Toda escola possui uma infinidade de personalidades, as quais precisam ser bem administradas. Para isso, é preciso aprender como lidar com os diversos tipos de alunos. A relação entre eles, o comportamento individual e a forma como encaram os afazeres da escola, estarão, diretamente, ligados aos seus resultados.
Não se trata de igualar todos e disciplinar de forma autoritária, mas, sim, aprender a trabalhar as inseguranças e necessidades individuais. Encontrar um meio termo para agir e aprender a identificar os tipos de alunos é fundamental para saber como trabalhar e melhorar a relação interpessoal no ambiente escolar.
Continue a leitura e confira 5 diferentes tipos de alunos mais comuns e como lidar com cada um deles!
Alunos tímidos
É um tipo de aluno que têm dificuldades que vão além do entendimento de qualquer pessoa desinibida. Alunos tímidos não interagem, procuram se isolar e levam em consideração, de forma exagerada, o que os outros pensam.
Mostre como a interação social é importante. A tendência de uma criança tímida é a busca pelo isolamento. Então, Ensine-a sempre como aproximar-se das pessoas e iniciar uma conversa.
Não exponha o aluno tímido. Um dos receios do tímido é ser exposto ao ridículo. Portanto, converse reservadamente e em particular. Fale tudo o que pensa, mas deixe claro que acredita na superação dele e fará de tudo para ajudá-lo.
Lembre-se de gerar confiança. Talvez tudo o que o aluno tímido precise é de alguém para confiar no ambiente escolar. Por isso, mostre-se parceiro e sempre esteja disposta a responder seus questionamentos.
Esta é sua função: zelar pelo bom andamento da escola e satisfação dos pais e alunos. Dessa forma, oriente os professores a trazerem os alunos tímidos para perto e que façam perguntas direcionadas a eles.
Alunos superdotados
É preciso muito jogo de cintura para trabalhar com alunos superdotados. Eles podem apresentar diversos tipos de comportamentos, desde respeitosos e estudiosos, até rebeldes e preguiçosos. Por terem mais facilidade de aprendizagem, querem sempre estar à frente dos demais.
Nada impede, no entanto, que eles recebam materiais diferenciados e que realizem tarefas mais aprofundadas. Contudo, nada de fazer deles um segundo professor. Eles têm apenas facilidade de aprendizado, e não conhecimentos suficientes para substituírem o professor. Essa noção de limite permitirá que se desconstrua a imagem narcisista que o aluno superdotado possa ter.
Superdotados são perfeccionistas. Portanto, ajude-os a perceberem que os erros fazem parte do crescimento e do aprendizado. Não estimule a necessidade de saber tudo sempre.
Por fim, procure manter os pais informados.
Alunos indisciplinados
O aluno indisciplinado vai causar muitos problemas e poderá colocar uma sala inteira contra o professor. Porém, existem várias maneiras de contornar essas situações e fazer desse aluno um aliado. Tudo a partir do exemplo da mudança.
É necessário destacar as regras e mostrar por que elas são importantes. O aluno precisa entender que ele faz parte de um todo e, para ser respeitado, é preciso respeitar.
Seja a liderança e ensine os professores a serem líderes. Ninguém desrespeita um líder!
Aluno inseguro
O inseguro também é tímido? Pode ser que não. No entanto, a insegurança faz parte de uma pessoa que não se prepara para desempenhar uma tarefa, especialmente quando deve ser apresentada em público.
Sendo assim, mostre a esse aluno a importância de se preparar e ensine técnica de melhorar a performance frente aos colegas e professores.
Aluno engraçadinho
O aluno piadista costuma deixar o educador desconcertado com algumas de suas tiradas. Esse tipo de aluno se confunde com o indisciplinado, mas, normalmente, se esconde num grupinho e não responde olhando nos olhos.
Entre na brincadeira e responda de forma amigável e engraçada, mas nunca dando autoridade para o aluno, apenas responda e retorne o foco do assunto. Faça-o entender que nem tudo é brincadeira, mas que ela faz parte do desenvolvimento.
Estes são os principais tipos de alunos. Alguns até se confundem e possuem várias dessas características. É preciso trabalhar cada uma individualmente, mas, também, em grupo. Assim, o tímido de hoje não se tornará o indisciplinado de amanhã. Além de ajudar os alunos, você estará mantendo um ambiente escolar saudável e agradável.
Gostou deste conteúdo? Conte sua experiência com os diferentes tipos de alunos nos comentários!