Quem tem filhos sabe que os brinquedos de criança oferecem muito mais do que mero divertimento e entretenimento aos pequenos. Eles são importantes para o seu desenvolvimento cognitivo e motor, além de contribuírem, de forma lúdica, para a aprendizagem de números, letras, cores e até idiomas.
E esses são apenas alguns dos benefícios dos coloridos — e muitas vezes sonoros — brinquedos infantis. Mas, afinal, você sabe quais deles é interessante que toda criança tenha?
Para te ajudar nessa escolha, fizemos uma lista neste post com alguns dos mais importantes brinquedos para a criançada. Então, continue lendo e confira!
Conheça 9 ótimos brinquedos para qualquer criança
1. Instrumento musical
As crianças costumam gostar de sons e músicas — tudo o que faz um barulhinho já desperta interesse, sobretudo nos bebês. Por isso, os brinquedos que reproduzem instrumentos musicais, como piano, teclado e flauta são sempre interessantes, pois trazem uma sensação de liberdade e criação à garotada.
Assim, eles próprios criam o “seu som” da forma que preferirem, em um estímulo à autonomia, à criatividade e ao desenvolvimento dos dons artísticos. Quem sabe você não tem um pequeno músico em casa, não é?
2. Quebra-cabeça
Este é um dos brinquedos mais clássicos para crianças, e que pode ser aproveitado desde os primeiros anos de vida: o quebra-cabeça. Com a proposta de encaixar peças com tamanhos e formas diferentes, ele contribui para o desenvolvimento da paciência e da coordenação motora fina.
Fora isso, é um ótimo exercício para a turminha aprender a observar e analisar uma situação que, aparentemente, é complicada, mas que logo se consegue resolver. Isso traz o sentimento de capacidade e realização.
Para os menorzinhos, a dica é escolher brinquedos com peças maiores, e menor quantidade de encaixes. Então, conforme a criança crescer, aumente o desafio — atualmente, há opções até com mais de 5 mil peças!
3. Bola
É claro que, no país do futebol, a bola não pode faltar. O interessante, contudo, é que ela não precisa servir apenas para esse esporte. Seja qual for o material ou a finalidade, com certeza, esse será um instrumento de aprendizado e divertimento para os pequenos.
Isso porque a bola chama atenção das crianças pelo movimento que faz — rolar, ir e voltar. E os pequeninos ficam completamente surpresas ao conseguirem fazer a bola se movimentar com a força do seu próprio corpo.
Além do mais, com o auxílio da bola a garotada gasta mais energia e pratica uma atividade com mais movimentação, o que pode acontecer em casa, no parque ou no playground, por exemplo.
4. Blocos de montar e encaixar
Os blocos de montar e encaixar são verdadeiras fontes de aprendizado para a turminha. Com eles, ao tentar montar ou encaixar peças nos brinquedos, a criança começa a ter noção de espaço e de formas diferenciadas.
Além disso, outra vantagem é a possibilidade de treinar a paciência. Afinal, até se conseguir fazer o que brinquedo pede, é preciso muita persistência e treino. Assim, apesar de ter uma proposta simplificada, representa um grande desafio para meninos e meninas.
5. Pirâmides de argolas
Esse é outro brinquedo que contribui para estimular a criança de diferentes maneiras. Com uma base cilíndrica, a ideia é organizar as argolas coloridas nessa estrutura, uma a uma. Assim, ao conseguir acertar o encaixe, ela se sentirá motivada a continuar a construção da pirâmide.
O movimento ajuda a treinar a coordenação e o foco, e desperta a curiosidade e criatividade das crianças para montar o brinquedo de diferentes formas. Afinal, se quiserem, podem montar até uma pirâmide invertida, sem problemas!
6. kit de artes e pintura
Desde muito pequenos, meninos e meninas costumam ser muito criativos, e estimular os seus diferentes olhares é sempre algo de grande valor — inclusive para a vida adulta. Por isso, oferecer kits de arte e pintura é uma oportunidade de deixar as ideias e a criatividade fluírem.
Atualmente, há diferentes um brinquedo desse tipo que vêm como tintas, papéis, canetas, desenhos, massinhas de modelar e muitos outros artigos para despertar o lado artístico das crianças.
De toda forma, o fundamental é não censurar. Se o pequeno fizer um sol roxo, por exemplo, não há nada de errado com isso — é assim que ele o enxerga.
7. Torre de copos
Esse é um brinquedo muito simples, mas capaz de despertar grande interesse. Com copos em cores e tamanhos diferentes, a proposta é fazer uma pilha o mais alto que puder — sem dúvida, um grande desafio que a criança encontra.
Isso porque, ao conseguir formar uma torre, ela passa a ter noções de altura, espaço e equilíbrio. Além disso, serve como um estímulo para que tenha persistência na atividade, pois a pilha só será formada ao se encaixar as peças corretamente.
Para a brincadeira ficar mais completa, há opções de copos com números, letras, animais ou frutas, que trazem conhecimento extra de forma lúdica e divertida.
8. Barraca infantil
A barraca infantil é outro brinquedo que proporciona muita diversão, e ainda estimula a criançada a criar histórias e cenários com ela.
Afinal, como, muitas vezes, não é possível viajar para que os pequenos saibam como é um acampamento de verdade, montar a barraca a sala ou no quarto pode transformar a própria casa na paisagem que imaginação da turminha quiser!
Nesse caso, permita que os pequenos participem da montagem da sua barraca, assim, eles começam a ter noção de responsabilidade e organização.
9. Bicicleta
Sem dúvidas, este é um brinquedo que toda criança deveria ter: uma bicicleta. Recomendada desde a versão em triciclo — indicada para bebês a partir de um ano de idade —, ela sempre contribui para a realização de atividades com movimento e ao ar livre.
Além disso, ainda ajuda a treinar a coordenação, o equilíbrio e a noção de deslocamento. Uma forma de incentivar, desde a idade mais tenra, a prática de atividades físicas.
Vá além dos brinquedos de criança
Pelas dicas que vimos até aqui, você pôde perceber que há muitas alternativas para a criança brincar e aprender, mesmo em casa, certo?
Porém, vale lembrar: mesmo que esses brinquedos tragam muitos benefícios para o desenvolvimento dos pequenos, ainda é importante que eles vivam experiências de socialização em outros espaços, como playground infantil, parquinhos e praças.
Esses lugares são necessários para interagir com outras crianças que não fazem parte do seu círculo de convivência, e aprender a respeitar o espaço do outro.
Outra vantagem é a possibilidade de ensinar aos pequenos que cada uma tem a sua vez, e que eles precisam aprender a esperar e compartilhar os brinquedos. Quanto a isso, a dica é mesclar as atividades em casa com outras em espaços públicos. Assim, tanto pais quanto filhos só têm a ganhar!
E aí, gostou dessas dicas de brinquedos de criança? Então, aproveite agora para compartilhá-las com seus amigos nas redes sociais!