Quando fazer a manutenção em playground para crianças?

depositphotos_1021834_m2015.jpg.jpeg

Crianças adoram ter um lugar para brincar não é mesmo? Mas como muitas delas ainda não possuem o discernimento necessário para saber o que é ou não perigoso, é preciso levá-las a um local que seja divertido e também seguro. Por causa disso o playground para crianças deve manter uma certa frequência na manutenção.

É muito comum ter esses playgrounds em condomínios, praças públicas, colégios ou espaços próprios para as crianças, como em algumas creches, por exemplo. A manutenção precisa ser realizada de tempos em tempos para minimizar os riscos de acidentes.

Os tipos de inspeções

Rotineira

Todo cuidado é pouco. Portanto, é preciso fazer uma vistoria para evitar alguns problemas e também para evitar os existentes. Existe um tipo de inspeção que deve ser mais rotineira, de preferência, todos os dias. Ela serve para averiguar os problemas mais óbvios como objetos que estão quebrados ou mesmo atos de vandalismo que costumam acontecer no playground de praças.

Registrada

Esta deve ser realizada de 3 em 3 meses para averiguar problemas de desgaste dos materiais próprios do tempo. Por exemplo, corrosão, deterioração, ressecamento e rachaduras. No entanto, um playground que esteja próximo de praias pode ter um intervalo de tempo menor, já que nesses ambientes as peças costumam se desgastar mais rapidamente.

Certificada

E, por fim, mas não menos importante, a inspeção certificada que é realizada pelo próprio fabricante dos produtos ou pelo Crea – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura próprio de cada região. Essa inspeção deve ser realizada, pelo menos, duas vezes ao ano.

Qual a melhor época para fazer a manutenção do playground para crianças?

De maneira quase lógica, devemos pensar em qual período as crianças usam menos os brinquedos. Essa época é justamente a escolar. As crianças ficam dentro da escola por mais tempo e em praticamente todas elas existe um playground próprio.

Se for necessário, o local pode fechar o playground por um ou dois dias para realizar a manutenção da maneira correta e sem pressa. Desta maneira, as crianças ficam mais seguras e os pais se sentem mais despreocupados.

O que observar no momento da manutenção?

Bem, todas as peças que foram compradas para montar o local possuem um manual de instruções informando de que maneira conservar as peças e fazer a manutenção delas. As orientações sobre como fazer a limpeza dos materiais, quais produtos podem ou não ser usados, devem ficar registradas.

Observe sempre se não há parafusos soltos, peças enferrujadas, farpas com a ponta para fora ou mesmo um prego fora do lugar. São detalhes que não podem passar despercebidos de forma alguma, mas que podem causar estragos.

Fique atento também para saber qual é o momento certo de fazer a troca de determinada peça. Elas possuem prazo de validade e têm vida útil. Por exemplo, as peças de plástico, normalmente, duram até 3 anos, em média. Já aquelas que são confeccionadas com metal e plástico podem durar entre 15 e 20 anos.

Outra parte muito importante na hora de fazer a manutenção do playground para crianças é manter o chão sempre limpo. É muito comum que o chão seja de areia para amortecer quedas. Esse tipo de material pode juntar muitas bactérias e fungos e, portanto, o local deve estar sempre bem limpo e seco.

Que tal compartilhar essas dicas com seus amigos nas redes sociais? Certamente eles gostarão disso!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo