Liderança feminina: 6 dicas para ter sucesso em sua gestão

lideranca-feminina-6-dicas-para-ter-sucesso-em-sua-gestao.jpeg

Há tempos as mulheres dominam o mercado de trabalho e buscam objetivos cada vez maiores, ocupando com sucesso cargos de gerência e diretoria. Determinadas por natureza, mulheres raramente desistem de suas metas e costumam ter muito jogo de cintura, habilidades que fazem delas excelentes gestoras e líderes. 

O empoderamento feminino é um assunto muito debatido hoje em dia, visto que as mulheres não temem empreender ou assumir grandes responsabilidades e desafios, como ser diretora de uma empresa ou síndica de um condomínio, por exemplo.

Para ser bem-sucedida em sua nova conquista e fazer uma gestão com muito êxito, confira estas seis dicas de liderança feminina que listamos abaixo, e esteja pronta para o sucesso! 

Administre melhor o seu tempo 

Talvez o tempo seja o maior desafio de quem tem um trabalho com muitas responsabilidades. O equilíbrio entre vida pessoal, trabalho e momentos para relaxar parece impossível de ser encontrado quando as horas do dia insistem em não render. 

Para fazer o tempo funcionar a seu favor, você precisa ser organizada e adotar uma agenda que seja devidamente atualizada. Diariamente, use um sistema de listas que facilitam na hora de estabelecer prioridades e que não deixam nenhuma tarefa ser esquecida. Lembre-se de estipular o tempo que cada tarefa vai demorar. Evite procrastinar e acumular afazeres para não se atropelar depois. 

Melhore sua autoestima

Não caia na armadilha de duvidar de si mesma e pensar que não é capaz de fazer um bom trabalho. Este tipo de atitude pode sabotar seu desempenho. Para melhorar sua autoestima e se sentir mais confiante, experimente fazer o seguinte exercício: reflita sobre suas conquistas e se orgulhe pelos seus feitos.

Lembre-se, acima de tudo, que o sucesso é uma consequência de seu empenho e capacidade. Se você alcançou um cargo de liderança, é porque merece estar nesta posição. 

Aprenda a negociar 

Mulheres são flexíveis e habilidosas quando o assunto é negociar. Estar em um cargo de liderança é ter que gerenciar uma equipe com pessoas de diferentes expectativas e perfis. 

Graças ao fato de que mulheres têm uma capacidade de comunicação e consenso maior, elas tendem a dividir as responsabilidades de uma melhor forma, bem como a gerenciar conflitos, negociar e resolver problemas com mais empatia.

No caso das síndicas, estas habilidades são muito úteis, uma vez que solucionar embates entre os moradores é algo que faz parte da rotina de quem ocupa essa função

Não fuja dos desafios 

Os desafios são verdadeiras oportunidades de provar que você tem força e competência. Portanto, encare as mudanças e dificuldades de frente e não se acomode em situações ruins por causa do medo. 

Ao encarar um obstáculo, se precisar de ajuda, pesquise, se informe e não tenha receio de buscar auxílio e aconselhamento para tentar entender como lidar com o problema da melhor forma e conseguir superá-lo. 

Explore seus pontos fortes 

Todas as pessoas possuem pontos fortes e pontos a serem melhorados. Para conquistar a liderança e ter sucesso em sua gestão, você precisa conhecer a fundo suas habilidades e saber explorar aquilo que você tem de melhor. 

Use seus talentos e capacidades a seu favor e se esforce para identificar e trabalhar seus pontos fracos. Assim, você investe em desenvolvimento pessoal e profissional. Um ganho para a vida toda!

Não alimente a culpa 

As mulheres costumam sofrer com a culpa por não conseguirem se dedicar à família e aos filhos por conta do trabalho. Porém, não se deixe levar por ela. Com organização, é possível conciliar uma carreira de sucesso com as outras áreas da sua vida.

Não permita que este sentimento negativo tire suas energias. Se você tem, por exemplo, apenas uma hora por dia para ficar com as crianças, não perca seu tempo se culpando e faça este momento valer mil horas! 

Mulheres são ambiciosas e determinadas, portanto a liderança feminina veio para ficar! Não perca a oportunidade de explorar seus talentos e mostre ao mundo do que você é capaz! 

Que outras dicas você daria para ter sucesso na liderança? Compartilhe suas ideias com a gente deixando o seu comentário! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo