7 dicas para reduzir os custos da escola

Manter uma instituição de ensino apresenta custos bem elevados. São gastos com o salário dos professores, manutenção dos equipamentos de sala de aula, gastos com o marketing, funcionários e também com a área de lazer para os alunos, além, é claro, de outros que aparecem no meio do caminho. Por todos esses motivos é que resolvemos fazer esse post e te ajudar a reduzir os custos da escola com eficiência e eficácia.

Como reduzir os custos da escola

1. Não desperdice papel

Sabe aqueles informativos e comunicados que são encaminhados aos pais, alunos, professores e funcionários? Você pode aproveitar a internet e encaminhar tudo por e-mail ou em forma de mensagem. É muito mais prático e você ainda economiza muito papel, além de ajudar o meio ambiente.

Outra solução também é fazer com que alguns deveres de casa possam ser encaminhados por e-mail. Por exemplo, um texto ou mesmo um exercício de múltipla escolha em formato digital. Hoje em dia existem diversos recursos na rede que permitem fazer isso sem um custo elevado.

2. Tenha funcionários satisfeitos

Fazer com que as pessoas que trabalham na sua empresa se sintam satisfeitas é uma excelente forma de economizar. De que forma? Cada vez que alguém novo entra, outras pessoas da equipe precisam parar mais vezes o trabalho para explicar como tudo é feito para quem está chegando agora. Esse comportamento acaba atrasando o serviço e a produtividade.

Além do mais, será necessário refazer vários treinamentos para esse único funcionário. Com isso, você acaba tendo custos desnecessários.

3. Use a abuse da tecnologia

As novas ferramentas que vêm surgindo no mercado ajudam a tornar o trabalho mais rápido de forma eficiente. Portanto, tudo o que você puder usar de tecnológico dentro da sua escola é uma boa opção. Uma ótima ferramenta para reduzir os custos da sua escola é usar um software de gestão, por exemplo.

4. Comunique-se

Toda empresa precisa ter um canal de comunicação para entrar em contato com pais, fornecedores e outros. Mas isso não significa que a sua conta de telefone tenha que ser de tamanho quilométrico.

Existem vários pacotes que as operadoras costumam fazer e com um custo-benefício excelente. Você pode contratar um valor fixo, por quantidade de minutos ou levar em consideração outros fatores para contratar o seu plano.

5. Poupe energia

A energia elétrica é uma conta bem pesada para a escola. É um gasto mensal que pesa no bolso, mas que também pode ser reduzido. Por exemplo, deixe para ligar o ar-condicionado nos momentos mais quentes do dia, enquanto isso, abra as janelas. Troque as lâmpadas e use as de LED que possuem maior vida útil e são mais eficientes.

Outra alternativa para economizar energia é realizar mais atividades ao ar livre, no pátio ou na quadra da escola, preferencialmente em locais cobertos. Faça um planejamento e organize-se para implementar essas novas medidas.

6. Mantenha a qualidade

Acima de qualquer coisa, a qualidade é primordial. Mexer nos serviços para reduzir custos e perder o bom atendimento acaba empurrando os prejuízos para o futuro.

7. Invista em madeira plástica

Playground para as crianças são essenciais para qualquer escola e a madeira plástica é um material que apresenta elevada resistência e sustentabilidade. Além disso, é um material que não atrai muitos micro-organismos nocivos como os fungos já que ele não absorve umidade.

Além disso, não solta farpas, sendo muito mais seguro para os alunos e também exige pouca manutenção e também não é necessário realizar mais pinturas já que o material já vem na cor desejada e não descasca.

Agora compartilhe com a gente quais são as outras opções para reduzir os custos da escola que você conhece!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!