Gerenciar um condomínio é uma tarefa para poucos. É preciso ser muito organizado, e conhecimentos sobre legislação e contabilidade, além de jogo de cintura para lidar com diversas saias justas são habilidades muito úteis e bem vindas para a rotina do novo síndico.
Dentre tantas atribuições e responsabilidades, o síndico precisa pensar nos conceitos e prioridades que serão a base e o norte de sua administração, para que assim tenha muito êxito nessa função.
Se você busca ter sucesso na gestão de condomínio do seu prédio, conheça nossa lista com os 5’Ps com dicas para te ajudar a conduzir uma administração para ninguém colocar defeito!
1. Parcerias
Envolver os condôminos na sua gestão e estabelecer parcerias, dividindo funções e delegando responsabilidades é a melhor forma de realizar uma administração colaborativa onde todos participam. Desta forma, o síndico não termina como o único culpado caso algo não aconteça conforme o planejado.
Por isso, não tente carregar todos os problemas nas suas costas e peça ajuda quando precisar. A responsabilidade de sustentar todas as decisões sobre o futuro do condomínio tem um preço alto. Em uma gestão que valoriza a parceria você consegue compartilhar ideias e, ao mesmo tempo, todos têm clareza do que está acontecendo.
2. Percepção de demandas
Quais são as expectativas dos moradores, o que eles anseiam e que melhorias desejam para o espaço do condomínio? O síndico precisa estar ciente dessas demandas, afinal, seu trabalho é gerenciar a comunidade formada por essas pessoas.
Realize pesquisas para saber o que os condôminos pensam. Uma boa ideia é também fazer uma reunião onde você possa avaliar quais serão as prioridades e o que é inviável no momento.
3. Paciência
Talvez essa seja o seu “P” mais usado, isso porque lidar com pessoas não é fácil e sua rotina será pautada em gerenciar os diferentes comportamentos e personalidades delas. São inúmeros os motivos que dão pano para manga e geram conflitos entre os moradores. Barulhos, animais de estimação e vagas na garagem são assuntos campeões.
Uma comunicação objetiva, honesta, eficiente e, sobretudo imparcial vão te ajudar a não se envolver ou se estressar muito quando estiver mediando uma briga. Porém, para quase todos os casos, você precisará mesmo contar até dez, ter muita calma e serenidade!
4. Prevenção
Prevenir é melhor que remediar, já diz o ditado. Cuidar da manutenção para que ela fica em dia é a melhor forma de evitar problemas maiores e obras custosas.
O sistema elétrico, tubulações, elevadores, entre outros são essenciais e não podem ser interrompidos. Qualquer problema nesses sistemas pode ocasionar em um grande transtorno e um gasto desnecessário.
5. Playground
Brincar ao ar livre é essencial para a saúde e desenvolvimento dos pequenos. Hoje em dia, muitas crianças passam muito tempo em casa ligadas apenas na tecnologia e não fazem exercícios ou tem contato real com outras crianças.
Um playground dentro do condomínio oferece a oportunidade para as crianças terem uma forma saudável de entretenimento em um espaço seguro, para a felicidade dos pais.
Por conta de todos esses benefícios, instalar um playground vai não só valorizar seu condomínio, atraindo novos moradores, como contribuir para o bem-estar dos condôminos.
Na hora de escolher o parquinho ideal, opte por brinquedos produzidos em madeira plástica. Esse material é resistente ao sol, chuva, mudanças climáticas, a umidade e ao ataque de pragas, fungos e outros microrganismos.
Além disso, ele não solta farpas ou lascas, não corrói e oferece uma durabilidade e segurança imbatíveis. Sem contar que são 100% ecológicos, feitos com matéria-prima reciclada. Procure fornecedores confiáveis e certificados para receber os melhores serviços.
Uma gestão de condomínio eficiente é possível e com orientação e informação, os desafios não serão grandes obstáculos e sua administração será um exemplo de sucesso!
Gostou do nosso post? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais e espalhe nossas dicas por aí!