Guia prático de Educação Infantil para pais de primeira viagem

Untitled-design-Facebook-post-Custom-dimensions-Custom-dimensions-Custom-dimensions-4.png

Pais de primeira viagem vivenciam um mundo novo de descobertas e aprendizados, assim como seus pequenos. E quando vai chegando a hora de matriculá-los em uma escolinha, muitas dúvidas surgem e nem sempre fica fácil encontrar as respostas mais adequadas para a família.

Já falamos aqui em nosso blog sobre a Educação Infantil para professores e pedagogos, mas no post de hoje vamos tratar deste assunto especificamente para os pais.

Qual é a idade certa da Educação Infantil? O que as crianças aprendem nessa fase escolar? Como encontrar a escola ideal para elas? Tudo isso você vai descobrir em nosso guia prático:

O que é Educação Infantil

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a chamada Educação Infantil corresponde à primeira etapa da chamada Educação Básica, que é oferecida em creches, escolas e pré-escolas que são reguladas e supervisionadas pelos órgãos competentes.

A Educação Infantil é voltada para crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno – seja em jornada parcial ou integral. No entanto, a matrícula é obrigatória para crianças que completam 4 ou 5 anos de idade até 31 de março do ano da matrícula.

A partir dos 6 anos de idade, a criança passa a ser matriculada no chamado Ensino Fundamental.

O que as crianças precisam aprender durante a Educação Infantil

As escolas seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, do MEC, mas, basicamente, os pequenos aprendem algumas atividades, tais como:

  • Brincar e jogar (temos um post aqui falando sobre esse assunto);
  • Ouvir histórias;
  • Falar, perguntar e argumentar (prática da comunicação);
  • Construção da autonomia e da identidade;
  • Pesquisar;
  • Desenhar, pintar e colar (desenvolvimento da expressão artística e das artes visuais);
  • Recitar, quantificar e contar;
  • Cantar e apreciar músicas;
  • Ler e escrever.

Como escolher a escola de Educação Infantil para as crianças

1. Busque referências

Sempre converse com outros pais para saber sobre a escola em que os filhos estão matriculados e também pesquise na internet sobre a reputação das opções que você está analisando.

2. Escolha de acordo com a melhor localização e os horários mais adequados

Dê preferência por escolas mais próximas da residência da família e com os horários que vão se adequar à rotina, tanto da família quanto dos próprios pequenos.

3. Analise o ambiente da escola

Verifique o acesso à sala de aula, que deve ser adaptado e seguro, além de analisar se todo o espaço físico está de acordo com as normas da vigilância sanitária e dos bombeiros.

As escolinhas de Educação Infantil devem oferecer acomodações confortáveis, boa iluminação e ventilação natural, além de opções de brincadeiras para que as crianças peguem um pouco de sol, como um playground infantil nas dependências.

Além disso, a sala deve contar com um professor e, no mínimo, um auxiliar.

3. Verifique as condições de higiene e alimentação

Observe os banheiros, o local da troca de fraldas, o descarte do lixo, a cozinha e a forma como os lanches são oferecidos.

E por falar em lanche, verifique se ele é fornecido pela escola e se o tipo de cardápio é compatível com os hábitos alimentares da criança.

4. Conheça a segurança local

Como é o processo de entrada e saída dos pais na escola? Há monitoramento por vigilância? Como é feita a autorização em caso de uma terceira pessoa precisar buscar?

5. Verifique a metodologia

Conheça os professores, pedagogos e diretores, que irão acompanhar a criança e os pais durante o ano letivo. Pesquise sobre a reputação deles e como é feita a comunicação diária entre a escola e os pais.

Também verifique a metodologia de ensino, a cultura da escola, as atividades oferecidas e os materiais necessários.

Gostou desse guia prático de Educação Infantil? Separamos outro post que também pode te ajudar: Como estimular a criatividade em crianças introspectivas. Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo