O que faz um bom supervisor escolar?

Você sabe o que um supervisor escolar faz? Bom, o papel desse profissional vem se modificando cada vez mais e já deixou de ser o de um fiscalizador. Com a crescente evolução, os avanços nos sistemas de ensino e as mudanças sociais e políticas ocorridas no Brasil, geraram diversas alterações no setor pedagógico que o supervisor precisa estar atento.

Hoje nossas crianças aprendem muito mais conhecimentos teóricos do que práticos dentro das escolas. Nossos pequenos interagem com outras pessoas, se deparam com culturas diferentes e precisam aprender a lidar com várias questões no dia a dia que não envolvem só a compreensão de português e matemática.

E um supervisor escolar deve acompanhar toda a movimentação que acontece na escola, além disso, é preciso saber criar estratégias para que os alunos possam se desenvolver dentro e fora da instituição, não apenas como futuros profissionais, mas também como cidadãos.

Qual a função de um supervisor escolar?

Sua função é garantir que o processo de ensino-aprendizagem esteja de acordo com o oque foi traçado dentro do planejamento escolar. Antigamente, ele tinha uma função mais hierarquizada perante os professores, já que era visto como um fiscalizador.

Mas este conceito mudou bastante e, atualmente, o supervisor escolar precisa atuar em conjunto com a equipe, não só acompanhando o passo a passo do processo de ensino, com também promovendo mudanças. Sendo assim, sua função é acompanhar, apoiar e dar suporte pedagógico baseado na organização coletiva do trabalho escolar.

E qual seu papel dentro da escola?

O supervisor precisa garantir que todo o professor educativo dentro da escola funcione e dê resultados. Para isso, ele também precisa direcionar a formação dos professores para que ela corresponda  aos padrões exigidos pela escola a fim de alcançar o objetivo almejado.

Como dito anteriormente, o papel do supervisor era visto como o de um fiscalizador das ações dos docentes. Ele tinha o papel de conferir a lista de chamadas, participar dos conselhos de classe e se algum aluno era reprovado, então, era necessário pontuar o erro e entender porque isso ocorreu.

Porém, o que vemos hoje é que esse profissional vem se modificando e se aprimorando. Hoje, um bom supervisor escolar precisa participar ativamente de todo o processo e não somente apontar o erro, esperando que tudo melhore sem uma intervenção em grupo.

E quais as novas tendências pedagógicas?

As escolas já perceberam que olhar os jovens como simples alunos é um erro. Eles são pessoas que enfrentam problemas, que possuem familiares e exercem outras atividades fora da escola. Sendo assim é preciso ampliar o olhar e o supervisor escolar e sua equipe precisam estar preparados para lidar com pessoas complexas e situações adversas.

Por conta desses inúmeros fatores é imprescindível que a escola e sua equipe estejam em sintonia, para fornecer uma ótima infraestrutura para possibilitar a criação de novas soluções para corrigir evasões, indisciplinas e tentar melhorar o que já está bom.

Ter um playground infantil, por exemplo, pode ajudar muito no desenvolvimento de seus alunos, além disso, se torna um grande diferencial para sua escola.

Em resumo, o supervisor escolar precisa estar cada vez mais longe de um cargo inalcançável e mais próximo da equipe. É preciso ver a escola e as pessoas que ali estão na totalidade e tentar encontrar a melhor solução para cada problema.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o papel do supervisor escolar, que tal saber quais são os elementos indispensáveis para uma escola particular?

33 comentários em “O que faz um bom supervisor escolar?”

  1. Roberta Muniz

    Quem é o responsável pelo planejamento escolar?
    Minha Supervisora me pediu pra montar o planejamento da minha turma, repassar pra ela e ela aprova ou não aprova. No meu entendimento, a divisão de disciplinas é obrigação dela e eu adequo minha aulas de acordo com a realidade dos meus alunos, perante o planejamento que ela me passou

    1. Taís Marcondes Machado

      As diretrizes gerais como a divisão bimestral, semanas de provas, feriados, recessos, quantidade de dias letivos, dias de festas, auditórios, reunião de pais e pedagógicas devem ser repassadas pela “supervisora”, os materiais, ou seja os conteúdos que devem ser trabalhados nas disciplinas o professor deve buscar na BNCC e a partir dai montar seu planejamento. O professor é o responsavel pelo planejamento da sala ou turma, o supervisor é o apoio que vc tem dentro da escola.

