3 Benefícios que o playground trás para as Crianças.

Embora o playground seja para crianças, é justo dizer que quando se trata de diversão ou um parque, ninguém quer ficar de fora. Tanto os adultos quanto as crianças não perdem a oportunidade de se balançar em um balanço e até mesmo descer em um escorregador. A sensação de voltar no tempo é muito gratificante, não é mesmo? Mas, estamos aqui para falar sobre os numerosos benefícios que os parquinhos trazem para nossos pequenos, e que podemos compactar em 3 categorias:

Benefícios Físicos

Cada um dos acessórios que podem ser encontrados nos parques infantis, contribuem em grande parte para o desenvolvimento físico das crianças, já que foram planejados para fortalecer cada musculatura. Também são ideais para manter as crianças ativas durante todo o tempo, o que está relacionado aos exercícios cardiovasculares que são benéficos para o organismo.

Benefícios Sociais

As crianças interagem umas com as outras neste tipo de atividade social, algumas habilidades são colocadas em prática ou aprendem, como a maneira básica de se apresentar para pessoas novas, particularmente companheiros em potencial. Além disso, praticam autocontrole quando têm que esperar a sua vez de brincar.

Benefícios Psicológicos

traz a oportunidade de desenvolver relações, conviver com o diferente, respeitar o próximo, estimular a experimentação, reconhecer fórmulas, além de resultar em uma visão mais otimista do mundo. A diversão é responsável por gerar a dopamina, deixando a criança mais atenta e com isso consegue aprender muito mais!

“O brincar é a linguagem central e inerente da infância. Não existe uma criança que não saiba brincar, isso faz parte do desenvolvimento dela. É onde ela expressa sua subjetividade, cria hipóteses, aprende a negociar, e exercita a capacidade criativa. O ato de brincar representa o gesto primordial de exploração do mundo e do conhecimento do outro”, diz a pedagoga Ana Claudia de Arruda Leite.

Em um mundo onde a tecnologia tem ganhado espaço, e cada vez mais sendo dominado por ela, a brincadeira se mostra ainda mais importante para reconhecer o potencial transformador em cada um de nós, e nos lembrar o quanto ainda é essencial BRINCAR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *