Depois de uma semana de trabalho com diversos compromissos, o que todos esperam é curtir muito os dias de descanso, não é mesmo? Como o tempo passa realmente rápido quando estamos nos divertindo em família, o fundamental é buscar atividades diferenciadas para que os dias fiquem mais interessantes, movimentados e sejam mais bem aproveitados.
Para desfrutar de dias mais animados e produtivos, em que todos se reúnem e aproveitam juntos, elaboramos uma lista com 10 dicas de atividades de final de semana para famílias. Confira a seguir!
1. Viajar para um destino próximo
Viajar é bom para sair da rotina, curtir novos cenários, descobrir novos destinos e culturas. É sempre uma grande diversão. Para o final de semana, a dica é escolher destinos próximos para evitar deslocamentos trabalhosos e longos — que causam muito cansaço.
Busque destinos que tenham atrativos para todos, como um resort ou um hotel fazenda, já que esses estabelecimentos oferecem uma estrutura completa o que é ideal para famílias. Em viagens com crianças, certifique-se que há entretenimento para elas, como playground e piscina infantil.
2. Conhecer um parque novo
Passear em parques é uma atividade habitual de muitas famílias, mas também é comum que elas acabem visitando sempre o mesmo lugar. Com tantas alternativas disponíveis, que tal se abrir a uma novidade?
Pesquise um parque que a sua família ainda não tenha visitado e dê uma chance para esse novo endereço. Com certeza, será uma experiência animada e renovadora.
3. Ir ao Jardim Zoológico
Crianças costumam adorar o jardim zoológico, a turminha fica encantada ao ver de perto os animais. Para a experiência ficar mais rica, busque explicar para elas informações sobre os bichos. Não precisa nem estudar previamente, pois para cada um deles há uma plaquinha explicativa.
A dica é fazer essa visita com calma, respeitando o tempo dos pequenos, afinal, algumas espécies chamam tanto a atenção que eles vão querer ficar mais tempo admirando. Fora isso, pesquise antes se há alguma exposição ou área nova no local, novidades são sempre bem-vindas.
4. Fazer um piquenique
Fazer um piquenique é uma atividade simples, mas que gera bons momentos em família. Escolha um parque ou uma praça e separe algumas coisinhas gostosas para comer e beber, além de uma toalha grande. Se quiser dar um toque mais charmoso, que tal organizar tudo em uma cestinha de palha?
Aproveite esse dia para contar histórias para a criançada, e as incentive a contá-las também. Esse tempo juntos, além de fortalecer os laços familiares, traz também bons conhecimentos.
5. Visitar um museu
Muita gente ainda tem resistência em visitar museus, mas é provável que isso ocorra por falta de conhecimento sobre esses espaços. Por isso, quem ainda não frequenta, deve dar uma chance e fazer uma visita a algum museu.
Grandes cidades apresentam diversas opções, inclusive, sobre temáticas diferentes, como ciências, arte moderna e arte sacra. Caso não tenha nenhum museu aí na sua cidade, você pode incluir essa atividade em alguma viagem, por exemplo.
Estimular o contato das crianças com as artes e a cultura, desde cedo, é importante para o seu desenvolvimento intelectual e social. Portanto, não abra mão desse passeio em família.
6. Criar brincadeiras diferentes
Ficar em casa também pode ser muito divertido, basta um pouco de criatividade. As crianças costumam ter muita energia e só param na hora de dormir, não é mesmo? Por essa razão, a dica é criar brincadeiras diferentes para entreter e animar a turma.
Escolha alternativas em que todos possam participar, como jogos de adivinhação, montagem de algum brinquedo ou mesmo um acampamento na sala. O fundamental é deixar a imaginação fluir. Essas atividades, além de ser divertidas, contribuem para estimular a criatividade e a organização dos pequenos.
7. Assistir uma peça de teatro
Ir ao cinema já é uma atividade habitual para a maioria das famílias, mas e o teatro, vocês costumam frequentar?
Saiba que esse tipo de arte pode encantar muito a criançada, já que as peças infantis costumam ter os personagens e as músicas dos desenhos que eles gostam de acompanhar. Isso faz com que eles se sintam mais próximos dos personagens que amam.
Pesquise quais peças estão em cartaz e faça esse programa em família, depois promova uma conversa sobre o que eles acharam da atividade.
8. Cozinhar algo gostoso
Quem não gosta de comer algo gostoso? Se for preparado em família, então, é ainda mais saboroso.
Envolva todos na preparação da receita, seja de um bolo, torta ou algum outro prato. Deixe as crianças acompanharem cada passo e permita que elas ofereçam pequenas ajudas, como colocar um ingrediente na tigela, por exemplo.
Explique o que está fazendo com calma e responda às perguntas: a ideia é se divertir, mas também ensinar. Por fim, monte uma mesa bonita com as delícias preparadas por vocês e tenham uma animada refeição em família.
9. Praticar jardinagem
Nem todo mundo tem um jardim em casa, mas mesmo quem mora em apartamento pode praticar jardinagem, inclusive em família. Separe algumas mudas, que podem ser de tempero, flores ou plantas, e também terra e vasos.
Permita que todos coloquem literalmente a mão na terra para fazer o plantio, até mesmo a criançada — vai fazer um pouco de sujeira, mas nada que não possa ser limpo depois. Faça as plantações e encontre um bom lugar para deixá-las. Pode ser na varanda, em um jardim vertical ou em algum cômodo da casa que tenha iluminação natural.
Lembre-se de acompanhar o crescimento e regar com água frequentemente.
10. Fazer artesanato
Fazer artesanato é mais uma maneira de exercitar a criatividade. Com grande variedade de vídeos explicativos na internet, é possível selecionar algumas ideias e colocar a mão na massa. Veja algo que seja simples de fazer, como uma pintura em uma peça decorativa, criar um vaso ou luminária para casa.
A ideia é que todos contribuam para executar o trabalho, cada um fazendo a sua parte. No fim, a casa ganhará um novo item, que foi criado por toda a família.
Viu como há muitas atividades de final de semana para famílias que desejam ter dias mais produtivos e construtivos? O melhor de tudo é que dá para fazer mais de uma dessas atividades durante esses dias de folga.
Para receber mais dicas como essas assine nossa newsletter e fique bem informado sempre!