Saiba como lidar com problemas em parquinho infantil

Um parquinho infantil é uma área incrível para toda criança brincar, se desenvolver e socializar com amiguinhos. Porém, muitas vezes esse terreno pode ser um pouco cheio de intempéries e alguns problemas.

Isso de certa forma é muito normal, uma vez que crianças possuem seus períodos de aprendizagem e adaptação com outras crianças. Nessa hora, o mais importante é ter calma e saber lidar com esses contratempos da melhor forma.

Para ajudá-la com essas situações do dia a dia, preparamos no post de hoje uma lista com os principais problemas em parquinho infantil e como lidar com eles. Acompanhe com a gente!

Lidar com provocações

O parquinho infantil é um terreno de pura provocação. Algumas delas são brincadeiras bem-humoradas, como: “nossa, você é super-rápido com esses tênis novos, hein?”, já parte delas podem apenas dizer: “como esse seu tênis é feio!”. Assim, crianças com problemas de aprendizagem e de déficits de atenção, podem levar um tempo a mais para entender diferença entre as duas.

Como ajudar?

Explique a diferença entre provocação e brincadeira amigável. Mostre ao seu filho linguagens corporais, tom de voz e expressões faciais que darão indícios para cada uma. Você também pode ajudar na prática das crianças em dizer quando não gostou da brincadeira. Por exemplo: “eu não gosto disso”, ou “isso me magoa”.

Correr riscos nos brinquedos do parquinho infantil

Algumas crianças na fase de aprendizagem, podem simplesmente ter problemas com o controle de impulso e agir antes de pensar. Já crianças com problemas de processamento sensorial, podem não sentir dores tão fortes como as outras crianças. Isso pode resultar em comportamentos de risco como saltar de algum lugar muito alto, balançar muito forte ou ser violentas com as outras crianças.

Como ajudar?

Converse com seu filho sobre respirar mais calmamente e pensar antes de agir. Para diminuir o risco de se machucar durante as quedas, visite parquinhos infantis que tenham areia e relva macia, além de se certificar que seu filho seja supervisionado.

Não querer brincar com as outras crianças

O tempo nos parquinhos envolve habilidades sociais. Isso inclui o compartilhamento, revezamento e conversas. Seu filho pode não ter certeza de como iniciar uma conversa ou como pedir para participar de um jogo. Ele pode não entender quando outras crianças estão convidando-o para brincar e, automaticamente, isso pode tornar a coisa mais difícil na hora de fazer novas amizades.

Como ajudar?

Pratique o que seu filho pode dizer para as outras crianças. Por exemplo: “oi, eu sou o João. Qual o seu nome?” E também: “você quer ir no escorregador comigo?” Você também pode ajudar seu filho a descobrir quando ele pode se juntar a uma grande brincadeira, sem especificamente pedir. Assim, procure sempre ajudá-lo a se encaixar e interagir com os colegas.

Não querer compartilhar ou revezar no brinquedo

No parquinho infantil, as crianças têm de partilhar, se revezar e se comunicar com as demais. Se eles estão brincando com um jogo organizado ou à espera de sua vez, isso pode ser mais difícil para crianças pequenas, uma vez que é necessário prestar atenção, entender os sinais sociais e processar informações, gerando assim muitos conflitos.

Como ajudar?

Seja você um modelo de revezamento e compartilhamento. Pratique com seus filhos para que eles saibam dizer: “minha vez”, “sua vez”, etc. Os ajude também a dizer e se expressar se estiver esperando há muito tempo para ir no brinquedo.

Não ser capaz de usar os brinquedos

Algumas crianças, com problemas de habilidades motoras, podem ter dificuldades na hora de utilizar os equipamentos do parquinho infantil. Pode ser na hora de subir escadas, se pendurar em barras, se balançar e até mesmo de correr. Assim, não conseguindo coordenar muitos movimentos diferentes do corpo.

Como ajudar?

Prefira ir aos parquinhos com seu filho quando o local estiver menos movimentado, até ele criar mais confiança e habilidade. Com menos crianças por perto, ele pode se sentir menos envergonhado, pegando maior gosto pelos brinquedos.

Saber lidar com ganhar ou perder

Crianças que têm o costume de se gabar de suas vitórias, poderão fazer com que as demais se sintam envergonhadas ou inferiorizadas por terem perdido. Já quando elas perdem, elas podem ficar realmente chateadas e assumir uma postura de querer trapacear no jogo das próximas vezes. As duas situações devem ser controladas.

Como ajudar?

Saliente para seu filho que ele faz com que as outras crianças se sintam mal, e assim elas não vão mais querer brincar com ele. Lembre a ele também que jogos são apenas brincadeiras, que ele pode se sentir feliz pela vitória, mas não pode fazer os outros sentirem-se mal. Ensine frases que mostrem o espírito esportivo, como “Bom jogo!”

Ser muito agressivo com as outras crianças

Crianças podem muitas vezes ser impulsivas e ter dificuldades de filtrar o que eles dizem uns para os outros. Elas podem empurrar as outras crianças ou correr sem prestar atenção. Ou seja, machucar até mesmo sem saber. Também é possível que elas não percebam quando estão sendo muito fortes ou agressivas com os coleguinhas.

Como ajudar?

Defina regras básicas sobre agressão física, para que seu filho saiba as consequências de antemão. Incentive-o a usar palavras ao invés do corpo para se comunicar. Lembre seu filho que ser atropelado ou empurrar dói. Ensine que não é apropriado bater nas outras crianças e se ele quiser algo, deve perguntar se também pode brincar.

Ser intimidado ou testemunhar Bullying

Crianças frequentemente podem ser alvos de intimidação pelos amiguinhos. O Bullying é diferente de provocações, ocorre de formas repetidas e muitas vezes se agrava ao longo do tempo. Pode incluir xingamentos, insultos, ameaças, exclusão e até mesmo violência física.

Como ajudar?

Seja acessível e proativa. Explique o que é bullying e certifique-se que seu filho saiba que ele pode vir até você (ou um outro adulto qualquer), para poder ajudá-lo. Diga a ele que caso se sinta inseguro ou sem palavras para se defender, ele pode se afastar sem problemas.

Como vimos, os problemas no parquinho infantil são diversos, mas não são tão complicados de se resolver. Tudo vai depender do seu empenho, dedicação às situações e as instruções bem passadas aos seus filhos.

Gostou do nosso post? Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Conhece mais situações que não citamos aqui? Deixe seu comentário e participe com a gente!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!