Saiba como e por que promover atividade lúdica em sua escola

A educação infantil é fundamental para a formação da criança. É durante a infância que estamos descobrindo o mundo e mais propícios a novas informações. Porém, a inserção de uma criança na escola, em um novo ambiente, com pessoas novas nem sempre é favorável para o aprendizado, por uma questão de adaptação.

Por isso tornou-se cada vez mais comum a utilização de um novo aliado nas escolas: a atividade lúdica. As atividades lúdicas, também chamadas de jogos ou brincadeiras, sempre fizeram parte da história da humanidade, como uma forma de entreter e divertir aos envolvidos.

Porém, estas atividades têm sido utilizadas pelas escolas e educadores também como um método de ensino para as crianças. Mas qual a importância destas brincadeiras no aprendizado? Separamos aqui algumas informações úteis para promover a atividade lúdica na sua escola. Continue a leitura e confira!

A importância da atividade lúdica

As atividades lúdicas fazem parte do processo de aprendizado e são de extrema importância na fase infantil. Certamente, você deve se lembrar que nossos pais nos ensinaram a contar com brincadeiras como “Um, dois, feijão com arroz. Três, quatro, feijão no prato”. Embora pareça algo simples, brincadeiras assim estimulam a criança ao aprendizado, pois este ocorre de uma forma mais divertida.

Indiretamente, as atividades lúdicas ensinam desde cedo às crianças muito mais do que um conteúdo didático, mas também ajudam a desenvolver a socialização por meio do trabalho em grupo, valores éticos e morais. Além disso, atividades como esta são fundamentais para o desenvolvimento motor, físico, cognitivo e emocional da criança.

Porém, é importante que o professor saiba direcionar esta atividade de forma que ela alcance um objetivo específico, assim ela será muito mais do que uma simples brincadeira, sendo também uma experiência divertida e ao mesmo tempo pedagógica para a criança.

É importante que estas atividades lúdicas sejam mescladas com as aulas e atividades normais do dia a dia.

O aprendizado além da sala de aula

As atividades lúdicas podem ser realizadas em qualquer momento do cotidiano e em qualquer lugar, não se restringindo apenas à sala de aula: no percurso entre a sala e outras dependências da escola, na hora do lanche, ou no pátio na hora do recreio.

É nestes locais diferentes que a atividade lúdica pode ser utilizada para ensinar não só o conteúdo didático, mas os princípios básicos de ordem, convívio em sociedade e respeito às normas e regras.

O ambiente externo também possui um importante papel por fugir um pouco do ambiente rotineiro, quebrando o dilema de que só se aprende em sala de aula. Locais como esses proporcionam experiências práticas do que é ensinado, permitindo à criança um melhor conhecimento do mundo.

A presença do playground na atividade lúdica também tem a sua importância. Dentre outros benefícios do playground, o brinquedo permite à criança uma melhor socialização e convívio com outras crianças. Também é uma oportunidade para a criança desenvolver em si o sentimento de cidadã, que está inserida em uma sociedade com regras, direitos e deveres.

O papel do professor

O professor é um personagem importante para que a atividade lúdica seja realizada de maneira adequada na educação. Cabe ao educador planejar uma brincadeira que se encaixe com o conteúdo ensinado, a situação e o ambiente em que os alunos se encontram.

Mais do que todos, é preciso que ele saiba a importância destas atividades no processo de aprendizado das crianças para poder guiá-las a novas descobertas.

O professor também precisa se preparar para as diferentes situações e reações das crianças que esta atividade pode causar. Algumas situações são esperadas e o educador precisa saber como e quando intervir. É importante, porém, que ele permita à criança tentar lidar com os seus problemas sozinha e explorar de sua própria capacidade e criatividade.

Seja o aprendizado no parquinho ou dentro de sala de aula, as crianças têm muito o que aprender com a atividade lúdica. A educação não precisa se basear apenas em livros e aulas. Elas também podem ser dinâmicas e divertir a criança ao mesmo tempo em que elas aprendem. Os resultados podem ser bem melhores do que o esperado.

Você tem alguma sugestão de atividade lúdica para ensinar às crianças? Deixe seu comentário!

cta-marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!