5 sinais de que você precisa reformar o playground para crianças

Para promover segurança e bem-estar, a instalação ou a reforma de um playground para crianças em seu condomínio pode ser uma solução divertida e saudável. Além de combater o sedentarismo e o isolamento das crianças, ele evita também o uso excessivo das tecnologias entre os pequenos, natural nos dias atuais, e promove a interação social.

Aos pais, um alerta: a criança precisa desenvolver experiências dinâmicas e saudáveis desde os primeiros anos de vida. Afinal, a fase de crescimento infantil é um momento para aprender novas atividades e, claro, brincar.

No artigo de hoje, apresentaremos 4 sinais de que as crianças precisam de novos hábitos no cotidiano e a importância de um parquinho para o desenvolvimento físico e cognitivo durante a infância. Acompanhe e veja se é hora de reformar o playground do seu condomínio!

1. Muita tecnologia e pouca brincadeira

A gente sabe que as tecnologias estão cada vez mais presentes na rotina das pessoas. E, com as crianças, não é diferente: além de passarem muitas horas em frente à televisão, a internet e os jogos de videogame agora ganham espaço em outros suportes, como smartphones e tablets, o que permite aos pequenos uma conexão contínua com essas ferramentas.

Em meio a essa situação, os pais devem estar em alerta para o isolamento social e a falta de prática de atividades ao ar livre, que são essenciais para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais.

Outra atenção deve ser em relação à saúde da criança, que pode apresentar alterações no sono, limitação dos movimentos – ou riscos pelo movimento repetitivo – e excesso de exposição à radiação gerada pelos aparelhos eletrônicos. 

Por isso, a instalação de um playground para crianças torna-se uma boa opção para oferecer novas formas de lazer e aprendizado. Além disso, ao se desconectar dos aparelhos eletrônicos, a garotada tem a oportunidade de criar maior interação com os pais, os amigos e os vizinhos.

2. Crianças cada vez mais tímidas

Seja por traços genéticos, pela dependência ou, até mesmo, pelo ambiente familiar, a timidez é algo comum na infância, mas que pode ser combatida por meio da socialização dos pequenos com o mundo.

Para se ter uma ideia, uma criança muito tímida pode apresentar baixa autoestima e insegurança em se dedicar às atividades do cotidiano, como ir à escola, por exemplo. Nada legal, não é mesmo?

Por serem o principal elo com as crianças, os pais devem oferecer estímulos por meio de programas culturais e de lazer, como o cinema e o teatro. Outra iniciativa deve ser a de colocá-las em contato com os coleguinhas, o que tende a promover maior integração social. Nesse sentido, um playground para crianças em seu condomínio pode ser um espaço seguro, recreativo e confortável para elas.

3. Falta de atividade física no dia a dia

Além da timidez e do uso em excesso dos aparelhos eletrônicos, a falta de atividade física tende a gerar sedentarismo, cansaço e muito desânimo nas crianças.

Por isso, as atividades ao ar livre tornam-se essenciais para toda a vida, pois podem auxiliar no contato com a natureza e na absorção da Vitamina D, importante nutriente para a manutenção e o desenvolvimento ósseo.

Você sabia que a prática de esportes e a realização de brincadeiras podem melhorar até o rendimento escolar? É verdade: individual ou coletiva, a atividade física auxilia na ativação da memória e propicia maior bem-estar psicológico e emocional ao longo da vida. Além disso, esse movimento contribui para o desenvolvimento das potencialidades, o que traz benefícios à saúde e maior qualidade de vida.

Como as crianças precisam ser estimuladas para se movimentarem e gostarem das atividades físicas, a instalação ou a reforma do playground pode ser um grande aliado nessa mudança, já que promove e estimula movimento, motivação e diversão para a criançada.

4. Dificuldade de aprendizado

A dificuldade em aprender cores ou em realizar trabalhos de coordenação motora, bem como a falta de persistência e o excesso de ansiedade, são alguns sinais de que a criança precisa de maior cuidado e atenção. Mas já parou para pensar que essas limitações podem ser trabalhadas por meio de novas atividades?

É isso mesmo: envolver  a criança em leituras, contação de histórias, esportes ou brincadeiras tende a melhorar as limitações em relação aos aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais, que são refletidos diretamente na capacidade de aprendizagem e no desenvolvimento humano.

Além de buscar apoio especializado, os pais devem também propiciar uma rotina mais dinâmica para os pequenos. Em um playground, por exemplo, a criançada é estimulada em sua criatividade e nas habilidades motoras, como a noção de espaço, velocidade e tempo. Além disso, no contato com outras crianças, são desenvolvidas noções de perspectiva, trabalho em equipe e cooperação.

5. Necessidade de brincar, aprender e interagir: um playground para crianças pode ser a solução!

Como dissemos até aqui, as atividades físicas e principalmente as brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento dos pequenos. São ações que não podem ser subestimadas pelos pais, pois o brincar é uma das primeiras formas de a criança se relacionar com o mundo ao seu redor.

Além de resgatar a essência da infância, é brincando que a criança estimula a sua imaginação, faz a descoberta de novas texturas, cheiros, cores, sons e sabores. Ao correr, sorrir e pular, ela também tem a oportunidade de construir, expressar as emoções e aprender. Tudo isso pode ser refletido em sua capacidade de se relacionar com os problemas, como também oferecer soluções no cotidiano.

Vale lembrar que os pais precisam determinar um horário, durante o dia ou a semana, para as crianças se divertirem. Também é importante fazer parte desse momento de recreação, o que tende a aumentar o vínculo e a confiança entre pais e filhos. Em um playground em seu condomínio, por exemplo, vocês terão a comodidade de um espaço seguro e divertido bem próximo de casa.

Esperamos que o artigo de hoje tenha oferecido a você, pai ou mãe, boas ideias sobre a importância de um playground para crianças no estímulo e no desenvolvimento de seus filhos. Que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais, para que os amigos e os vizinhos também adotem agora mesmo essa ideia?

cta-seguranca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!