Saiba como vencer a timidez dos seus filhos

Que todo mundo se preocupa com os filhos, isso não é novidade. Mas, hoje em dia, com a internet — a ferramenta mais poderosa do mundo —, ficou muito mais fácil procurar dicas, trocar experiências e aprender sobre relacionamentos entre pais e filhos, bem como sobre o mundo infantil.

Uma das preocupações de muitos pais é ajudar o filho a vencer a timidez, uma vez que muitas crianças possuem algum grau de dificuldade em se relacionar com outras pessoas.

Pensando nisso, no post de hoje, nós selecionamos algumas dicas preciosas para que você possa ajudar o seu filho a vencer a timidez. Confira!

Procure entender os medos da criança

O que leva a sua criança a ficar tímida? Você já ouviu ela explicar ou só presumiu? É importante ouvir o seu filho para pensar na melhor maneira de ajudá-lo a socializar. Ele pode ter um medo que é fácil de ser resolvido com uma conversa amigável e demonstrando muita confiança, por exemplo.

É importante dizer que entende os medos e vai ajudar seu filho a superá-los e que precisa que ele seja corajoso para descobrir a melhor maneira de como vencer a timidez.

Converse com seus filhos de modo lúdico

Antes de mais nada, mostre como relações são importantes, mas de um modo leve, falando sobre conexão e relacionamentos. Sempre com explicações lúdicas, pode-se usar desenhos animados, filmes que condizem com a idade, livros, peças de teatro: tudo que o faça entender, na linguagem e contexto dele, os benefícios das amizades e conexões com outras pessoas.

Não adianta tentar explicar de modo complicado ou ficar bravo porque a criança não entendeu ou não mudou o comportamento. Leva tempo, e é preciso paciência e sabedoria na escolha das palavras.

Estimule a socialização através da curiosidade

A criança precisa se sentir segura perto de outras pessoas. O ideal é mostrar as possibilidades que interagir com os outros pode trazer. É muito bacana mostrar hobbys, coleções e ambientes novos para as crianças; dessa forma elas ficam interessadas na novidade e podem acabar se soltando mais, graças à curiosidade infantil.

Estimular o conhecimento através de outras pessoas é uma ótima maneira de ajudar a criança a interagir.

Leve-os em parques e playgrounds

Já pensou que a solução pode estar muito mais perto do que você imagina? Você pode considerar frequentar o playground do seu prédio, caso more em um. Se não tiver acesso a um playground, considere praças e parques como opções. Esses são lugares onde muitas crianças se reúnem e interagem.

Para ajudar seu filho a vencer a timidez, você deve estimular o convívio com outras crianças e nada melhor que escolher lugares onde elas se sintam livres para brincar.

Procure participar ativamente dos eventos escolares

Eventos escolares são uma ótima escolha para o convívio social da criança. Dessa forma, os pais se conhecem, trocam experiências e contatos e ainda podem ajudar na socialização dos filhos.

O convívio com os colegas da escola fora da escola pode ser muito bom também! Festas do pijama, idas ao cinema com ambas as famílias ou piqueniques no parque são algumas opções de programa que podem ajudar a criança a vencer a timidez e achar cada vez mais natural a socialização.

O contato com pais de crianças da mesma idade ajuda a manter o círculo social da criança e dá possibilidade de você conhecer outras pessoas também.

O que você achou dessas dicas? Tem dúvidas ou sugestões? Então compartilhe sua opinião e experiência conosco, nos comentários!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!