  2. Ivaldina Araújo Sousa

    Muito bom o texto, bem esclarecedor sobre a função do Supervisor no conexto escolar.

    1. Que bom que gostou, caso queira saber sobre outros temas que ainda não viu por aqui, é só deixar aqui nos comentários e tentamos traze-lo para você!

      1. Zuleide deAbreu Soares

        Boa noite
        O Supervisor escolar pode ficar dentro da sala de aula com o professor ministrando sua aula? Que recebi essa informação, estou querendo saber se é correto?

        1. Leonardo Brentan

          Olá Zuleide, com relação ao supervisor assistir às aulas dos docentes, acreditamos que podem ajudar o desenvolvimento dos professores através da observação, onde, é possível analisar os pontos fortes e os potencializar ou indicar pontos a serem melhorados. Caso o supervisor ainda não esteja sendo visto como parceiro, os docentes podem pedir para outros companheiros lhe avaliarem.

    1. Que bom que gostou Fabiana, quando quiser um conteúdo que não tenha encontrado por aqui… É só escrever nos comentários que buscamos conhecimento para criar aqui.

  3. Suzana Mendes de araujo Machado

    Bom dia.
    Li os comentários e gostei onde se fala da obrigatoriedade do supervisor.
    Preciso muito de material para trabalhar como supervisora nas minhas escolas do F2
    Do município., Tipo sujestoes ideias etc
    Agradeço

    1. Bom dia Suzana, vamos tentar trazer mais conteúdos relacionado à isso. Espero te ver aqui nosso blog para acompanhar 🙂

    1. Olá Rosana, que bom que gostou do contéudo. Esperomos trazer mais assuntos relevantes para vocês 😀

  4. Parabéns a equipe! Tema muito relevante e de relevante eficácia para o processo de ensino/ aprendizagem.

  5. Maria Inêz Perez Bonano

    Gostei muito do conteúdo. Resumido e esclarecedor.
    No próximo ano vou atuar como supervisora pela primeira vez. Preciso de muitas dicas.
    Obrigada!!!

    1. Nonato Corrêa de Almeida

      Muito enfatizado, isso que as faculdades deveriam ensinar, pois ainda não existem disciplinas relacionadas as funções de: supervisor, orientador e coordenador escolar, o que tá faltando para as disciplinas serem inseridas no conteúdo programáticos das faculdades?

  6. Fernanda da Fonseca

    Feliz com o conteúdo deste curso,pois identifico minha prática como adequada. Alguém que caminha junto com os colegas e não à frente.

  7. Um supervisor pode ser alguém que não tem formação em pedagogia? Porque tenho um supervisor, que não tem licenciatura e nem pós em educação, ou em outra formação.

    1. Barbara Araujo

      Ótimo dia Paula! Compreendo as suas preocupações em relação à qualificação do seu supervisor escolar. A qualificação de um supervisor pode variar dependendo das políticas e regulamentações da instituição em questão. Nem sempre é obrigatório que um supervisor tenha uma formação em pedagogia ou educação, embora essa formação seja frequentemente valorizada. Se você tem dúvidas sobre a qualificação do seu supervisor, pode ser útil discuti-las com a administração da escola. Eles podem esclarecer os critérios de seleção e as expectativas para o cargo de supervisor escolar na sua instituição. O importante é que o supervisor seja capaz de desempenhar suas funções de maneira a apoiar o progresso educacional e o bem-estar dos alunos e professores.

  8. Rosilda Perin

    Conteúdo interessante, porem, estarei utilizando como leitura complementar na dissertação do mestrado, Lisboa/PT.
    Att, Rosilda Perin

  9. O papel de um bom supervisor está relacionado na atuação de uma educação de qualidade, onde sempre busca com o auxilio dos profissionais da educação um melhor resultado de ensino-aprendizagem do estudante. Sua função tem um olhar de coordenar, planejar de forma eficaz, levando a importância o papel da escola na comunidade.

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