Você já deve ter reparado que os brinquedos de criança são sempre muito coloridos e que os pequenos escolhem cores variadas para colorir e desenhar, não é mesmo? Essa relação com as diferentes tonalidades não é apenas uma opção estética da indústria de brinquedos, assim como a preferência das crianças não é algo aleatório.
As cores exercem grande influência no aprendizado infantil — elas estimulam a criatividade e a curiosidade, têm efeito calmante e também ampliam a capacidade cognitiva. Saiba mais sobre a importância de usá-las nos brinquedos!
O poder das cores nos brinquedos de criança
A cada momento, novos estudos são feitos sobre o poder que as cores exercem sobre a percepção das pessoas. Hoje, é sabido que a escolha do tom de uma única parede pode determinar o tipo de sentimento que será despertado no usuário. Falando do público infantil, essa influência das cores também pode vir dos brinquedos e objetos.
Nas atividades didáticas das escolas, você raramente encontrará um desenho infantil monocolor. Isso porque as crianças utilizam as cores como ferramenta para explorar o mundo e expressar emoções. Com base nisso, muitos profissionais têm aproveitado o uso correto das cores nos brinquedos como forma de estimular o desenvolvimento.
O uso das cores na Cromopedagogia
O uso planejado e orientado das cores no ensino do público infantil já tem um nome próprio: a Cromopedagogia ou Pedagogia da Cores. Trata-se, basicamente, de aproveitar o potencial de cada tonalidade na hora de oferecer estímulos que servirão para um melhor aprendizado da criança.
Nas creches e escolas, a Cromopedagogia também pode ser adotada na escolha dos brinquedos mais adequados para cada modalidade de atividade ou faixa etária. Essa definição é muito importante, porque é na infância que as pessoas desenvolvem suas primeiras relações com as cores e suas sensações.
Quando em contato com uma tonalidade específica, tanto o organismo da criança quanto do adulto sofre reações psicológicas e fisiológicas importantes. Nesse sentido, a Pedagogia das Cores pode ter papel definitivo no sucesso de uma atividade destinada ao estímulo do pensamento e do aprendizado infantil.
Brinquedos vermelhos incentivam o movimento
O vermelho é uma cor primária excitante, vibrante, que coloca em ação. Simboliza o fogo e a energia que aquecem, inovam e transformam. É naturalmente uma tonalidade chamativa — observe como as crianças, em especial os bebês que estão descobrindo o mundo, se sentem atraídos por objetos dessa cor.
Nas escolas, é apontada como uma das preferidas do estojinho de lápis e giz de cera. Como expressa alegria, liderança e entusiasmo, é também uma cor muito bem-vinda para estimular o movimento e o dinamismo, especialmente em crianças mais quietas e menos propensas à interação.
Brinquedos amarelos para a concentração
A cor amarela é uma das preferidas da caixa de lápis de cor — é a primeira a acabar, seguida pela vermelha. O amarelo seria a cor escolhida para demonstrar as emoções infantis quando colocadas em situações de desafio de aprendizagem — o que explicaria a preferência nas atividades escolares, segundo os pedagogos.
É uma cor quente, que tem luz e vida. Estimula o funcionamento mental e também está ligada às sensações de euforia, espontaneidade e originalidade. É a cor ideal para instigar crianças que têm dificuldades de concentração e para estimular a inteligência e o pensamento criativo.
Brinquedos azuis para o relaxamento
O azul é uma cor fria, relacionada ao céu e à água. É uma tonalidade que expressa harmonia, segurança e tranquilidade, ajudando no relaxamento do corpo e da mente. Também estimula os sentimentos de afeto e amizade, tornando os brinquedos azuis perfeitos para crianças muito agitadas e irritadiças.
Quando olhamos para uma superfície azul, nosso pulso diminui e a pressão arterial cai. Ambas são características valiosas para diminuir o medo e a ansiedade. Como é uma cor que estimula o sono, oferecer brinquedos com esse acabamento na hora de dormir pode ajudar uma criança a desacelerar o corpo e descansar por completo.
Brinquedos verdes para o equilíbrio
A cor que mais nos aproxima do ambiente natural com sua fauna e flora é o verde. É um tom reservado e esplendoroso, relacionado à alma e que na natureza faz a transição entre o azul do céu e o amarelo do sol. Nas emoções do observador, o verde tem o poder de transmitir equilíbrio, calma, esperança e simpatia.
O contato das crianças com brinquedos em todas as nuances do verde pode ajudar a equilibrar pensamentos e ideias. É indicado para atividades menos enérgicas e que ao mesmo tempo não exigem grande concentração. Como é a cor da perseverança, também pode auxiliar os pequenos na execução de tarefas novas e desafiadoras.
Brinquedos na cor laranja para trazer alegria
Você já percebeu a cor utilizada nos equipamentos das academias instaladas em praças e outros lugares públicos? E em como as crianças se sentem atraídas por eles, como se fosse um brinquedo ao ar livre? A próxima vez que passar por um espaço assim, repare que a cor predominante é o laranja.
O motivo é que essa é uma cor que irradia alegria e disposição, incentivando os pequenos à prática de atividades. Em alguns estabelecimentos comerciais, o laranja tem o poder de acelerar as ações do público. O efeito nos brinquedos infantis é o mesmo, tornando os modelos nessa tonalidade ideais para animar crianças que estejam tristonhas ou acanhadas.
Brinquedos brancos para descansar
O branco é reconhecidamente a cor da paz, já que expressa a ideia de harmonia, calma e estabilidade. Embora seja neutro, tem a capacidade de ampliar espaços e transparecer estabilidade absoluta.
Os brinquedos de acabamento branco ou em suas variações (creme ou gelo) ajudam a criança a descansar. Da mesma forma que tons de azul claro ou lilás, expressa a ideia de inocência, infância e pureza e pode ser usado em combinação com outras cores.
Como podemos ver, as cores dos brinquedos de criança são muito importantes para ajudar no estímulo e no desenvolvimento dos pequenos. Ao decidir instalar um parquinho no condomínio, na escola ou em outra área de convívio infantil, não abra mão de contatar uma fábrica de playground para obter as cores ideais para cada atividade — afinal, é preciso equilibrar as tonalidades ao incentivo que cada brinquedo oferece.
As informações foram úteis? Deixe um comentário sobre a experiência dos seus filhos com as cores!
Pingback: Brincando e aprendendo com as cores « Blog :: Xalingo