Todos nós sabemos que a vida em comunidade é cheia de desafios. As pessoas pensam e agem de formas diferentes e conflitos acabam acontecendo. Em um condomínio, essa experiência não é diferente. Dividir seu dia a dia com um grupo de pessoas tão diversas não é fácil. Mais complexo ainda é assumir a responsabilidade pela gestão do prédio.
Antes de assumir a posição de síndico, muitos candidatos podem se perguntar se vão conseguir lidar com a pressão de cuidar da administração do condomínio e de todas as responsabilidades que isso envolve. Além disso, ainda tem a temida função de mediar conflitos entre os moradores.
Ser sindico realmente não é um trabalho dos mais fáceis. Com tantas atribuições envolvidas, será que é valido assumir essa função? Confira nosso artigo e entenda se, no fim das contas, vale a pena ou não ser síndico de prédio.
Você adquire conhecimento
A experiência de ser sindico tão intensa que oferece oportunidades para adquirir conhecimentos dignos de uma pós-graduação em gestão! Liderar uma equipe, organizar documentos, lidar com a burocracia e ainda intermediar conflitos entre pessoas faz parte do dia a dia dessa função. Todas essas vivências exploram diferentes áreas e deixam você mais preparado para outros obstáculos e desafios pessoais.
Aprende a trabalhar em equipe
Um síndico não trabalha sozinho na gestão de um condomínio. Ele precisa lidar com funcionários de diferentes funções e demandas, além de fornecedores e colaboradores. Sendo assim, habilidades como saber delegar tarefas e gerenciar equipes serão necessárias. Ser síndico é uma ótima oportunidade para aprendê-las na prática e incorporar técnicas que vão ajudar você a evoluir pessoal e profissionalmente.
Desenvolve sua capacidade de liderança
Ao assumir o papel de síndico, uma pessoa fica à frente do condomínio. No dia a dia, muitos problemas aparecem e é de responsabilidade do síndico encará-los, traçar caminhos e buscar soluções.
Assim, o síndico desenvolve sua capacidade de liderança e exercita ainda mais as noções de praticidade e resolução de obstáculos, habilidades que contribuem muito para o crescimento pessoal.
Estimula o esforço e a flexibilidade
Apesar das vantagens e benefícios, é inegável que a função de síndico rende muito trabalho e dor de cabeça. Como sabemos, não é uma tarefa simples, e sem paciência e jogo de cintura uma pessoa pode ter muita dificuldade de cumprir suas tarefas e ser respeitado.
Em situações de brigas entre moradores, por mais insano que o assunto possa parecer, um síndico precisa manter a calma e uma posição neutra para não piorar a situação. Além disso, é necessária muita organização. Administrar um condomínio significa também manter a papelada em dia, prestar contas, verificar certificados, entre outros documentos importantes.
Quando superamos desafios, ganhamos aprendizado e também ampliamos nossas mentes, desenvolvendo nossas habilidades e melhorando como pessoas. Ser síndico de prédio representa trabalho duro e não será uma função simples, porém ela pode representar uma oportunidade de transformação e avanço pessoal. Pense nisso!
Como você avalia a função de um síndico? Que desafios você imagina enfrentar e quais seriam os mais complicados de lidar? Compartilhe suas ideias com a gente nos comentários!