Pais e escola: como aproximá-los de forma saudável?

A relação entre pais e escola é uma das mais importantes para o desenvolvimento da criança. Nada mais natural, já que os dois são os principais interessados nesse aspecto, não é mesmo? 

Para aproximá-los de forma saudável, o melhor caminho a seguir é promover situações em que eles possam interagir, aumentando o contato e melhorando o relacionamento. Se você quer saber como fazer isso, veja algumas dicas que levantamos no artigo de hoje. 

Marque reuniões periódicas

As reuniões escolares para os pais dos alunos não são nenhuma novidade, mas podem se tornar mais eficientes. Se esse primeiro modelo serve hoje para tratar de um panorama geral da classe e observações pontuais sobre cada aluno, a escola pode se posicionar de forma mais específica.

Imagine como alguns pais gostariam de ter um conhecimento maior sobre os filhos, sobre como se posicionam, quais são suas fortalezas e dificuldades no ambiente escolar. Para isso, você pode criar uma agenda com data fixa para realizar essa troca individual de informações entre pais e escola, enriquecendo o trabalho de ambos.

Invista em playgrounds seguros

Os pais estão sempre imaginando se os filhos estão sendo bem tratados ou não – e isso envolve a preocupação com o ambiente em que eles estão, que deve ser seguro e protegido. Uma coisa não dá para negar: a criançada adora os parquinhos! Entretanto, é necessário tomar algumas precauções para garantir que eles sejam seguros.

Você pode escolher playgrounds para diferentes faixas etárias, pois assim eles contam com equipamentos adequados às necessidades de uma determinada idade. Fica bem mais fácil se divertir dessa forma, não é? Para melhorar ainda mais, você ainda pode contratar um monitor para ficar de olho nos pequenos enquanto se divertem. Esteja certo de que os pais vão adorar essas medidas!

Aposte em eventos para toda família

Eventos na escola que envolvam a família também podem ser um sucesso. Algumas opções mais comuns são: festas juninas, festas de final de ano, páscoa, apresentações no dia dos pais/mães, feiras de livros, exposições e o que mais você achar interessante. 

Quanto mais os pais vão à escola, mais próximos eles ficam, entendendo melhor a rotina e dinâmica da instituição. Além disso, esses encontros permitem a criação de laços mais fortes entre pais e professores, o que é ótimo.

Incentive atividades para casa que envolvam os pais

Os pais gostam de participar da rotina do filho, mas nem sempre isso é possível. A escola pode ajudar muito nesse aspecto. É preciso tomar cuidado para não sobrecarregar os pais, mas, vez ou outra, pode ser muito interessante envolvê-los em algumas atividades e tarefas para casa, como colagem e recorte.

Envie recados na agenda

Essa prática também não é novidade, mas muitos professores ainda não a utilizam. Eles podem aproveitar o espaço para compartilhar se o filho fez as tarefas, se teve algum tipo de conflito com os colegas e até se ele se alimentou bem. Ou seja, um mundo de oportunidades.

É claro que os assuntos mais complexos ainda devem ser tratados presencialmente, mas os mais cotidianos podem ser comunicados por meio da agenda.

Aproprie-se da tecnologia para unir pais e escola

A tecnologia chegou para ficar e é importante que a escola faça proveito disso. É possível explorar o WhatsApp corporativo, por exemplo, um ponto que facilita muito a comunicação.

E não é só isso: também é possível enviar lembretes, compromissos por e-mail e até disponibilizar outras informações na web. Essa é uma forma de fazer com que os pais monitorem melhor os filhos na escola, assim como abre portas para que a escola tenha mais acesso aos pais.

Agora que você já sabe como aproximar pais e escola, não deixe de implementar as nossas dicas. Afinal de contas, conhecimento sem aplicabilidade não adianta muita coisa, não é mesmo?

Se você ficou com alguma dúvida ou conhece outro meio de aproximar os pais da escola, não deixe de comentar no espaço abaixo. Nos encontramos em breve. Até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!