram esses materiais).
O melhor tipo de piso para playground interno
Em áreas internas, os playgrounds costumam não contar com brinquedos que apresentem riscos de quedas superiores a 60 cm. Assim, convém buscar soluções antiderrapantes e de bom conforto térmico, como:
-
Pisos emborrachados;
-
Pisos de E.V.A;
-
Piso vinílico;
-
Piso de madeira.
Dessa maneira, o piso para playground será uma solução equilibrada entre comodidade, segurança e, claro, toda a diversão que a criançada merece para passar seus dias!
Caso você queira saber mais a respeito de piso para playground, entre em contato conosco e descubra opções personalizadas para o seu empreendimento!