Os 12 alimentos mais importantes para repor a energia do seu filho

Alimentar os filhos nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso equilibrar o sabor agradável e o paladar deles com produtos e alimentos para repor a energia.

Afinal, com a rotina de brincadeiras, atividades e colégio, é preciso garantir que tenham os nutrientes necessários para um bom desempenho e aproveitamento em tudo o que fizerem.

Para lhe ajudar nessa missão, listamos 12 alimentos que deixarão as refeições dos pequenos muito mais saudáveis e balanceadas. Confira!

1. Banana

A banana é uma fruta fácil de descascar e, principalmente, de transportar, podendo servir como lanche da criança no colégio, em um passeio ou no intervalo de alguma atividade, por exemplo. 

Além disso, ela é rica em nutrientes, como o triptofano e o ferro, que aumentam a energia e evitam a compulsão por comer doces e salgados. 

Vale destacar que o alimento é fonte de potássio e evita aquelas terríveis cãibras que podem atrapalhar a diversão dos pequenos.

2. Açaí

Mesmo sendo tipicamente brasileiro, o açaí não é tão presente na rotina das crianças, sendo mais ingerido por adultos. Essa fruta, porém, é um dos alimentos mais eficazes para repor a energia que você pode encontrar.

E isso se deve à grande quantidade de carboidratos, gorduras insaturadas, vitaminas e antioxidantes encontrada a cada porção, que garante um bom e prolongado funcionamento do organismo.

3. Aveia

A aveia é um dos alimentos para repor a energia mais versáteis de nossa lista e não é à toa. Ela pode ser consumida em grãos no iogurte, em forma de farelo no açaí e nas demais frutas ou como mingau, por exemplo.

Isso permite variar o cardápio dos seus filhos — e o principal: agradar ao paladar. Dessa forma, eles terão as defesas do organismo fortalecidas, garantindo a saciedade e prolongando a saúde mental e a disposição.

4. Ovos

​Os ovos não poderiam deixar de estar entre as nossas dicas. Afinal de contas, eles são capazes de fornecer energia graças à colina, um tipo de vitamina B muito importante para a disposição e para as funções cerebrais que possuem.

Uma sugestão é investir na ingestão de ovos de codorna, que são fontes de proteína repletas de vitaminas e minerais essenciais para o bem-estar físico e psicológico.

5. Folhas escuras

Elas são, certamente, as que mais sofrem rejeição no prato dos pequenos. Contudo, seu consumo é primordial para a saúde, a energia e o bem-estar físico e psicológico deles.

Estamos falando das folhas verdes, como couve, alface e brócolis. Todas têm em comum a enorme quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo.

Uma dica para facilitar a ingestão delas pelas crianças é investir em um preparo conjunto das refeições. Isso significa envolvê-las no processo de preparo dos alimentos, pois isso estimula o interesse e a curiosidade por parte do menor em experimentar as verduras.

6. Nozes

Sabe aqueles dias nos quais você está em dúvida sobre qual lanche preparar para os seus filhos no final da tarde? Pois bem, ela acaba aqui! Isso porque as nozes são uma excelente alternativa para esses momentos.

E não é para menos: elas são ricas em vitaminas C e E, arginina, zinco e ômega 3. Além disso, possuem gordura boa, que auxilia no controle da quantidade de açúcar no sangue e prolonga a saciedade.

7. Mel

Substituir o consumo de açúcar na infância por uma opção mais saudável é muito importante. E tem forma melhor de fazer isso do que usando o mel?

Além de saboroso e versátil, já que pode ser incluído em inúmeros preparos, ele é excelente para combater a prisão de ventre infantil, fortalecer o sistema imunológico e aumentar a disposição e o rendimento da garotada.

8. Pipoca

Esse item talvez possa te surpreender, mas acredite: a pipoca pode, sim, ser uma grande aliada para repor a energia, já que é rica em fibras e auxilia a digestão.

Mas calma! Não estamos falando da pipoca de microondas e muito menos da que encontramos no cinema, já que ambas são fartas de calorias, sal e óleo.

Nossa dica diz respeito àquela feita em casa, na panela. Para isso, basta optar por um milho não transgênico e não usar gordura no seu preparo.

9. Chocolate amargo

Assim como a pipoca, o chocolate será outro item surpreendente em nossa lista. Porém, é importante ressaltar que não se trata da versão comum do produto, mas sim daquele amargo, que tem o sabor do cacau mais evidenciado. 

Ele mantém o sabor do chocolate comum, mas possui menos gorduras e muito mais antioxidantes. Ou seja: é um alimento prático e rápido para beliscar que emagrece, retarda a ação dos radicais livres e possui cafeína, ajudando a criança a manter-se em alerta e mais disposta. 

10. Damasco

Ao invés de doces, que tal dar aos seus filhos damasco? Essa fruta, que pode ser consumida tanto fresca quanto seca, tem um gosto extremamente agradável e é uma ótima opção para complementar o café da manhã ou servir como lanche entre as refeições.

Isso porque ela concentra frutose, que substitui facilmente os produtos processados, e é rica em fibras, fósforo, cálcio e potássio, dando à garotada muito mais pique para se divertir.

11. Água de coco

Além da água, que é fundamental para o nosso corpo, é possível hidratar os seus filhos com a água de coco.

Afinal, trata-se de uma bebida considerada isotônica natural, capaz de fornecer os eletrólitos — minerais iônicos — necessários depois de uma atividade intensa na qual o menor tenha suado e se cansado.

Assim, a criança não apenas se hidrata, como também repõe os nutrientes perdidos com a transpiração.

12. Guaraná

Outra fruta oriunda do solo brasileiro, o guaraná funciona como estimulante do sistema nervoso, proporcionando muito mais disposição e foco. Isso porque ele é uma fonte natural de cafeína, que age diretamente sobre o nosso ânimo.

Outra vantagem é que seu consumo é bastante diversificado, podendo se dar em forma de suco ou incluído em outros pratos e alimentos, por meio do pó de guaraná, como o iogurte, o sorvete etc.

Aproveite nossas dicas de alimentos para repor a energia e promova muito mais disposição e vigor para os seus filhos brincarem, se exercitarem e se desenvolverem com saúde!

E não deixe de compartilhar este conteúdo nas redes sociais, para ajudar seus amigos que também são pais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!