4 mitos de playground infantil que você precisa parar de acreditar

O playground infantil continua sendo a melhor alternativa para reunir e proporcionar momentos divertidos para crianças. No entanto, diante das inovações tecnológicas, como videogames e smartphones, o uso desse tipo de brinquedo tornou-se pouco comum na rotina dos nossos filhos. Além disso, vários mitos sobre segurança, benefícios e qualidade preocupam principalmente os pais.

Ao contrário do que muitos pensam, o playground infantil oferece um ambiente de socialização entre as crianças. Esse tipo de experiência é de extrema importância pois, além de proporcionar momentos de descontração, estimula o desenvolvimento de habilidades que não poderiam ser descobertas na frente de uma TV, por exemplo.

Por esse motivo, se você ainda não está convencida dos benefícios que o playground infantil pode trazer para o seu filho, confira no post de hoje quais são os mitos sobre esse brinquedo que você precisa parar de acreditar agora mesmo!

Não oferece benefícios

Um playground proporciona à criança o desenvolvimento de diversas habilidades e competências, como coordenação motora, equilíbrio e noções de tempo e espaço, por exemplo.

Além disso, os brinquedos também estimulam a imaginação dos pequenos e a diversão ao ar livre, deixando essa atividade ainda mais saudável.

O playground infantil não é um brinquedo seguro

Qualquer tipo de brinquedo precisa seguir as normas de segurança determinadas pelo Inmetro. Por isso, antes de permitir que seu filho utilize o playground, é indicado fazer uma inspeção a fim de verificar se existe um selo comprovando a segurança — estas etiquetas poderão ser identificadas nas cores azul, amarelo e preto.

É importante, ainda, verificar qual a idade recomendada para o uso e cuidar da manutenção para preservar o bom estado do brinquedo. Seja na sua casa ou em um parquinho infantil público, fique atento a esses detalhes e comunique aos responsáveis caso ocorra alguma avariação.

É pouco confiável

Você sabia que muitos playgrounds são fabricados com madeira plástica, ou seja, um material sólido e confiável como a madeira, mas produzido a partir da reciclagem de outros plásticos? Isso aumenta a durabilidade dos brinquedos.

Por serem feitos de um material ecológico, eles ajudam a reduzir os impactos no meio ambiente, são resistentes ao calor, à chuva e à umidade e não oferecem o risco de soltar ferpas ou apresentar rachaduras.

Claro que você pode encontrar brinquedos feitos de outros materiais, porém, lembre-se de que o elemento principal continua sendo o selo do Inmetro.

Só é recomendado para maiores de 3 anos

Diversão não tem hora ou idade, por isso existem diferentes tipos de playground para cada fase da infância, inclusive para bebês. Se sua intenção é estimular o desenvolvimento de habilidades em uma criança, basta procurar uma opção adequada à idade. É possível encontrar no mercado tamanhos variados, assim como modelos de brinquedos específicos para atender às necessidades dos pequenos.

E então, você já derrubou os mitos sobre o playground infantil que circulavam em sua cabeça? Não deixe de compartilhar esse post em suas redes sociais e ajude outras pessoas a compreenderem sobre a importância desses brinquedos na vida das nossas crianças!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!