Brincadeira é coisa séria, principalmente quando o assunto é sobre os playgrounds e a segurança desses ambientes de desenvolvimento saudável para meninos e meninas de todas as idades. Pais e educadores precisam estar sempre atentos para garantir a manutenção e o cumprimento das normas técnicas, que há pouco deixaram de ser facultativas para se tornar obrigatórias, a fim de evitar acidentes nesses locais de diversão da meninada.
De olho na melhora da segurança das crianças e na tranquilidade dos pais, o Comitê de Segurança de Playgrounds da ABNT revisou e publicou novas normas para a categoria.
Quer saber mais sobre as normas ABNT para playgrounds? Confira nosso post e veja, ainda, dicas imperdíveis para evitar problemas de seguranças nos seus equipamentos de playground!
Normas ABNT para playgrounds visam evitar acidentes
Crianças se machucam em parquinhos infantis e isso não é novidade.
Pesquisas apontam que 88% dos acidentes em playgrounds infantis são causados por quedas que acontecem, principalmente, devido a obstáculos que permitem desequilíbrios durante o uso.
As demais lesões são ocasionadas por colisões ocorridas em escorregadores com superfícies inadequadas e com má manutenção, gerando lascas de madeiras e parafusos soltos.
Entenda as normas da ABNT:
-
roscas e parafusos devem ter acabamento de proteção, evitando cantos afiados ou protuberâncias que possam causar ferimentos;
-
as superfícies de todas as partes devem estar revestidas por material protetor, desde que não contenham substâncias nocivas à saúde;
-
cantos e bordas devem ser arredondados;
-
as partes de madeira devem ter acabamento liso, livre de lascas ou farpas;
-
as superfícies destinadas a entrar em contato com os pés devem ser horizontais e uniformes;
-
equipamentos e brinquedos dos playgrounds devem ser separados em áreas segmentadas por faixa etária;
-
a área de circulação ao redor do parquinho deve ser de, no mínimo, 1,5 metro;
-
barras de proteção devem ser instaladas ao redor dos brinquedos para evitar que as crianças corram dentro da área do trajeto dos brinquedos.
Como evitar os acidentes em playgrounds
Playgrounds e parques infantis são adorados pelos pequenos, mas também podem tirar o sono de muito pais e mães mais aflitos. Por isso, não é incomum gestores escolares serem indagados sobre a segurança dos equipamentos.
Para evitar possíveis complicações, tanto com as fiscalizações frequentes, quanto com os pais — com razão — mais cuidadosos, alguns cuidados devem ser observados com o seu playground.
1. Garanta monitoramento e supervisão constantes
Para garantir que a brincadeira seja sinônimo somente de diversão e desenvolvimento intelectual e corporal, é fundamental garantir a supervisão adequada da criançada durante as brincadeiras.
Estima-se que, aproximadamente, 40% dos acidentes em playgrounds e parques infantis acontecem por falta de monitoramento adulto ou supervisão inadequada.
Portanto, é altamente recomendável que essa supervisão envolva tanto os responsáveis pelas crianças (professores, no caso do ambiente escolar) quanto pelo ambiente em que ela se encontra (condomínio, clube, espaço educacional — monitores —, entre outros).
2. Faça uma manutenção periódica nos equipamentos
Além de contar com uma equipe séria que fabrique equipamentos de qualidade, com selos de segurança e que atenda às normas ABNT para playgrounds infantis, é indispensável investir em manutenções periódicas para garantir a segurança das crianças que usufruem do espaço.
Para tanto, deve ser feita a limpeza geral dos brinquedos, bancos e pisos e grama existentes no entorno. Observe a necessidade do conserto de algum equipamento: lascas, parafusos, roscas ou superfícies avariadas que precisem de reparos.
Essa vistoria deve acontecer, pelo menos, 2 vezes por semana, para garantir a integridade do mobiliário como um todo.
Faça um plano de substituição dos equipamentos
Nada dura para sempre. E, com o playground não é diferente. Fazer um plano de substituição dos equipamentos e do aparato técnico é muito importante para manter o playground sempre novo e seguro, afinal seja a madeira, ferro ou o plástico, a vida útil é limitada, sendo preciso planejamento para a renovação de tempo em tempos.
Escolher uma empresa que, visando a qualidade e segurança, oferece playgrounds certificados e dentro das normas e padrões estabelecidos por órgãos competentes é o primeiro passo para garantir um espaço de desenvolvimento motor, social e intelectual da criançada, sem nunca se descuidar da segurança.
Agora que você já sabe a importância das normas ABNT para playgrounds, conheça os playgrounds do Aquarela Parques!
Qualquer cidadão pode sinalizar um playground público, em más condições para uso e com riscos evidentes para seus usuários, inclusive crianças? Há algum impedimento legal?
Olá Claudio.
Qualquer cidadão pode sinalizar, os parques públicos são exatamente para os moradores da região. A pessoa que prestar a queixa só tem que ser maior de 18 anos.