Como escolher fornecedores ideais para sua escola

como-escolher-fornecedores-ideais-para-sua-escola.jpeg

Quando o assunto é a contratação de fornecedores para escola, todo mundo quer acertar, não é? Afinal, seja no custo-benefício ou na alta entrega do produto final, é muito importante estar seguro e se sentir realizado quanto a essas escolhas.

Ainda assim, muitas pessoas não sabem que pontos considerar, antes de fechar um novo contrato ou conversar com um novo fornecedor. Pensando nisso, hoje vamos tratar de alguns pontos que você deve considerar para tomar sua decisão.

Então, se você quer fechar boas negociações, não deixe de ler a postagem de hoje e considerar estes pontos antes de fechar qualquer novo contrato com fornecedores! Confira:

Analise seu tempo de atuação no mercado

Se você não conhece bem um fornecedor, o tempo que ele tem de mercado pode ser um ótimo indicativo da qualidade dos seus produtos. Até porque as empresas muito ruins costumam não durar muito tempo, concorda?

O tempo é um ótimo professor, ensinando como tratar os clientes, melhorar o seu produto ou serviço e ainda prosseguir em um processo de diferenciação para sobreviver as novidades do mercado.

Agora, é claro que esse não é um determinador de qualidade absoluto, já que algumas empresas podem ser muito comprometidas com as entregas e ainda muito jovens. Ainda assim, esse pode ser um ótimo primeiro sinal. Então, dedique algum tempo a essa pesquisa.

Faça testes e provas

Convenhamos: você não vai fechar com nenhum tipo de fornecedor que poderá colocar sua escola ou seus alunos em risco, não é mesmo? Pois, para não sofrer nesse sentido, é muito importante procurar atestar a qualidade do que eles oferecem.

Se você não sabe como fazer isso, pode examinar ou testar o produto ou serviço que está contratando. No caso de um playground, por exemplo, é fundamental experimentar a sua estrutura e o peso que ele suporta, pois ninguém quer a dor de cabeça dos alunos se machucando por irresponsabilidade da instituição.

Pense que a qualidade das suas contratações pode determinar a forma que o seu negócio é percebido. Diante disso, vale a pena dedicar um tempo especial para escolher bons fornecedores para escola, não?

Busque por indicações

Esse ainda é o principal diferencial: a experiência de outros clientes. Afinal, quer experiência mais comprovada do que a indicação de alguém que já teve contato com o fornecedor? Portanto, antes de sair fechando algum negócio novo, é bom procurar atestar a qualidade dos seus serviços com quem já os conhece.

Caso não conheça ninguém para fazer uma indicação desse tipo, você pode considerar o portfólio de serviços — essa é outra maneira eficiente, e que costuma revelar muito sobre uma empresa. De toda forma, não feche nada sem ver o que ela já ofereceu para outras instituições.

Pondere a questão custo-benefício

Muitas pessoas pensam que o melhor fornecedor será o mais caro, mas esse é um verdadeiro engano. Quando você começar a pesquisar sobre preços, vai perceber que existem muitos fornecedores de qualidade com preços mais competitivos.

Por essas e outras, é fundamental estar com sua lista sempre atualizada — essa simples medida pode representar uma economia considerável, e sem comprometer o resultado final. Além disso, não se esqueça de focar em fazer contrapropostas para garantir condições ainda melhores.

Veja as garantias e diferenciais que oferecem

Sabemos que o mercado está cada vez mais exigente, e as empresas que querem se firmar precisam se destacar, oferecendo garantiras e diferenciais competitivos. Nesse caso, veja que tipo de garantia os fornecedores oferecem sobre o produto ou o serviço que entregam na sua escola.

Sem dúvida, essa é uma ótima forma de sentir o quanto eles são sérios com relação ao próprio business. Por outro lado, é importante ser também um cliente “garantidor”.

Então, desenvolva um esquema para fazer os pagamentos em dia e ter um bom relacionamento com esse público. Acredite: essa pode ser uma maneira de garantir uma entrega ainda melhor, pois o fornecedor perceberá seu compromisso e entregará na mesma altura.

Nesse momento, os diferenciais também devem ser considerados. O espaço físico, a forma como eles lidam com os clientes e os benefícios que oferecem, por exemplo, podem ser muito atrativos.

Analise o alinhamento de culturas

Se as empresas que fornecem para a sua escola tiverem um alinhamento de culturas e valores, o resultado poderá ser ainda melhor. Não acredita? Pois saiba que os direcionadores das duas empresas são, mais ou menos, parecidos — e podem ajudar muito.

Afinal, isso significa que, mesmo com negócios diferentes, as empresas parceiras se norteiam pelos mesmos valores. Uma empresa que preza pela segurança e ética, por exemplo, pode ser um diferencial para sua escola, concorda? Até mesmo porque se tratam de valores parecidos com as principais instituições de estudo.

De fato, essa medida pode parecer simples, em um primeiro momento, mas trará mais coerência para o negócio. Nesse sentido, fique de olho nos princípios de cada um dos fornecedores para escola.

Veja como eles tratam os colaboradores, como lidam com acidentes e o que têm de estratégia. E, se as suas culturas forem parecidas com a da sua instituição, lhes considere alguns pontos a mais!

Considere a cobertura que eles oferecem

Não adianta muito ter uma empresa excelente, mas que não consegue atender suas demandas locais, não é mesmo? Portanto, vale ficar atento à cobertura territorial oferecida, pois esse ponto é definidor na entrega de muitas coisas.

Outro ponto importante é pensar se ele oferece garantia — o que não deixa de ser outro tipo de cobertura importante. Afinal, uma escola trabalha com vários fornecedores diferentes, como na questão de alimentação, livros, brinquedos etc.

Logo, vale ponderar o que a empresa oferece como garantia caso alguma coisa saia do script e comprometa qualquer tarefa. Assim, você consegue resguardar sua instituição de forma mais eficiente. E os pais, seus alunos, seus professores e a reputação da sua escola agradecem esse cuidado!

Enfim, como você pode perceber, um contrato de fornecimento é uma verdadeira parceria. Por isso, é importante que o fornecedor seja comprometido e tenha os mesmos princípios e valores que você, pois isso pode agregar ainda mais para o serviço que você oferece.

E ai, gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe o que considerar na hora de fechar com os fornecedores para escola, que tal continuar por dentro de mais assuntos como esse? Basta assinar a nossa newsletter agora mesmo!

cta-marketing

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo