Quando se pensa em alternativas para as praças da cidade que englobem o lazer, o esporte e o entretenimento infantil, para que a sociedade possa desfrutar no dia a dia, é comum surgirem algumas dúvidas.
Afinal, nem sempre é fácil investir da forma correta para que o projeto idealizado tenha o resultado esperado — e o principal: a receptividade positiva por parte dos moradores.
É justamente por essa razão que o playground para a cidade desponta como a melhor opção para a satisfação geral, causando um impacto muito positivo no bairro em que é instalado, devido à sua excelente relação entre custo e benefício.
Por essa razão, reunimos alguns motivos que mostram por que essa é a melhor decisão. Confira!
Resgate dos espaços públicos
O primeiro aspecto que muda com a adição de um playground para a cidade é na relação dos moradores com a região onde ele será instalado.
Isso porque, com o aumento da insegurança nos últimos anos, muitas pessoas passaram a deixar de frequentar espaços públicos que até então eram sinônimos de boas risadas, conversas entre vizinhos e crianças se divertindo, para se “fecharem” em suas casas e outros ambientes reclusos.
Os bons momentos se tornaram restritos aos muros altos, e o entretenimento ao ar livre, cada vez mais escasso. Porém, com esse investimento, não vem apenas a revitalização da praça ou do parque onde o brinquedo ficará, pelo contrário.
Ele traz consigo a oportunidade de os cidadãos olharem para o lado de fora das suas residências e redescobrirem o que a cidade tem a oferecer de bom.
É uma chance para que cada um resgate de volta o costume de viver e ocupar esses lugares de confraternização e integração que marcaram gerações passadas e hoje se resumem, muitas vezes, apenas ao âmbito das boas histórias contadas pelos mais velhos sobre tempos que não voltam mais.
Além disso, é uma forma de oferecer às famílias uma opção de lazer público gratuito com qualidade, segurança e acessibilidade.
Espaço ao ar livre para a diversão das crianças
Há pouco, falamos do resgate dos espaços públicos e do reencontro dos moradores com a cidade e com o que ela representa e tem a oferecer.
E outro benefício muito importante do playground é a oportunidade de trazer de volta o apreço pelas áreas ao ar livre, o que é um detalhe fundamental na socialização e recreação das crianças.
Outro aspecto que é suscitado com isso é o contato com a natureza, já que, em locais como a própria residência e a escola, os pequenos, na maioria das vezes, têm o mínimo de convívio com o meio ambiente. E isso deixa a formação deles limitada quando o assunto é ecologia, por exemplo.
Sem mencionar que esse tipo de interação é benéfica para a saúde, o comportamento e o desenvolvimento físico e psicológico dos menores.
Por isso, o playground é um investimento que abrange diversas áreas sociais e ainda pode ser instalado, no entorno, um jardim, uma horta ou espécies específicas de planta que poderão impactar melhor as crianças, gerando esse efeito positivo.
Local de lazer para a prática de exercícios
O playground para a cidade não serve apenas como um lugar lúdico e recreativo ao ar livre. Ele também funciona como porta de entrada para as atividades físicas e os esportes.
E isso acontece porque o espaço pode conter, além do parque e seus módulos, que têm função psicomotora, áreas para a prática de outras atividades, como o futebol, o basquete, o slackline, andar de patins e por aí vai.
Ou seja, pode servir como complemento ao trabalho feito nos colégios, que engloba a educação física, especialmente na infância, a fim de desenvolver a motricidade dos pequenos, e também como incentivo para aqueles menores que não têm em seus cotidianos a prática de exercícios como algo comum.
Isto é, por meio da brincadeira em um espaço público, eles despertam a autonomia dos seus próprios corpos, descobrem quais são seus limites e desenvolvem suas habilidades, a autoconfiança e a força.
E esse impacto promovido pelo playground tem outro aspecto na saúde das crianças, visto que cada vez mais elas estão propensas ao sedentarismo, que acarreta o comprometimento da flexibilidade articular, a atrofia muscular e o mau funcionamento de vários órgãos.
Além disso, esse quadro dá margens a outras doenças, como a obesidade, a ansiedade e a hipertensão.
Playground para a cidade traz benefícios para a saúde infantil
Por fim, mas não menos importante, há outro benefício extremamente importante do playground para a cidade: o impacto na saúde e no bem-estar físico e psicológico das crianças.
Isso porque, com a possibilidade de se exercitar diariamente, os pequenos têm uma melhora significativa no equilíbrio e postura corporal, no fortalecimento ósseo, no crescimento da musculatura e, principalmente, na coordenação motora.
Afinal, ela demanda estímulos constantes na infância e está intrinsecamente ligada a atividades típicas dessa fase, como correr, pular, subir, descer, saltar e rastejar, graças a uma melhor sincronização que elas promovem entre articulações, músculos e cérebro.
Mas não só isso. O desenvolvimento psicológico dos menores também é fortemente beneficiado, a começar pelo incentivo à imaginação e à capacidade criativa deles, que são a todo momento testadas enquanto estão se divertindo no escorregador, na gangorra, no labirinto vertical, no gira-gira etc.
Outro aspecto encorajado pelo espaço são as características sociais e comunicativas das crianças, que aprendem a interagir e a conviver com outras da sua idade enquanto cooperam durante alguma brincadeira, dividem algum objeto ou compartilham um momento durante a atividade, por exemplo.
Como você leu ao longo do texto, um investimento em playground para a cidade é muito pequeno se comparado aos resultados positivos que ele trará para o bairro onde ele for instalado. Sem mencionar, é claro, a mudança que isso causará em como as famílias e as crianças ocupam e lidam com o lugar onde moram.
Se você gostou de saber mais sobre o assunto e a relevância de um playground, não perca mais tempo e entre em contato agora com a gente!