Com tantas opções por aí e a concorrência cada vez mais acirrada, atrair clientes é uma missão árdua para a maioria dos empresários. No segmento gastronômico não é diferente! Novos estabelecimentos com os mais variados conceitos surgem a todo momento. Então, como sobreviver nesse mercado tão implacável?
No post de hoje, mostraremos 6 estratégias que podem ser adotadas para atrair clientes e fidelizá-los para seu restaurante. Acompanhe!
1. Lugar agradável
São tantas as opções para a escolha dos consumidores, que, geralmente, a primeira impressão é a que fica. E ela começa por onde? Pelo ambiente, é claro!
Decoração, cores, luzes, mobiliário, conforto. Todos esses aspectos influenciam neste primeiro momento, o da descoberta. E ele é fundamental para atrair clientes, pois, assim como os clientes, você também certamente procura por um ambiente agradável, aconchegante, bem ventilado e limpo quando pensa em sair para comer.
2. Cardápio diferenciado
Não basta ter um restaurante em um ponto bem localizado e com um ambiente agradável. O que mais ele oferece de novo, de diferente, para despertar o interesse e atrair clientes?
Para ter sucesso, seu cardápio é peça fundamental! Fuja da mesmice e use sua criatividade para oferecer prato originais e diversificados. Um menu kids e até baby, com sopas e purês para bebês, pode ser a cereja do seu bolo. E não se esqueça das sobremesas voltadas especialmente para a criançada!
3. Espaço kids
Muitos restaurantes, e até mesmo os bares, estão apostando em espaços diferenciados, totalmente voltados às crianças, para atrair clientes e conquistar, sobretudo, famílias com filhos pequenos.
Nesses locais, parquinhos infantis, zona de jogos, brinquedotecas e ludotecas, acompanhados por um monitor responsável, fazem a alegria das crianças e tranquilizam os pais, que conseguem comer, conversar e se divertir relaxados.
4. Atendimento personalizado
Lidar com os pequenos não é fácil! Mas muitos episódios negativos e incidentes podem ser minimizados ou evitado desde que sua equipe seja bem treinada e capacitada para prestar um atendimento personalizado e voltada especialmente para esse tipo de público.
Além de minimizar riscos, seus funcionários também precisam estar preparados para gerenciar situações adversas, como choro, machucados, vômitos, necessidades fora de hora e crianças correndo de um lado para o outro. Pode até não parecer, mas os pais ficarão bastante gratos!
5. Ofertas especiais
Quem não gosta de uma boa oferta? Oferecer atrativos extras, como descontos, benefícios e pontos são excelentes estratégias para fidelizar clientes. Criar este tipo de vínculo com seus consumidores é fundamental para que eles voltem mais vezes ao seu restaurante.
Abuse da sua criatividade para lançar promoções ou criar campanhas de pontos: “a cada dez refeições, ganhe uma por conta da casa”; “a cada x pontos acumulados, troque por uma caneca infantil personalizada ou um bicho de pelúcia”. Use a imaginação!
6. Divulgação
Para atrair clientes, ideias boas não bastam! Mas de que adianta todos essas estratégias, se as pessoas nunca ouviram falar sobre o seu restaurante? Elas precisam ser atingidas por propagandas! Por isso, seu restaurante precisa ser divulgado no maior número de mídias possível. Hoje, a internet e as redes sociais cumprem muito bem esse papel, de forma rápida e com um custo pequeno. Invista nisso!
Agora é com você, meu amigo! Planeje passo a passo cada aspecto de seu estabelecimento e suas ações, sempre com antecedência, para colocar tudo em prática com perfeição.
E nunca se esqueça: cada particularidade e atitude são importantes, pois cada cliente a verá sob um ponto de vista diferente. Por isso, não descuide de nada! Mãos à obra e boa sorte!
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Muito bom!
Excelente, mais não é fácil atrair cliente qualificado