Animais de estimação em playgrounds: 8 cuidados importantes

A hora do passeio com animais de estimação em playgrounds e parques é um momento especial de interação entre o pet e seu dono. No entanto, para que esse momento seja realmente agradável e saudável para todos, é preciso tomar alguns cuidados essenciais. Veja a seguir quais são eles:

1. Mantenha o animal na coleira

Alguns donos de animais sentem dó de mantê-los presos à coleira, pois querem que eles corram soltos e se sintam livres. Porém, a coleira é a melhor forma de proteger o cão contra os perigos que o mundo exterior oferece.

Eles agem por instinto e, mesmo que treinados, podem acabar vendo algo que seja irresistível. Nesse caso, vão correr ao encontro do que esteja chamando sua atenção, o que pode resultar em atropelamentos ou conflitos com animais estranhos

Por causa desses e outros riscos, mantenha-o sempre na coleira junto a você. Tenha também o cuidado de escolher um modelo que seja ao mesmo tempo confortável para o animal e funcional para você: nunca opte pensando apenas na beleza.

2. Tenha controle da situação

Alguns animais ficam muito ansiosos quando chega a hora de passear, e é quando vemos aquelas situações onde os animais de estimação parecem estar levando os donos para passear, e não o contrário.

É preciso manter o animal sob controle, e isso começa logo na hora de sair de casa, não deixando que ele saia correndo carregando tudo. Faça-o esperar e sair tranquilamente. Na rua, mantenha-o junto a você, e se ele tentar andar mais rápido e te arrastar, pare e espere ele se acalmar para só então voltar a caminhar.

3. Recolha as fezes e descarte-as adequadamente

É natural que os animais de estimação em playgrounds ou parques se sintam bem à vontade para fazer suas necessidades. Por isso, saia de casa levando saquinhos para fezes, pazinhas e outros apetrechos que você costuma usar para recolher a sujeira dele.

Nunca deixe os dejetos para trás, afinal você estará contribuindo para contaminação das vias públicas, além disso uma grande falta de respeito com as outras pessoas que caminham por ali, as crianças que brincam no espaço e até mesmo os outros animais.

O descarte também deve ser feito de forma adequada. Não em cantinhos ou nos pés das plantas e árvores: jogue sempre no lixo.

4. Tenha cuidado com outros animais

Levar animais de estimação a playgrounds e parques para passear é um hábito bastante comum. Por isso, o seu pet precisa aprender a conviver com os animais estranhos. Aqui, a coleira é essencial para evitar brigas e as famosas corridas em disparada.

Qualquer comportamento estranho ou agressivo do seu animal deve ser controlado. As paradas para que ele se acalme são uma forma de fazer isso, bem como limitar a coleira para que ele não tenha espaço para avançar ou correr.

5. Não descuide da saúde do seu pet

É muito importante que você não se esqueça que, ao levar seu bichinho para passear, ele também pode sentir as agressões do clima. Por esse motivo, é essencial ter cuidado com a saúde dele nesses passeios.

O cachorro sofre com a radiação solar, mas no mercado você facilmente encontra protetores solares específicos para animais que vão proteger as orelhas, o focinho e as patas. Esse produto também é indicado para animais com pele clara, cachorros albinos ou com pelos muito claros.

Não se esqueça de levar água para seu animal, pois ele, assim como as pessoas, precisa ser hidratado durante os passeios.

Os animais de pelo longo precisam receber tosas mais curtas nos meses quentes para que os passeios não elevem a temperatura corporal a níveis perigosos.

6. Escolha um horário ideal

Os passeios com animais de estimação em playgrounds devem ser feitos nos horários em que o sol está menos intenso, o que acontece antes das 10 horas e depois das 16 horas.

Esse cuidado é muito importante porque os cães não possuem glândulas sudoríparas como os humanos para controlar o calor corporal, e o sol quente demais poderá causar hipertermia.

Além disso, andar no chão quente machuca as patas do animal, causando queimaduras graves. Elas não se manifestam na hora, mas sim alguns dias depois e judiam (e muito!) do bicho. Mesmo nos horários de menor incidência solar, se o chão estiver quente, é sempre recomendável caminhar com ele na sombra.

7. Respeite o tempo do animal

Passeios curtos ou longos com seu animal de estimação são determinados segundo as particularidades de cada raça e cada animal. Alguns precisam de mais tempo para gastar toda a sua energia; outros, como as raças menos ativas, animais idosos e sedentários, se cansam facilmente, encurtando a duração dos passeios.

Fique atento sempre que sair com ele. Observe se ele não está ofegante, relutante e caminhar ou salivando demais. Nesse caso, pare e deixe-o descansar, depois volte para a casa devagar. Outra boa dica é conversar com o veterinário para que ele possa indicar o tempo certo para o seu animal.

É também preciso respeitar o tempo do bicho para ele ser bicho. Ao levar animais de estimação em playgrounds e outros passeios a céu aberto, eles querem cheirar as coisas, marcar território e se relacionar com outros animais. Isso é saudável para eles, ajudando a aliviar o estresse e prevenindo a depressão. Deixe-o exercitar seus instintos sempre que sair com ele e você terá um pet ainda mais feliz dentro de casa.

8. Não saia com animais doentes

Nossa última e muito importante dica é nunca sair de casa se o seu animal estiver adoentado. Nesse caso, você coloca a saúde dele, das pessoas ao redor e de outros animais em risco.

Estando com a saúde debilitada, o seu animal fica mais sujeito a implicações e contágios com outras doenças. Exceto quando o veterinário libera essa prática como parte do tratamento, tais passeios podem agravar o seu estado.

Os animais doentes também podem ser disseminadores de doenças, então evite sair com ele, especialmente se estiver com algum problema contagioso.

Esses cuidados ao levar animais de estimação em playgrounds vão proteger o seu amigo e também ajudarão a manter a saúde e a boa vivência nos espaços públicos. Por isso, esteja sempre atento a eles para agir com responsabilidade.

Gostou do artigo? Assinando nossa newsletter, você pode conferir conteúdos como esse em primeira mão. Venha fazer parte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!