A adaptação de novos alunos é uma tema recorrente em colégios que buscam promover uma interação mais espontânea e simplificada entre os estudantes, a fim de melhorar os aspectos social e acadêmico daqueles que frequentam a instituição.
Contudo, essa nem sempre é uma tarefa fácil e requer atenção e cuidados especiais da escola. Por essa razão, reunimos 4 dicas que facilitarão esse processo e promoverão um ambiente muito mais integrado. Confira!
1. Faça apresentações entre alunos e professores
A cada início de ano letivo, os alunos veteranos chegam ao colégio já cientes de sua estrutura, conhecem seus professores e estão habituados aos seus colegas de sala. Porém, os novatos estão desambientados e encaram um novo mundo repleto de rostos desconhecidos.
Uma forma de tornar a escola um ambiente mais acolhedor e agradável para esses estudantes é estimular as apresentações entre a classe e o corpo docente durante as primeiras aulas. Dessa forma, é possível conhecer melhor cada criança, incluindo o que ela espera da nova instituição, além de fazê-la se sentir bem-vinda.
2. Promova trabalhos em grupos
Além das apresentações, outra forma de facilitar a adaptação de novos alunos é promover trabalhos e atividades extracurriculares em grupo. Com isso, os estudantes recém-chegados podem interagir com seus colegas de maneira mais flexível, sendo encorajados a lidar com pessoas diferentes, a se comunicar, a desenvolver suas características sociais e a tomar decisões em grupo enquanto realizam diferentes deveres.
Atividades coletivas também promovem a autoconfiança, o respeito mútuo e a prática da tolerância entre visões de mundo e personalidades distintas.
3. Inclua os pais no processo de adaptação de novos alunos
Incluir os pais no processo de adaptação de novos alunos é uma alternativa importante. Afinal, muitas crianças hesitam em admitir para professores e demais profissionais da escola que não estão se integrando como gostariam.
Contudo, os responsáveis por esses estudantes podem fornecer uma avaliação mais abrangente e honesta sobre o que está dificultando essa transição e como o colégio pode ajudar essas crianças de forma mais eficiente.
Por isso, realize alguns encontros e também reuniões no início do ano letivo para que esse diálogo seja construído e, é claro, anote as sugestões de pais e responsáveis.
4. Prepare o ambiente escolar com espaços de interação
A adaptação de novos alunos é um processo que não deve se restringir apenas à sala de aula. Na realidade, o colégio, como um todo, deve fornecer um ambiente propício a essa fase, permitindo a interação entre estudantes novatos e veteranos.
Uma forma eficaz para isso é disponibilizando um playground infantil, porque, além da área de lazer ao ar livre, o brinquedo permite o convívio entre as crianças e estimula o desenvolvimento social infantil. Assim, os pequenos aprendem a cooperar, a dividir e a integrar-se com os demais durante a diversão, socializando-se e deixando a barreira da timidez de lado.
Como você pôde perceber, é possível transformar a adaptação de novos alunos em uma etapa mais positiva e satisfatória tanto para os estudantes quanto para o colégio. Para isso, é necessário preparar o ambiente escolar tanto em nível estrutural quanto profissional para acolhê-los e fazê-los se sentir bem-vindos.
Se você gostou deste post e tem outras dicas sobre o assunto, não se esqueça de deixar o seu comentário!