Não existem manuais que expliquem como educar uma criança, mas, muito embora alguns pais digam que não gostariam de ter instruções exatas sobre a melhor forma de ensinar, algumas situações criadas pelos filhos deixam os pais completamente sem respostas.
Mas a verdade é que a responsabilidade de educar uma criança também traz novos aprendizados para os pais. Buscar ideias, conselhos de especialistas e até dicas de outros pais mais experientes faz parte deste processo de evolução.
Pensando nisso, reunimos neste post dicas com uma pitada conhecimento de especialistas no assunto e outra de pura vivência de pais que já aprenderam alguns truques. Acompanhe!
Mostre a importância de ter uma rotina
Além de ter uma rotina de compromissos e hora de brincar, a criança precisa entender os benefícios dessa organização.
A rotina proporciona a segurança em saber o que será feito em cada horário, estar emocionalmente preparado para as atividades e, por consequência, ter a possibilidade de planejar seus tempos livres nos playgrounds e áreas de integração com amigos.
Com horários e tarefas determinadas, a criança é estimulada a tomar atitudes de forma independente, conhecendo, aos poucos, suas próprias capacidades e limites.
Sempre dê carinho e atenção de qualidade
Apesar de parecer muito óbvio sugerir que pais deem carinho aos seus filhos, entender como o afeto é fundamental no processo de educação é muito importante. Ao receber constantemente carinho e atenção, a criança deixa de recorrer às famosas pirraças para chamar atenção dos pais.
A rotina dos pais é cada vez mais intensa, mas dedicar momentos de qualidade e amor para os filhos garante que eles não se lembrem apenas dos momentos de repreensão e, inclusive, contribui para que eles reajam melhor nessas situações.
Eduque sem culpa e dentro de suas limitações
Alguns pais tentam suprir suas ausências com presentes e uma incrível permissividade, mas o melhor presente para uma criança é justamente uma boa educação.
Ao compreender que seus pais estão lhe oferecendo o necessário e possível, a criança começa a entender o valor das coisas e o esforço que é preciso fazer para conquistá-las, mesmo que isso signifique a ausência dos pais em alguns momentos.
Seja claro nas orientações
“Combinados”. Essa é a ferramenta ideal para que as crianças compreendam que suas ações podem ter consequências boas ou ruins. Quando as orientações para os “combinados” são claras, elas aprendem a respeitá-las para não sofrer as consequências da desobediência.
Mas se estas orientações são confusas ou os pais voltam atrás quando elas são descumpridas, esse método não surte seus efeitos no processo de aprendizagem.
Um bom exemplo disso é quando os pais informam que as crianças devem guardar seus brinquedos antes de ir para um passeio ou descer para brincar no playground. Se elas demoram para guardar ou não o fazem, devem ter sua recompensa cancelada ou adiada para vivenciar as consequências de seus atos.
Pergunte a seu instinto como educar uma criança
Existem diversos livros, teorias e métodos de ensino, mas cada família tem suas particularidades. Conhecer cada uma dessas formas de educar e se inspirar nelas pode ser um caminho, mas usar o instinto para adaptá-las à sua criança e suas necessidades também faz parte do processo.
Permita que explorem seus limites
Educar uma criança não significa torná-la adulta, mas dar base para que ela cresça de forma segura e saudável.
Deixá-la experimentar seus limites, viver experiências da sua idade sem intervenções e, principalmente, brincar é muito importante para que a infância dela seja tão divertida quanto enriquecedora.
Crianças também precisam de espaços de interação com outras crianças. Espaços que estimulem o lado lúdico e as façam viver plenamente, longe de televisores e jogos eletrônicos.
No final das contas, os pais constroem juntos com cada filho o próprio manual sobre como educar uma criança, com tópicos infinitos e vários ajustes ao longo da escrita. Mais interessante ainda, esse manual também é construído com outro objeto de análise: como desenvolver as habilidades para se tornar bons pais!
Com certeza todos possuem uma lição aprendida depois de ter se tornado pai ou mãe, não é mesmo? Então deixe um comentário e compartilhe com a gente o que seu filho ensinou a você!
Muito interessante bastante instrutivo