Gerir uma escola não é uma tarefa muito simples. Há diversos pontos que devem ser analisados constantemente e fatores que precisam ser levados em consideração. E, entre tantas coisas, é necessário saber lidar com um grande número de pessoas.
Mas mesmo mesmo que você seja criterioso em relação aos cuidados com a sua instituição, a gestão escolar pode não estar indo muito bem.
Você percebe que a escola já não consegue captar tantos alunos quanto gostaria, que os números já não estão tão bons como antes e que o trabalho em equipe deixa a desejar.
Mas, o que está errado, afinal de contas? Qual é o problema? Vamos passar agora algumas dicas que podem ser bem úteis para você identificar a situação e solucioná-la. Portanto, fique ligado!
1. Melhorar as reuniões com os pais
Como é feita a reunião de pais na sua escola? Eles conversam apenas com os professores ou também com a coordenação e a direção do colégio? Como essa reunião é realizada? Será que ela está realmente sendo eficaz?
É sempre bom observar esse ponto tão importante, porque é nas reuniões que os pais costumam participar de forma mais ativa da vida dos filhos na escola.
Por exemplo, uma situação que precisa ser eliminada é quando a abordagem do professor possui um tom que incentiva a punição do aluno, e não a melhora dele.
Crianças e adolescentes em sala de aula podem não ser muito fáceis de controlar. Eles estão sempre cheios de energia e podem estressar os professores.
E o que estes fazem? Tentam descontar todo esse aborrecimento falando para os pais como o comportamento do filho deles é ruim usando de um tom bastante pejorativo. Se isso estiver acontecendo, reúna-se com o corpo docente e pontue o que precisa ser modificado.
Mostre como deve ser feita a abordagem com os pais e como os professores podem informar a eles que uma maior participação dos adultos na vida escolar do filho é essencial.
O resultado disso será uma melhora considerável em sala de aula e também nas notas.
2. Ampliar o espaço para sugestões
Quando o assunto é escola, todos devem participar: professores, coordenadores, funcionários de serviços gerais, monitores, profissionais terceirizados, pais e alunos.
É muito importante conseguir um pouco da visão de cada um dos envolvidos com a instituição. Mostre que a opinião das pessoas é muito importante. Afinal de contas, você pode conseguir ideias incríveis a partir dessa atitude.
Você pode aproveitar a reunião de pais e professores para deixar uma caixinha de sugestões logo na entrada ou saída do local e também pode se reunir com a equipe interna para ouvir o lado de quem a compõe.
O ideal é que as pessoas possam escrever as sugestões sem serem identificadas. Assim, elas se expressarão de forma mais espontânea.
3. Motivar os alunos
A motivação é um sentimento muito importante para qualquer ser humano, principalmente quando falamos de jovens.
Para muitos, os estudos pode ser uma atividade tediosa e chata. Essa visão precisa ser modificada: a equipe gestora deve achar meios para incentivar os estudantes dentro da sala de aula.
E fora dela, uma forma de aumentar a motivação dos jovens é utilizando um playground infantil para aumentar a interação entre os alunos.
Ter um local seguro onde os alunos possam conversar livremente é uma ótima forma de melhorar a integração e, consequentemente, o desempenho deles dentro da instituição.
Viu como identificar problemas e melhorar a sua gestão escolar pode não ser complicado?
Agora, o melhor que você pode fazer é compartilhar as dicas de hoje com os seus colegas usando as redes sociais!