Se você é síndico e está enfrentando problemas com inadimplência, saiba que não está sozinho. Este é um problema muito comum entre os condomínios, que se agrava em cenários de crise econômica.
Porém, por mais corriqueiro que o problema seja, isso não necessariamente faz com que ele seja fácil de tratar. A inadimplência é um assunto delicado de abordar, mas, ao mesmo tempo, quanto mais moradores em débito, maiores são os desafios do síndico para fazer uma gestão equilibrada e manter os serviços do condomínio em funcionamento.
Resolver o problema da inadimplência no condomínio é imperativo para a saúde financeira do prédio. A ação judicial é uma solução conhecida, porém o síndico pode optar por outras táticas que evitam a burocratização e o agravamento da situação. Confira nosso post e veja algumas maneiras alternativas de lidar com essa questão crítica.
1. Não prolongue a cobrança
Um síndico que está sempre ligado no fluxo de caixa e ciente das contas do condomínio saberá identificar a inadimplência logo em seu início. Assim que verificar o atraso no pagamento, não demore muito para cobrar, ou corre-se o risco de estimular uma dívida crônica e de grandes proporções.
2. Facilite o pagamento
Promova ações que facilite o pagamento das contas do condomínio e evitem a inadimplência. Uma boa opção é oferecer descontos para quem realizar o pagamento em débito automático na conta. Nesse tipo de modalidade, a cobrança é feita automaticamente pelo banco, o que previne atrasos.
Caso o pagamento não seja feito, encontre um meio de viabilizar a segunda via do boleto de forma fácil. Já para os moradores com débito, cabe estudar cada caso e analisar possibilidades de descontos ou parcelamento da dívida. O importante é encontrar soluções para que o condômino possa regulamentar logo sua situação.
3. Conscientize os moradores
A inadimplência afeta as reservas do condomínio e impede que exista a possibilidade de várias melhorias e reformas. Se seu condomínio carece de manutenções, obras na área de lazer e a instalação de um playground, por exemplo, mostre para os moradores que infelizmente esses planos não poderão sair do papel por falta de receita.
Uma prestação de contas transparente e campanhas de conscientização mostram como o dinheiro é gasto e os danos que a falta de pagamentos causa.
4. Não exponha o morador inadimplente
De forma alguma o inadimplente deve ser abordado de forma grosseira ou impaciente, muito menos ter seu problema exposto em público, para que assim não se sinta humilhado e agredido moralmente.
Nunca levante os nomes dos moradores em débito durante reuniões ou em conversas com outros moradores. Faça a cobrança de forma amigável e impessoal (por meio de carta ou e-mail, por exemplo) e não seja insistente nas cobranças. Uma abordagem errada pode gerar um aborrecimento e até uma ação judicial por danos morais.
5. Aplique multas quando necessário
Muitos moradores entram em uma zona de conforto e podem atrasar pagamentos por saber que não existem consequências sérias se não o fizerem. Não deixe de cobrar juros e multa sobre os atrasos para não estimular a atitude inadimplente.
Descontos ou parcelamentos podem ser feitos, dependendo do caso, para dívidas muito grandes ou casos onde o inadimplente já perdeu o controle da situação.
A inadimplência no condomínio é um grande desafio para o síndico e uma pedra no sapato no fluxo de caixa. Todo mundo sai perdendo. Combata esse problema e invista no equilíbrio financeiro do seu condomínio!
Gostou do nosso texto? Conhece mais alguma dica para lidar com essa questão? Se você é síndico, como resolve problemas de inadimplência no seu condomínio? Compartilhe suas ideias com a gente nos comentários!