Por que não devo esquecer da área verde em minha cidade?

área verde


O processo de urbanização das cidades traz grandes benefícios, como a diversidade de serviços úteis para o dia a dia. Por esse e outros motivos, torna-se cada vez mais fácil esquecer da área verde de seu município.

Mas a qualidade de vida da população pode ser melhorada quando você não se esquece da área verde em sua cidade e valoriza o contato com a natureza.

A seguir, confira alguns benefícios de tomar essa atitude!

Proporciona benefícios para a saúde da população

Atualmente, temos visto cada vez mais pessoas preocupadas em ter uma boa qualidade de vida. Por isso, muitas delas preferem viver perto de uma área verde bem estruturada

Veja os motivos disso:

Melhora na qualidade do ar

Onde há árvores, o ar é fresco e puro. Por isso, o índice de pessoas com problemas respiratórios, tais como asma e bronquite, torna-se menor quando há contato com a natureza;

Ambiente livre de estresse

Após um dia cansativo de trabalho, curtir uma bela paisagem em um ambiente agradável alivia o estresse. Pessoas menos estressadas têm chances menores de desenvolver doenças como a depressão e a síndrome do pânico;

Prática de exercícios

Uma população ativa, que faz exercícios regularmente, tem menor probabilidade de desenvolver doenças cardíacas e diversos problemas relacionados ao sedentarismo.

Estimula o desenvolvimento das crianças

Os playgrounds de madeira plástica, que geralmente são construídos em áreas verdes, chamam cada vez mais a atenção dos pais. 

Além de ser uma construção sustentável, feita de material reciclado, é um brinquedo seguro localizado em um ambiente aberto, no qual os pais têm a possibilidade de passar tempo de qualidade com os filhos e manter o contato com a natureza.

Durante o tempo que a família fica reunida no playground, os pais conseguem observar e estimular o desenvolvimento das crianças. Mas de que modos? Veja a seguir alguns deles:

Criativo

Uma criança tem a capacidade de entender que pode transformar uma coisa comum em algo diferente. O playground faz com que essa característica seja estimulada com facilidade;

Social

Através da convivência umas com as outras, as crianças começam a entender como resolver seus problemas e aprendem lições que poderão levar para o resto da vida;

Emocional

Quando veem algum amigo com problema, as crianças são capazes de demonstrar sentimentos como empatia e companheirismo. O senso de colaboração é amplamente estimulado nesses tipo de brincadeira;

Físico

Em atividades ao ar livre, os pequenos passam a reconhecer melhor o espaço e a dar valor às atividades físicas, prevenindo problemas graves, como sedentarismo e obesidade infantil.

Reduz a poluição sonora

Conforme a cidade vai crescendo, os ruídos que tanto incomodam se tornam inevitáveis. Mas, será que esse é um problema sem solução?

Uma pesquisa, realizada na grande São Paulo, mostra que a poluição sonora de uma cidade podem ser amenizada com o aumento da área verde.

Os testes mostraram que as árvores amortecem, ou bloqueiam, as ondas de som. Com base nos resultados, foi realizado o plantio de 123 árvores em uma rua da zona sul da capital paulistana. Que tal também adotar essa medida em seu município?

Com tudo isso em mente, é evidente que manter e ampliar a área verde de sua cidade traz grandes benefícios para a população. Próximas da natureza, as pessoas conseguem viver com mais saúde física e mental, além de terem o lazer familiar garantido.

cta-prefeituras

Gostou de saber os benefícios de não se esquecer da área verde da sua cidade? Já tem tomado alguma ação nesse sentido? Deixe seu comentário!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo