Playground infantil durável e atrativo em minha cidade: como conseguir?

Uma cidade que fornece playground infantil não está apenas oferecendo uma opção de lazer para as crianças e suas famílias, está também contribuindo para que os pequenos cidadãos do município cresçam mais saudáveis e com aspectos sociais bem desenvolvidos.

Entretanto, não basta somente construir um espaço de recreação ao ar livre para que as pessoas comecem a usufruir desses benefícios. É fundamental que, além de atrativo, um playground infantil atenda a todas as normas de segurança e sua estrutura tenha um longo ciclo de vida.

Mas afinal, qual a maneira certa de fazer isso tudo? Embora a questão seja um pouco mais complexa do que parece, vale muito a pena dedicar os seus esforços! Para te ajudar nessa missão, produzimos este conteúdo com 5 dicas essenciais que você pode seguir. Vamos começar?

1. Priorize materiais de madeira plástica

São inúmeros os benefícios da madeira plástica para qualquer tipo de ambiente, sobretudo o de um playground infantil. Para começar, há o fato de que a madeira plástica não solta farpas e é resistente à corrosão — que compromete a segurança das peças em metal —, reduzindo consideravelmente as ocorrências de acidentes.

Outro fator importante é que o material em plástico oferece a mesma resistência que a madeira, mas não sofre com umidade e nenhuma ameaça por insetos, pragas e fungos.

Além disso tudo, investir em materiais de madeira plástica é uma demonstração de que a cidade possui conscientização ambiental, visto que a madeira plástica é confeccionada com o uso de itens reciclados, recolhidos seletivamente. Ou seja, a cidade estará preservando as árvores e contribuindo para a redução de lixo plástico na natureza!

2. Opte pela instalação de brinquedos mais seguros

Mais do que oferecer diversão, um playground deve garantir total segurança para as crianças com relação aos brinquedos — e não estamos falando especificamente da manutenção, mas nas ações que eles promovem.

Brinquedos com alto potencial para gerar quedas são um grande exemplo de como a má escolha pode ser prejudicial. Afinal, muitos registros de crianças em hospitais acontecem por conta de quedas em playgrounds pouco seguros.

Em uma pesquisa não muito recente (2012), porém alarmante, feita pelo Ministério da Saúde, foi apontado um número de 75 mil crianças, de zero a nove anos, hospitalizadas naquele ano. Desse número, uma parte dos acidentes foi decorrente de quedas.

Mesmo que pareçam um pouco antiquados, os bons e velhos escorregadores, balanços e gira-giras são ótimas opções por duas razões principais: as crianças adoram esses brinquedos e eles são menos propensos a ocasionarem quedas, já que os responsáveis podem acompanhar de perto.

3. Estabeleça a manutenção preventiva (periódica) do playground infantil

Tão importante quanto evitar a instalação de brinquedos inseguros, é fiscalizar o estado do playground infantil com frequência. Isso porque não são todos os pais que se lembram — ou sequer sabem a importância — de verificar a segurança dos brinquedos.

A conservação do ambiente também significa muito para outros tipos de prevenções. Um gramado bem cuidado — em que não cresça mato no meio dele — evita que animais peçonhentos sejam atraídos para o local, além de preservar a beleza do ambiente.

4. Mantenha o ambiente bem iluminado

Uma praça pública bem iluminada valoriza o patrimônio público, pois deixa o local mais atrativo, moderno, seguro e estimulante para aquele passeio agradável durante a noite. E como os playgrounds costumam fazer parte das praças, é extremamente benéfico para todos que a iluminação seja agradável.

5. Considere os critérios das normas da ABNT

A norma NBR 14350-1, por exemplo, regula a segurança dos brinquedos instalados em playgrounds, utilizando-se de requisitos rigorosos que vão desde a distância entre o piso e o assento de um gira-gira à largura do local para se segurar, por exemplo.

Essa e outras normas, como a NBR 16071-2, são imprescindíveis para a prevenção de acidentes, pois desconsiderar os riscos que brinquedos inseguros e a falta de manutenção em um playground infantil oferecem é uma grande ameaça à segurança dos pequenos.

Considerando todas as nossas dicas, que tal a sua administração contar com um serviço de excelência quando o assunto é playground infantil? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

cta-prefeituras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!